quinta-feira, 25 de abril de 2019

Mais exercícios de Matemática

01- Como devemos escrever por extenso o número
 1 235 710?

a) Um milhão, duzentos e trinta e cinco mil, setecentos e dez.
b) Um mil, duzentos e trinta e cinco mil, setecentos e dez. c) Dez milhões, duzentos e trinta e cinco mil, setecentos e dez.
d) Dez milhões, duzentos e trinta e cinco mil, setecentos e um.
e) Dez milhões, duzentos e trinta mil, setecentos e dez.

02 - Decompondo o número 3 758, temos como resposta:

a) 3 000 + 70 + 50 + 8
b) 300 + 700 + 50 + 8
c) 3 000 + 700 + 50 + 8
d) 3 000 + 70 + 50
e) 300 + 700 + 5

 03 - Observe atentamente os números a seguir: 215.  63,  316,  406,  1010 e responda as questões 03, 04 e 05.

Subtraindo o menor número do maior, temos como resultado:

a) 950
b) 947
c) 930
d) 857
e) 855

04- O triplo do menor número par é:
a) 948
b) 950
c) 748
d) 645
e) 881

05- O sêxtuplo do maior número ímpar é igual a:

a) 1 390
b) 1 291
c) 1 300
d) 1 299
e) 1 290

06 - Simone resolveu a seguinte conta: 2 4  × 7 1 7 3 6 Agora, Sofia deseja saber se sua conta está certa. O que ela deve fazer?

a) Ela deve fazer a prova real, utilizando a operação da adição.
b) Ela deve fazer a prova real, utilizando a operação da subtração.
c) Ela deve refazer sua conta.
d) Ela deve fazer a prova real, utilizando a operação da divisão.
e) Ela deve fazer a prova real, utilizando a operação da multiplicação.


Texto para as questões 097 e 08.

Eduarda   ganhou de seu pai um relógio um pouco diferente. Ele é digital e mostra as horas com números romanos. Quando ela acorda, levanta, olha no relógio e vê: VIII : XXX. Quando sua mãe a chama para almoçar, o relógio está marcando: XI : X. À noite, quando vai dormir, dá uma espiada em seu novo relógio e percebe que está marcando: IX : XLV

07 – Eduarda  levanta-se às:

a) 7h30min
b) 8h40min
c) 8h30min
d) 9h40min
e) 10 h

08- A mãe de Eduarda  a chama para almoçar às:

a) 11h e15min
b) 11h e10min
c) 10h e10min
d) 12h e10min
e) 11h e11min

09 - Qual o quociente  da conta a seguir?

                      9 205 : 5

a) 1 845
b) 1 810
c) 1 841
d) 1 845
e) 1 850

Texto para as questões 10 e 11

 Dona Patrícia  é professora do 5º ano e juntamente com seus alunos resolveu a seguinte expressão numérica:

210 − (45 : 5 + 36 : 6) × 7 + 63 =
= 210 − (_________ + _________) × 7 + 63 =
= 210 − _________ × 7 + 63 =
= 210 − _________ + 63 =
= _________ + 63 =
= _________

10 - Os números que preenchem os espaços maecados com linha  verde são, respectivamente:

a) 9 e 6.
b) 8 e 6.
c) 5 e 9.
d) 4 e 5.
e) 9 e 7.

11 - O espaço marcado com linha vermelha foi preenchido corretamente por Pedro, um aluno do 5º ano. O número que ele colocou foi:

a) 167
b) 105
c) 104
d) 155
e) 103

12 - Observe a ilustração.



\\\\\\\\\\\\\\\
\\\\\\\\\\\\\\\
\\\\\\\\\\\\\\\\


\\\\\\\\\\\\\\\
\\\\\\\\\\\\\\\\
\\\\\\\\\\\\\\\\

A parte pintada desta figura  representa a fração:



a) 10
     6
b) 10
     5
c)    6
    10
d)   6
      9
e)   10
      10



Texto para as questões de 13 a 14.

Tangram é um quebra-cabeça chinês, também conhecido como as Sete Peças Inteligentes, com as quais é possível montar um número quase infinito de figuras.

Na figura a seguir estão representadas todas as peças do Tangram.


Tangram  =>   ab = 25 cm


13 - O Tangram é formado por sete peças representadas por:

a) 2 quadrados, 3 triângulos, 1 paralelogramo e 1 losango. b) 1 quadrado, 5 triângulos e 1 losango.
c) 3 quadrados, 1 triângulo e 1 trapézio.
d) 1 quadrado, 4 triângulos, 1 trapézio e 1 paralelogramo.
e) 1 quadrado, 5 triângulos e 1 paralelogramo.

14 - O perímetro do Tangram  apresentado é de:

a) 100 cm.
b) 110 cm.
c) 120 cm.
d) 130 cm.
e) 150 cm.

15- A única peça do Tangram que possui dois ângulos internos obtusos é representada pelo:

a) paralelogramo
b) quadrado
c) losango
d) retângulo
e) triângulo

16 - O triângulo g representado neste Tangram tem um ângulo reto e dois ângulos agudos iguais. As medidas dos ângulos internos desse triângulo são:

a)  90º, 25º e 25º.
b)   80º, 50º e 50º.
c)    90º, 30º e 30º.
d)  90º, 45º e 45º.
e)   70º, 45º e 45º.




Gabarito

1 – a
2 – c
3 – b
4 – a
5 – a
6 – d
7 – c
8 – b
9 – c
10 – a
11 – b
12 – c
13 – e
14 – a
15 – a
16 - d

Nenhum comentário:

Postar um comentário