PUBLICIDADE, CONSUMO E MEIO AMBIENTE
Em 50 anos, a
população mundial passou de aproximadamente 2,5 bilhões (1950) para cerca de 6
bilhões (2000). A industrialização crescente permitiu um aumento excepcional no
consumo de produtos e teve como consequência o aumento também do lixo e da
poluição. Para conter os danos ao meio ambiente de uma produção não sustentável
e garantir a sobrevivência das futuras gerações, a sociedade moderna terá de
reformular alguns hábitos de consumo.
Vivemos numa sociedade de
consumo, onde comprar e vender faz parte do cotidiano e toma muito tempo,
recurso e energia. O problema é que geralmente não percebemos que esse simples
ato pode ter reflexos negativo sobre o meio ambiente.
Ao comprar uma roupa nova,
por exemplo, não nos damos conta de que, para produzir aquele tecido, foi
preciso cultivar o algodão, e que isso implicou o uso de grandes quantidades de
fertilizantes químicos e pesticidas, que contaminam o solo, a água e o ar.
Atualmente, imensas áreas de terra são destinadas à monocultura do algodão,
que, com o passar dos anos, vai deteriorando o solo. Mais ainda, o processo de
tingimento na indústria têxtil emprega grandes volumes de água e produtos
químicos, que contaminam os cursos de água.
Hoje disseminado em
praticamente todo o mundo, o fenômeno do consumismo não teria sido possível sem
o bombardeio incessante da publicidade.
A publicidade nos persegue
em toda a parte, e muitas vezes não nos damos conta disso. Está nas ruas, nas
fachadas dos prédios, nos ônibus e nas vitrines. Também chama a nossa atenção
em bancos, escritórios, hospitais, restaurantes, cinema e outros lugares
públicos. Em casa, basta abrir o jornal, ligar o rádio ou a televisão. Muitas
vezes, ela vem pelo correio: são as ofertas e propagandas.
Sem perceber, fazemos
publicidade gratuitamente ao usar roupas, sapatos, bolsas e outros objetos com
etiquetas visíveis. É realmente muito difícil não ser afetado por essa
publicidade massiva, que se incorporou a todos os aspectos de nossa vida e nos
emite mensagens o tempo todo, de forma direta ou velada.
A publicidade é um meio
eficiente para tornar o produto conhecido e prestar informações para ajudar o
consumidor a fazer uma escolha e até aprender a consumir melhor. O problema é
que, em vez de fornecer informações para um consumo racional e consciente, as
mensagens publicitárias exploram pontos vulneráveis do público para convencê-lo
de que o produto é realmente necessário. Assim, ela apela para os desejos,
gostos, ideias, necessidades, vaidades e outros aspectos da nossa
personalidade.
Você já reparou como são
as pessoas que aparecem nos anúncios publicitários? Geralmente são de classe
média ou alta, bonitas, saudáveis, felizes e bem-sucedidas.
A publicidade utiliza
vários tipos de estratégias para atingir o seu público-alvo, aquele a que o
produto se destina. Para vender produtos higiênicos, cosméticos e alimentos,
por exemplo, elaboram-se anúncios dirigidos para as mulheres. Neles, o que
aparece não é uma mulher comum, mas um estereótipo de mulher, criado pela nossa
cultura. Assim, as mulheres que anunciam cosméticos devem ser jovens, belas,
magras e atraentes. Já para anunciar um produto de limpeza, a mulher deve ser
perfeita e estar numa casa esplêndida e mais limpa do que um laboratório
clínico.
A publicidade dirigida ao
homem geralmente explora seu desejo de obter êxito e de ser atraente e viril. O
homem típico da publicidade é bonito, tem conta no banco, um bom carro, uma
bela casa, uma mulher bonita e fala ao telefone celular. Na propaganda, quase
tudo é permitido, pelo menos em muitos países onde a legislação é frágil.
Frequentemente explora-se a imagem da mulher seminua para fazer todo o tipo de
propaganda, desde um simples refrigerante até um sofisticado e caro automóvel
esportivo.
Como no jogo publicitário
existe muita competição comercial, as empresas de publicidade vivem em busca de
formas cada vez mais sensacionais e novas para atingir o público com suas
mensagens. São muitos os apelos, vão desde colecionar pequenos brindes que vêm
com os produtos até juntar tampas de garrafas, embalagens, entre outras coisas,
para concorrer a prêmios.
Quase sempre o anúncio ou peça publicitária se vale da síndrome do “todos têm e por isso eu devo ter”. Isso faz com que as pessoas ajam pelo impulso, seguindo a ordem ditada pelo anúncio, sem questionar as reais necessidades ou mesmo a qualidade ou preço dos produtos. Além de fazer mal ao nosso bolso, essa atitude acaba por prejudicar o meio ambiente, com o acúmulo do lixo e de poluição gerado por uma produção não sustentável.
Quase sempre o anúncio ou peça publicitária se vale da síndrome do “todos têm e por isso eu devo ter”. Isso faz com que as pessoas ajam pelo impulso, seguindo a ordem ditada pelo anúncio, sem questionar as reais necessidades ou mesmo a qualidade ou preço dos produtos. Além de fazer mal ao nosso bolso, essa atitude acaba por prejudicar o meio ambiente, com o acúmulo do lixo e de poluição gerado por uma produção não sustentável.
BELTRÃO, Eliana Santos; GORDILHO, Tereza. Publicidade, consumo e meio ambiente. In: Consumo sustentável: Manual de educação. Brasília. 2005.
1- Com suas palavras, responda o que é publicidade?
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2- Considerando que o objetivo desse texto
é expor fatos e apresentar situações que mostrem os efeitos do consumismo no
meio ambiente, assinale a alternativa correta.
(A) Os fatos são expostos numa linguagem objetiva e levam o leitor a refletir sobre eles.
(B) As informações são confusas e a linguagem é
subjetiva, emotiva.
(C) Os fatos são analisados, a partir do ponto de vista do produtor do texto.
(D) Nenhuma das alternativas.
(C) Os fatos são analisados, a partir do ponto de vista do produtor do texto.
(D) Nenhuma das alternativas.
3 - Segundo o texto, o aumento da população
mundial nos últimos cinquenta anos trouxe consequências ao meio ambiente,
obrigando a sociedade moderna a reformular alguns hábitos de consumo. Que
consequências foram essas?
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4 - Releia o 4º e 5º parágrafos do texto e responda. Por que será que as pessoas compram produtos supérfluos?_
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5 - Que estratégia é geralmente utilizada nas mensagens publicitárias para convencer o consumidor a adquirir o produto?
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6 – Complete a lacuna.
Segundo o texto “para vender produtos
higiênicos, cosméticos e alimentos, elaboram-se anúncios dirigidos
__________________”
7- Na sua opinião, observa-se um bombardeio da publicidade para o consumo de produtos básicos ou para o consumo de produtos supérfluos? Justifique sua resposta.
7- Na sua opinião, observa-se um bombardeio da publicidade para o consumo de produtos básicos ou para o consumo de produtos supérfluos? Justifique sua resposta.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8 - Quais são as consequências quando uma pessoa compra um produto pelo impulso, sem questionar as reais necessidades ou mesmo a qualidade ou preços dos produtos?
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9 - Como pode ser definido o artigo ou produto que satisfaça às necessidades básicas do consumidor?
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10 - No texto, afirma-se que: "A publicidade nos persegue em toda a parte [...]." e são citados os lugares onde ela está presente, tais como "nas ruas, nas fachadas dos prédios, nos ônibus e nas vitrines. [...] em bancos [...]".
Por que o texto apresenta os diferentes lugares onde a publicidade é veiculada?
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11-
Classifique as palavras sublinhadas.
“...
grandes quantidades de fertilizantes químicos e pesticidas,
que contaminam o solo, a água e o ar.”
Substantivo
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Adjetivo
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Verbo
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12 – Escreva seu entendimento do texto “PUBLICIDADE, CONSUMO E MEIO AMBIENTE”
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GABARITO
1. -Espera que o estudante responda que publicidade significa, genericamente, divulgar, tornar público um fato ou ideia. É uma técnica de comunicação em massa, cuja finalidade é fornecer informações sobre produtos ou serviços com fins comerciais.
2 - A
3 - O aumento do lixo e da poluição.
4 - Por causa do bombardeio incessante da publicidade, gerando nas pessoas uma falsa necessidade daquele produto.
5 - A estratégia de que o produto é realmente necessário ou que dá status, satisfaz os desejos, necessidades.
6 - para as mulheres.
7 - Para o consumo de produtos supérfluos, porque os produtos básicos as pessoas já consomem regularmente.
8 - Além de fazer mal ao bolso, essa atitude acaba por prejudicar o meio ambiente, com o acúmulo do lixo e de poluição gerado por uma produção não sustentável.
9 - Como imprescindíveis e necessários à saúde, alimentação, educação etc. e que proporcionam qualidade de vida para o consumidor.
10 - Provavelmente para levar o leitor a perceber o quanto a publicidade está presente no cotidiano das pessoas, uma vez que são citados quase todos os lugares que as pessoas circulam, incluindo a própria casa, confirmando que a publicidade as "persegue".
11
–
Substantivo
|
fertilizantes, pesticidas, solo,
água e ar
|
Adjetivo
|
grandes, químicos
|
Verbo
|
contaminam
|
12
- Resposta pessoal.
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