Mais exercícios de Matemática
01- Como devemos escrever por extenso o número
1 235
710?
a) Um milhão, duzentos e trinta e cinco mil,
setecentos e dez.
b) Um mil, duzentos e trinta e cinco mil,
setecentos e dez. c) Dez milhões, duzentos e trinta e cinco mil, setecentos e
dez.
d) Dez milhões, duzentos e trinta e cinco mil,
setecentos e um.
e) Dez milhões, duzentos e trinta mil,
setecentos e dez.
02 - Decompondo o número 3 758, temos como
resposta:
a) 3 000 + 70 + 50 + 8
b) 300 + 700 + 50 + 8
c) 3 000 + 700 + 50 + 8
d) 3 000 + 70 + 50
e) 300 + 700 + 5
03 - Observe
atentamente os números a seguir: 215. 63,
316, 406, 1010 e responda as questões 03, 04 e 05.
Subtraindo o menor número do maior, temos como
resultado:
a) 950
b) 947
c) 930
d) 857
e) 855
04- O triplo do menor número par é:
a) 948
b) 950
c) 748
d) 645
e) 881
05- O sêxtuplo do maior número ímpar é igual a:
a) 1 390
b) 1 291
c) 1 300
d) 1 299
e) 1 290
06 - Simone resolveu a seguinte conta: 2 4 × 7 1 7 3 6 Agora, Sofia deseja saber se sua
conta está certa. O que ela deve fazer?
a) Ela deve fazer a prova real, utilizando a
operação da adição.
b) Ela deve fazer a prova real, utilizando a
operação da subtração.
c) Ela deve refazer sua conta.
d) Ela deve fazer a prova real, utilizando a
operação da divisão.
e) Ela deve fazer a prova real, utilizando a
operação da multiplicação.
Texto para as questões 097 e 08.
Eduarda ganhou de seu pai um relógio um pouco
diferente. Ele é digital e mostra as horas com números romanos. Quando ela
acorda, levanta, olha no relógio e vê: VIII : XXX. Quando sua mãe a chama para
almoçar, o relógio está marcando: XI : X. À noite, quando vai dormir, dá uma
espiada em seu novo relógio e percebe que está marcando: IX : XLV
07 – Eduarda levanta-se às:
a) 7h30min
b) 8h40min
c) 8h30min
d) 9h40min
e) 10 h
08- A mãe de Eduarda a chama para almoçar às:
a) 11h e15min
b) 11h e10min
c) 10h e10min
d) 12h e10min
e) 11h e11min
09 - Qual o quociente da conta a seguir?
9 205 : 5
a) 1 845
b) 1 810
c) 1 841
d) 1 845
e) 1 850
Texto para as questões 10 e 11
Dona
Patrícia é professora do 5º ano e
juntamente com seus alunos resolveu a seguinte expressão numérica:
210 − (45 : 5 + 36 : 6) × 7 + 63 =
= 210 − (_________ +
_________) × 7 + 63 =
= 210 − _________ × 7 + 63 =
= 210 − _________ + 63 =
= _________ + 63
=
= _________
10 - Os números que preenchem os espaços
maecados com linha verde são,
respectivamente:
a) 9 e 6.
b) 8 e 6.
c) 5 e 9.
d) 4 e 5.
e) 9 e 7.
11 - O espaço marcado com linha vermelha foi preenchido
corretamente por Pedro, um aluno do 5º ano. O número que ele colocou foi:
a) 167
b) 105
c) 104
d) 155
e) 103
12 - Observe a ilustração.
\\\\\\\\\\\\\\\
|
\\\\\\\\\\\\\\\
|
\\\\\\\\\\\\\\\\
|
||
\\\\\\\\\\\\\\\
|
\\\\\\\\\\\\\\\\
|
\\\\\\\\\\\\\\\\
|
A parte pintada desta figura representa a fração:
a) 10
6
b) 10
5
c) 6
10
d) 6
9
e) 10
10
Texto para as questões de 13 a 14.
Tangram é um quebra-cabeça chinês, também
conhecido como as Sete Peças Inteligentes, com as quais é possível montar um
número quase infinito de figuras.
Na figura a seguir estão representadas todas as
peças do Tangram.
Tangram => ab = 25 cm
13 - O Tangram é formado por sete peças representadas por:
a) 2 quadrados, 3 triângulos, 1 paralelogramo e
1 losango. b) 1 quadrado, 5 triângulos e 1 losango.
c) 3 quadrados, 1 triângulo e 1 trapézio.
d) 1 quadrado, 4 triângulos, 1 trapézio e 1
paralelogramo.
e) 1 quadrado, 5 triângulos e 1 paralelogramo.
14 - O perímetro do Tangram apresentado é de:
a) 100 cm.
b) 110 cm.
c) 120 cm.
d) 130 cm.
e) 150 cm.
15- A única peça do Tangram que possui dois
ângulos internos obtusos é representada pelo:
a) paralelogramo
b) quadrado
c) losango
d) retângulo
e) triângulo
16 - O triângulo g representado neste Tangram
tem um ângulo reto e dois ângulos agudos iguais. As medidas dos ângulos
internos desse triângulo são:
a) 90º, 25º e 25º.
b) 80º, 50º e 50º.
c)
90º, 30º e 30º.
d) 90º, 45º e 45º.
e) 70º, 45º e 45º.
Gabarito
1
– a
2
– c
3
– b
4
– a
5
– a
6
– d
7
– c
8
– b
9
– c
10
– a
11
– b
12
– c
13
– e
14
– a
15
– a
16
- d
Nenhum comentário:
Postar um comentário