domingo, 30 de dezembro de 2018



A INTERAÇÃO VIRTUAL

Maurício Araújo

                 Dos meios de comunicação criados pelo homem foi a internet que revolucionou o planeta. Ela já é considerada um direito fundamental de todas as pessoas. A invenção da internet obrigou os países a modernizarem suas leis e serviços. Ela é capaz de oportunizar a qualquer pessoa condições de identificar seus interesses, divulgar suas ideias e aproximar os relacionamentos mais distantes.
             As redes sociais são exemplos de como a interação entre as pessoas se revolucionou nestes últimos anos. A expansão dela aos locais mais longínquos do planeta aproximou a humanidade e unificou o compartilhamento de ideias.
         Uma prova dessa revolução foi a eleição para presidente em 2018 no Brasil. A propagação das campanhas dos políticos pela internet quebrou o monopólio da televisão brasileira e fez milhares de pessoas se unirem em prol das ideias defendidas. O compartilhamento de vídeos, de textos, de áudio ou de imagens possibilitou o confronto dos candidatos também no campo virtual. O resultado mostrou que o vencedor das eleições não foi aquele que tinha mais tempo de televisão, mais dinheiro ou que mais andou pelas ruas do Brasil, mas sim, venceu aquele que fez da internet uma nova ferramenta de contato com o eleitor.
         Ela também afetou os comportamentos da humanidade. Não existem barreiras e nem grades para o crescimento e alargamento das trocas de informações, dados e pesquisas. Com o advento da internet, hoje podemos ler, estudar, realizar compras, compartilhar e buscar experiências no conforto da nossa casa. A vida mudou e mudou para melhor.
         Há dez anos, os computadores ainda estavam restritos aos grandes laboratórios ou em domicílios de pessoas com alto poder aquisitivo, agora isso mudou. Hoje, os computadores estão na palma da mão de bilhões de pessoas espalhadas pelo planeta através do celular. Os aplicativos e jogos revolucionaram o modo de viver da humanidade. As informações são compartilhadas e absorvidas instantaneamente. O mundo virtual veio para fazer parte da vida dos seres humanos para sempre, o mundo jamais será o mesmo depois que grandes nomes da informática resolveram colocar em prática suas teorias e suas descobertas. A população é grata, embora não saiba a quem agradecer pelo avanço.
         Entretanto, ao viver no mundo interligado pela tecnologia, esquecemos que muita gente ainda não está conectada. Apesar do avanço nestes últimos dez anos, são milhões de pessoas que ainda não têm acesso às páginas da web.
         Portanto o governo precisa ampliar e baratear o acesso à internet, facilitar a expansão de redes móveis e de banda larga para que mais pessoas possam conhecer as ferramentas maravilhosas da rede mundial de computadores. Enquanto ela não chega a todos, a escola pode ser um espaço de interação e contato com o mundo digital. Os laboratórios, às vezes quebrados, precisam ser restaurados e abertos a todos aqueles que podem ensinar e aprender.


1) O texto apresentado é:

a) um artigo de opinião, pois o autor narra um fato do cotidiano.
b) um artigo de opinião, pois o autor defende um ponto de vista.
c) uma notícia, pois apresenta características expositivas e injuntivas.
d) uma reportagem, pois o autor busca apresentar informações e entrevistas.

2) A discussão no texto é desencadeada a partir:

a) da necessidade de todos terem computador.
b) dos problemas causados pelo uso excessivo da internet.
c) do avanço do celular.
d) da revolução da internet no mundo.

3) O trecho que contém o assunto principal do texto é:

a) “Ela também afetou os comportamentos da humanidade.”
b) “As redes sociais são exemplos de como a interação entre as pessoas se revolucionou nestes últimos anos.”
c) “Dos meios de comunicação criados pelo homem foi a internet que revolucionou o planeta.”
d) “Não existem barreiras e nem grades para o crescimento e alargamento das trocas de informações...”

4) Segundo o texto:

a) a internet ainda não chegou aos lugares mais afastados dos centros urbanos.
b) a internet fortalece a amizade e o carinho entre as pessoas.
c) a televisão foi deixada de lado devido à internet.
d) muita gente ainda não está conectada à internet.

5) Há uma opinião em:

a) “...e unificou o compartilhamento de ideias.”
b) “A vida mudou e mudou para melhor.”
c) “Hoje, os computadores estão na palma da mão de bilhões de pessoas...”
d) “O mundo virtual veio para fazer parte da vida dos seres humanos...”

6) No trecho: “A expansão dela aos locais mais longínquos do planeta...”, a palavra em destaque se refere a:

a) expansão.
b) redes sociais.
c) internet.
d) interação.

7) É correto afirmar que a  quebra do monopólio da televisão brasileira foi:

a) uma consequência do avanço da internet.
b) uma causa que desencadeou o uso da internet.
c) uma concessão advinda do avanço das tecnologias.
d) uma conformidade do avanço das redes de computadores.

8) O que favoreceu a eleição de um candidato exemplificado no texto foi:

a) o monopólio da televisão.
b) o contato pessoal com os eleitores.
c) o investimento em campanhas publicitárias.
d) o uso das tecnologias virtuais.

9) Releia: “Com o advento da internet, hoje podemos ler, estudar, realizar compras, compartilhar e buscar experiências no conforto da nossa casa.” O autor fez uso das expressões grifadas para:

a) confirmar.
b) concluir.
c) exemplificar.
d) ratificar.

10) No trecho: “... os computadores ainda estavam restritos aos grandes laboratórios ou em domicílios de pessoas com alto poder aquisitivo...”  A palavra em destaque estabelece ideia de:

a) explicação.
b) alternância.
c) conclusão.
d) consequência.

11) “Os computadores ainda estavam restritos aos grandes laboratórios ou em domicílios de pessoas com alto poder aquisitivo...”. Infere-se neste trecho que:

a) Somente pessoas ricas podiam possuir um computador.
b) Em todas as casas com laboratórios havia computadores.
c) Todos os laboratórios possuem computadores.
d) Eram restritos computadores aos pobres.

12) Assinale o item em que há um trecho que estabelece ideia de temporalidade.

a) “... esquecemos que muita gente ainda não está conectada.”
b) “... os computadores estão na palma da mão de bilhões de pessoas espalhadas pelo planeta...”
c) “... são milhões de pessoas que ainda não têm acesso às páginas da web...”
d) “Enquanto ela não chega a todos, a escola pode ser um espaço de interação e contato com o mundo digital.”

13) No trecho: “Entretanto, ao viver no mundo interligado pela tecnologia...” A  palavra em destaque introduz:

a) uma oposição.
b) uma adição.
c) uma conclusão.
d) uma explicação.

14) No trecho: “O mundo virtual veio para fazer parte da vida dos seres humanos para sempre...”  A expressão grifada introduz:

a) uma consequência.
b) uma causa.
c) uma finalidade.
d) uma concessão.

15) Uma das soluções apresentadas pelo autor para o problema apresentado é:

a) a restauração das escolas públicas.
b) o barateamento das redes móveis.
c) a facilitação de créditos para a compra de computadores.
d) a ampliação do uso da internet.

16)  “Dos meios de comunicação criados pelo homem foi a internet que revolucionou o  planeta.”  Escreva se você concorda ou não com o autor. Justifique.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

17) “...grandes nomes da informática resolveram colocar em prática suas teorias e suas descobertas.”   Agora classifique quanto à posição da sílaba tônica as palavras destacadas.

Oxítonas
Paroxítonas
Proparoxítonas








18) “...a escola pode ser um espaço de interação e contato com o mundo digital. Os laboratórios, às vezes quebrados, precisam ser restaurados e abertos a todos aqueles que podem ensinar e aprender.” Qual é o seu entendimento a respeito deste trecho do texto?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



GABARITO

1- b / 2- d / 3- c / 4- d / 5- b / 6- c / 7- a / 8- d / 9- c / 10- b / 11- a / 12- d / 13- a / 14- c / 15- d / 16 – Resposta pessoal.
17 -
Oxítonas
Paroxítonas
Proparoxítonas
         colocar
Nomes – teorias - descobertas
Informática – pratica
18 – Resposta pessoal.






A PONTE

Certa vez, dois irmãos que moravam em fazendas vizinhas, separadas apenas por um rio, entraram em conflito. Foi a primeira grande desavença em toda uma vida trabalhando lado a lado, repartindo as ferramentas e cuidando um do outro.
Durante anos, ao final de cada dia, percorriam uma estreita, porém comprida estrada, que corria ao longo do rio para poderem atravessá-lo e desfrutarem um da companhia do outro.
Apesar do cansaço, faziam-no com prazer, pois se amavam. Mas agora tudo havia mudado. O que começara com um pequeno mal entendido finalmente explodiu numa troca de palavras ríspidas, seguidas por semanas de total silêncio.
Numa manhã, o irmão mais velho ouviu bater à sua porta. Ao abri-la, notou um homem com uma caixa de ferramentas de carpinteiro em sua mão.
- Estou procurando por trabalho, talvez você tenha um pequeno serviço aqui e ali.
- Sim! Claro que tenho trabalho para você. Veja aquela fazenda além do riacho. É de meu vizinho, na realidade meu irmão mais novo. Brigamos muito e não mais posso suportá-lo. Vê aquela pilha de madeira perto do celeiro? Quero que você me construa uma cerca bem alta ao longo do rio para que eu não mais precise vê-lo.
- Acho que entendo a situação. Certamente farei um trabalho que lhe deixará satisfeito.
Como precisava ir a cidade, o irmão mais velho ajudou o carpinteiro a encontrar o material e partiu.
O homem trabalhou arduamente durante todo aquele dia medindo, cortando e pregando. Já anoitecia quando terminou sua obra, ao mesmo tempo que o fazendeiro retornava. Porém, seus olhos não podiam acreditar no que viam. Não havia qualquer cerca. Em seu lugar estava uma ponte, feita de tábuas de madeira e troncos de árvore, ligando um lado do riacho ao outro.
Era realmente um belo trabalho, mas, enfurecido, exclamou:
- Você é muito insolente em construir esta ponte após tudo que lhe contei.
No entanto, as surpresas não haviam terminado. Ao erguer seus olhos para a ponte mais uma vez, viu seu irmão aproximando-se da outra margem, correndo com seus braços abertos. Cada um dos irmãos permaneceu imóvel de seu lado do rio, quando, num só impulso, correram um na direção do outro, abraçando-se e chorando no meio da ponte. Emocionados, viram o carpinteiro arrumando suas ferramentas e partindo.
- Espere, disse o mais velho, fique conosco mais alguns dias. Tenho muitos outros projetos para você. E o carpinteiro respondeu:
- Adoraria ficar. Mas tenho muitas outras pontes para construir.

Quantas vezes um carpinteiro desses se torna bem-vindo e necessário em nossas vidas!!!

1) Onde se passa a história? Como viviam os irmãos antes da desavença?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2) O texto não relata o motivo que levou os irmãos a adentrarem em conflito, apenas “um mal  entendido”. Portanto, invente uma situação que levaria os irmãos a entrarem em desavença observando o desenrolar da narrativa.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3) Como ficou a rotina dos irmãos após a discussão ocorrida entre eles? Você ficaria intrigado com um familiar seu após um mal entendido? Por quê?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4) De acordo com o texto qual foi a esperança para o fim do conflito entre os irmãos?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5) Na visão do irmão mais velho, qual seria a solução para amenizar a desunião entre eles? Você acha correta a atitude do homem em mandar realizar essa obra? Justifique sua resposta.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6) O que o carpinteiro resolveu fazer desobedecendo assim a ordem de seu patrão? Como foram os esforços empregados pelo carpinteiro? Você acha correta sua atitude? Por quê?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

7) No princípio da chegada do homem que ordenara o tipo de trabalho ao carpinteiro, o que ele exclamou enfurecido ao observar o belo trabalho?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

8) O que torna a história emocionante?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

9) Um dos irmãos ainda convidou o carpinteiro para realizar outros serviços na fazenda, porém ele respondeu: “... tenho muitas outras pontes para construir.” Na realidade, o que o carpinteiro ainda tinha para fazer?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

10) Que lição podemos tirar dessa história (“A ponte”) para a vida?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

O vestido azul



        Num bairro pobre de uma cidade distante, morava uma garotinha muito bonita. Ela frequentava a escola local. Sua mãe não tinha muito cuidado, e a criança quase sempre se apresentava suja. Suas roupas eram muito velhas e maltratadas.
       O professor ficou penalizado com a situação da menina. "Como é que uma menina tão bonita, pode vir para a escola tão mal arrumada?"
        Separou algum dinheiro do seu salário e, embora com dificuldade, resolveu comprar-lhe um vestido novo. Ela ficou linda no vestido azul.
        Quando a mãe viu a filha naquele lindo traje, sentiu que era lamentável que sua filha, vestindo aquela roupa nova, fosse tão suja para a escola.
        Por isso, passou a lhe dar banho todos os dias, pentear seus cabelos e cortar suas unhas. Quando acabou a semana, o pai falou:
- Mulher, você não acha uma vergonha que nossa filha, sendo tão bonita e bem arrumada, more em um lugar como este, caindo aos pedaços? Que tal você ajeitar a casa? Nas horas vagas, eu vou dar uma pintura nas paredes, consertar a cerca e plantar um jardim.
        Logo, a casa destacava-se na pequena vila pela beleza das flores que enchiam o jardim, e o cuidado em todos os detalhes.
        Os vizinhos ficaram envergonhados por morarem em barracos feios e resolveram também arrumar as suas casas, plantar flores, usar pintura e criatividade. Em pouco tempo, o bairro todo estava transformado.
        Um homem, que acompanhava os esforços e as lutas daquela gente, pensou que eles bem mereciam um auxílio das autoridades. Foi ao prefeito expor suas ideias e saiu de lá com autorização para formar uma comissão para estudar os melhoramentos que seriam necessários ao bairro.
        A rua de barro e lama foi substituída por asfalto e calçadas de pedra. Os esgotos a céu aberto foram canalizados e o bairro ganhou ares de cidadania. E tudo começou com um vestido azul.
        Não era intenção daquele professor consertar toda a rua, nem criar um organismo que socorresse o bairro. Ele fez o que podia, fez a sua parte. Fez o primeiro movimento que acabou fazendo com que outras pessoas motivassem-se por melhorias.
        Será que cada um de nós está fazendo a sua parte no lugar que vive? Ou por acaso somos daqueles que somente apontam os buracos da rua, as crianças à solta sem escola e a violência do trânsito?
        Lembremos que é difícil mudar o estado total das coisas. Que é difícil limpar toda a rua, mas é fácil varrer a nossa calçada. É complicado mudar o mundo, mas é possível plantar uma rosa azul.

                                                                            Autor desconhecido



01 – Você gostou da historinha?   Já a conhecia? 
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

02 – Você mudaria o título desta historia?  Justifique sua resposta.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

03 – Onde a menina morava? 
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

04 – Como a  garota costumava ir para a escola?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

05 – Quem comprou roupa nova para a menina? 
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
06 - Qual  era a intenção do professor com o seu gesto?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


07 – Depois que a garota ganhou roupa nova, o que fez sua mãe? 
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

08 – Qual foi a atitude do pai? Como ficou a casa do casal?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

09 – O que fizeram os vizinhos?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

10 – Como ficou o bairro? O que disse o político ao ver as mudanças que os moradores fizeram no bairro?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

11 – Como é o seu bairro? Qual o nome dele? Em que cidade está situado? As ruas, as praças, os terrenos baldios  são limpos? As casas são pintadas, bem cuidadas?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

12 – Esta narrativa transmite uma lição ética e cidadã dos personagens.  E nós? Escreva:

Ø Será que cada um de nós está a fazer a sua parte no lugar onde vive?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Ø Que  atitudes podem melhorar  a sala de aula, a casa, a rua, o bairro, a cidade, o país  onde vivemos?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Ø Mensagem extraída da leitura do texto:
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________





Entendendo o Texto:
01 – Resposta pessoal do aluno.
02 –  Resposta pessoal.
03 – A menina morava num bairro pobre de uma cidade distante.
04 – A criança se apresentava suja, suas roupas eram velhas e maltratadas.
05 – O professor.
06 – Dar um vestido novo para a menina.
07 - Passou a lhe dar banho todos os dias, pentear seus cabelos e cortar suas unhas.
08 – Ele pintou a casa, consertou a cerca e plantou um jardim.
09 – Vendo a mudança, também resolveram arrumar suas casas.
10 – O bairro ficou totalmente transformado. Ele ficou comovido com aquele esforços dos moradores, que foi ao prefeito expor suas ideias.
11 – Resposta pessoal do aluno.
12 – Resposta pessoal.

quarta-feira, 19 de dezembro de 2018


NO ANO 3000

No ano 3000
os homens já vão ter
se cansado das máquinas
 e as casas serão novamente românticas.

O tempo vai ser usado sem pressa:
 gerânios enfeitarão as janelas
amigos escreverão longas cartas.

Cientistas inventarão novamente
o bonde, a charrete.
Pianos de cauda encherão as tardes de música.
E a Terra flutuará no céu
Muito mais leve, muito mais leve.

 MURRAY, Roseana. Casas. Belo Horizonte: Formato, 1994, p.14.



01 - Na primeira estrofe, o eu lírico, ou seja, aquele que se expressa no poema,
A) apresenta os objetos abandonados.
B) descreve as relações de amizade.
C) mostra os novos inventos.
D) prevê como será o mundo no futuro.

02 -  Que sentimento pode ser percebido nos versos do poema?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

03 - Ao descrever como será o futuro no ano 3000, há críticas ao tempo em que se vive. Transcreva dois versos em que essa crítica é evidenciada.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

04 - Nos versos 4 e 8, aparece a palavra “novamente”. Com que intenção essa palavra foi utilizada?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


05 - No último verso do poema, a autora afirma que a Terra flutuará “muito mais leve, muito mais leve”.

a)   Por que a autora utilizou o recurso da repetição desses termos?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b) Que ideia ela quer dar?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6 – Releia os versos e classifique as palavras sublinhadas de acordo com o quadro.

Cientistas inventarão novamente
o bonde, a charrete.
Pianos de cauda encherão as tardes de música.
E a Terra flutuará no céu

Substantivo próprio
Substantivo comum
Verbo  / tempo verbal









07 - Imagine-se daqui a  quarenta,  setenta anos e descreva o mundo em que você gostaria de estar vivendo.  Como serão as casas, as cidades, os meios de transportes. Como as pessoas estarão se relacionando, se divertindo. O que do mundo atual será  preservado.


_______________________________________


________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


                                                   


Gabarito

01- D
02 - Um sentimento de saudade do que já foi um dia. Saudade do passado (de antigamente).
03-  “os homens já vão ter / se cansado das máquinas / O tempo vai ser usado sem pressa”
04 - De que casas e invenções já não existem e passarão a existir de novo.
05 - a) Para dar  ênfase a ideia de leveza, para intensificar a vontade de que tudo volte a ser como antes.
b)   Ela valoriza o passado, tudo era melhor antigamente. Há um saudosismo no texto remetendo-nos ao tempo do passado, antigamente.
06  -
Substantivo próprio
Substantivo comum
Verbo  / tempo verbal
Terra
cientistas
bonde
charrete
pianos
música
céu
Inventarão / futuro do presente (modo ind.)
Encherão / futuro do presente (modo ind.)
Flutuará / futuro do presente (modo ind.)


07– Resposta pesso



domingo, 16 de dezembro de 2018

Cachorros e gatos

O cachorro lambe o dono 
com seus olhos de mel, 
derramando tudo o que encontra 
pelo meio do caminho: 
um vaso de barro, 
uma lata, o vizinho. 

Já o gato é outra história: 
caminha no chão como no ar, 
e seus pensamentos são finos 
fios de seda espalhados pela casa. 
Para o cachorro, um osso; 
Para o gato, um telhado.

Roseana Murray. Pera, uva ou maçã? São Paulo: Scipione, 2005. p. 44




01 – Qual o título do poema?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

02 – Quem é a autora do poema?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

03 – Quantos versos e quantas estrofes possui este poema?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

04 – Todos os seres vivos do poema são do sexo masculino. Se fossem do sexo feminino, como ficariam os substantivos que se referem a eles?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

05 – Como ficaria o título deste poema no diminutivo?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
06 – No poema, que palavras terminam em -inho, mas não estão no diminutivo? Em que grau estão?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

07 – Assinale  a melhor opção. O título está no plural porque: 

a) no poema são citados vários cachorros e gatos. 
b) o poema trata de ações da maioria dos cachorros e gatos.  
c) os substantivos cachorro e gato são citados mais de uma vez. 

08 – Qual é o substantivo do poema com o qual o adjetivo espalhados (masculino e plural) concorda?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

09 – Conforme o poema, quem é o mais estabanado, o gato ou o cachorro? Por quê? 
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


10 – Aponte em qual das frases há uma inadequação e reescreva-a de forma adequada. 

a)  palavra poema deriva do verbo grego poein, que significa “fazer, criar, compor”, geralmente escrito na forma vertical.
b) Versos: São as linhas que compõem o poema. Cada linha um verso. 
c) Estrofe: É a reunião dos versos, em blocos.
d) Rima: É a regularidade sonora que pode estar tanto no meio como no final do verso, quando não há rima, chama-se verso branco.
e) Na maioria das vezes o poema não é usado para expressar emoções, sentimentos e visões diversas da realidade.

11-  Relacione as colunas

(1)  Monossílaba             (    ) cachorro, encontra
(2)  Dissílaba                   (   ) derramando, pensamentos                  
(3)  Trissílaba                   (   ) chão, mel
(4) Polissílaba                   (   )   olhos, gato

12 – Transcreva do poema as palavras com dígrafos.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________





 GABARITO

01 – Cachorros e gatos.
02 – Roseana Murray.
03 –  Possui 12 versos.
04 – Cachorra, dona, vizinha, gata.
05 – Cachorrinhos e gatinhos. 
06 – As palavras caminho e vizinho terminam em -inho, mas estão no grau normal.  
07 – b) o poema trata de ações da maioria dos cachorros e gatos.  
08 – O substantivo fios. 
09 – O cachorro, pois derruba tudo que encontra pela frente.
10 – e) Na maioria das vezes é usado para expressar emoções, sentimentos e visões diversas da realidade.     

11 – (3)
        (4)
        (1)
        (2)

12 – Cachorro, olhos, derramando, caminho, barro, vizinho, 
caminha,   chão,   espalhados, osso,  telhado.