DESAPARECIMENTO DOS ANIMAIS
Tente imaginar esta
cena: homens, animais e florestas convivendo em harmonia. Os homens retiram das
plantas apenas os frutos necessários e cuidam para que elas continuem
frutificando; não matam animais sem motivo, não sujam as águas de seus rios e
não enchem de fumaça seu ar. Em outras palavras: as relações entre os seres
vivos e o ambiente em que vivem, bem como as influências que uns exercem sobre
os outros, estão em equilíbrio. (...)
Nossa preocupação (de
brasileiros) não é só controlar a exploração das florestas, mas também evitar
uma de suas piores consequências: a morte e o desaparecimento total de muitas
espécies de animais. Apesar de nossa fauna ser muito variada, a lista oficial
das espécies que estão desaparecendo já chega a 86 (dentre elas, a anta, a
onça, o mico-leão, a ema e o papagaio). E a extinção desses animais acabará
provocando o desequilíbrio do meio ambiente, pois o desaparecimento de um deles
faz sempre com que aumente a população de outros. Por exemplo: o aumento do
número de piranhas nos rios brasileiros é consequência do extermínio de seus
três inimigos naturais - o dourado, a ariranha e o jacaré.
( Nosso Brasil, 1979 )
01 - O autor propõe ao leitor que imagine uma cena para que ela funcione como:
A) um ideal a ser alcançado.
B) uma fantasia que nunca se realizará.
C) um objetivo a que se deve dar as costas.
D) uma finalidade dos grupos religiosos.
E) uma mensagem de fraternidade cristã.
02- ''...homens, animais, florestas e oceanos
convivendo em harmonia.''; na continuidade do texto, o autor mostra que:
A) esqueceu-se de referir-se aos rios.
B) o homem é o agente desequilibrador da natureza.
C) os animais não matam seus semelhantes sem
motivo.
D) a poluição do ar também tem causas naturais.
E) os seres vivos vivem em equilíbrio no mundo
atual.
03- O item em que o elemento destacado
tem um vocábulo correspondente indicado de forma adequada é:
A) ''...convivendo em harmonia.''- harmoniosas.
B) ''...não matam animais sem motivo...''-
impensadamente.
C) ''...influências que uns exercem sobre os outros...''-recíprocas.
D) ''...estão em equilíbrio. ''- equilibradamente.
E) ''...controlar a exploração das florestas...''-
ecológica.
04 - ''Os homens retiram das plantas
apenas os frutos necessários...''; esta parte da cena proposta pelo autor
defende que:
A) não deixe para amanhã o que pode fazer hoje.
B) Deus proverá o dia de amanhã.
C) se souber usar não vai faltar.
D) a ciência prevê para poder prover.
E) quem espera sempre alcança.
05- No final do primeiro parágrafo aparecem dois parênteses com pontos; isso
significa que:
A) o autor deixou de dizer outras coisas importantes.
B) o texto deixou de reproduzir uma parte do
texto original.
C) parte do original do texto estava ilegível.
D) nesse espaço havia uma ilustração que foi
omitida.
E) havia originalmente trechos em outras
línguas.
06 - O que o primeiro parágrafo tenta defender é:
A) o equilíbrio ecológico.
B) a extinção dos animais.
C) a despoluição ambiental.
D) o reflorestamento.
E) a proteção dos rios e oceanos.
07 - ''Nossa preocupação (de brasileiros)...''; o que vai entre parênteses, nesse caso, é:
A) a retificação de uma ambiguidade.
B) a explicação de um termo anterior.
C) a particularização de um significado.
D) a inclusão de uma ideia já explícita.
E) um comentário para o leitor.
08 - O risco a que se refere o autor do texto com o último período do texto é:
A) a extinção dos jacarés, ariranhas e dourados.
B) o excesso de piranhas nos rios brasileiros.
C) a mortandade de outros peixes provocada
pelas piranhas.
D) a desarmonia populacional das espécies
animais.
E) a falta de alimento para o povo brasileiro.
09 - A relação entre a morte do dourado e a piranha é a de:
A) causa / consequência.
B) efeito / causa.
C) agente / paciente.
D) fato / agente.
E) motivação / ação.
10 -. Falando dos perigos que o desaparecimento dos animais provoca em nosso
ambiente, o autor apela para a:
A) sedução do leitor, mostrando as belezas do mundo natural.
B) intimidação do leitor, indicando os males que daí advêm.
C) a provocação do leitor, desafiando-o a mudar seu comportamento.
D) o constrangimento do leitor, deixando-o envergonhado por suas atitudes.
E) a tentação do leitor, prometendo-lhe uma recompensa por seus atos.
Gabarito
Questão 1 - A
Questão 2 - B
Questão 3 - C
Questão 4 - C
Questão 5 - B
Questão 6 - A
Questão 7 - C
Questão 8 - D
Questão 9 - A
Questão 10 -B
Questão 2 - B
Questão 3 - C
Questão 4 - C
Questão 5 - B
Questão 6 - A
Questão 7 - C
Questão 8 - D
Questão 9 - A
Questão 10 -B
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