segunda-feira, 15 de outubro de 2018


  EMEF. “ARMELINDA ESPÚRIO DA SILVA”



                 Abraçando a causa


TEMA: “Meio ambiente e ciência: reduzir, reutilizar e reciclar – os 3Rs no meu dia a dia”.  
TÍTULO DO PROJETO:  Abraçando a causa.
PROFESSORAS: Gildete, Eunice e Silvia.
ÁREA DE ESTUDO: Interdisciplinar.
PÚBLICO ALVO: 4º ano - Turmas: A, B, C e toda comunidade escolar e comunidade local.
PERÍODO: Durante o 3º bimestre - 2018.



JUSTIFICATIVA
Sabe-se que a crise ambiental planetária decorre de padrões insustentáveis de produção e de consumo e requer uma ampla tomada de consciência, principalmente sobre a geração crescente e descontrolada dos resíduos sólidos e do lixo urbano.  E  ações  imediatas devem ser tomadas por todos, impedindo assim, danos ambientais, sociais e políticos em dimensões assustadoras.
Conclui-se que para a amenização do problema, é necessário haver novos padrões de produção e de consumo e a redução do nosso impacto sobre o meio ambiente.  São metas que, no dia a dia, exigem de cada cidadão, mudanças de hábitos e de atitudes, bem como de estilos de vida. E não vamos chegar lá sem o desenvolvimento de uma educação voltada à construção de uma cidadania planetária capaz de promover a cultura da sustentabilidade.
           Acredita-se que por meio da difusão dos conceitos dos “3Rs”: reduzir, reutilizar e reciclar, e com a adoção destas ações práticas, é possível diminuir o custo de vida (reduzir gastos, economizar), além de favorecer o desenvolvimento sustentável (desenvolvimento econômico com respeito e proteção ao meio ambiente).
Colaborando com as ações em prol do meio ambiente ecologicamente equilibrado, na construção de um futuro  menos alarmante,  este projeto pretende, por meio do espaço escolar, promover a conscientização e a sensibilização da comunidade escolar e local, em relação à produção de lixo e a reflexão sobre os  hábitos e ações errôneas e na compreensão da necessidade de mudança de   comportamento, atitudes de cada um, visando à preservação do meio ambiente e uma melhora na sua condição de vida.


OBJETIVOS GERAIS 
·         Reconhecer a matéria (lixo) como produto advindo dos recursos naturais, compreendendo a necessidade de aproveitamento, objetivando a integração e a harmonização entre ser humano e meio ambiente, para uma melhor qualidade da vida.
·         Promover a conscientização e a sensibilização da comunidade escolar e local, em relação à produção de lixo,  propondo  ações para atingir os “3Rs” visando à sustentabilidade.
                      


OBJETIVOS ESPECÍFICOS 
• Ler e interpretar informações sobre o lixo.
• Estimular a redução da produção de lixo.
• Refletir e reavaliar a relação dos seres humanos e a produção de lixo.
• Ampliar o conhecimento sobre a produção e gestão dos vários tipos
de resíduos sólidos, do lixo, e da coleta seletiva na cidade, e seus
custos.
• Pesquisar informações sobre a gestão do lixo e utilizar mapas da
cidade para localizar pontos de geração, sistemas de transporte,
tratamento e disposição final dos vários tipos de lixo produzidos.
• Promover uma análise individual sobre a geração de lixo.
• Estimular mudanças de atitude para a redução da geração de lixo.
• Reconhecer as mensagens ocultas na publicidade.
• Perceber como a publicidade estimula um estilo de vida consumista.
• Estimular o consumo sustentável.
• Perceber o impacto do lixo para o aquecimento global e as mudanças climáticas.
 • Aproximar os alunos da problemática do lixo, através de dados de tabelas, gráficos e problemas matemáticos.
• Incentivar o aproveitamento de alimentos antes de irem para o lixo.
• Incrementar o uso integral dos alimentos na culinária.
• Reduzir o desperdício de matéria orgânica.



CONTEÚDOS  ESPECÍFICOS
ð  Consumo sustentável x consumismo.
ð  O lixo  no mundo.
ð  Publicidade e Consumo.
ð  Lixo e mudanças climáticas.
ð  Resíduos urbanos.
ð  A diferença entre lixo e resíduos sólidos.
ð  Classificação e tipos de lixo.
ð  Formas de destinação do lixo.
ð  Impactos do lixo, no Meio Ambiente.
ð  As principais doenças que podem ser disseminadas pelo acúmulo  de lixo.
ð  Os 3 Rs –  reduzir, reutilizar e reciclar .
ð  Coleta seletiva e Reciclagem: Qual a diferença?.
ð  Produção de lixo da família e como se desfaz. 
ð  Dicas de sustentabilidade e consumo consciente.
ð  Situações problema,  gráficos e tabelas com os números do lixo.
ð  Cozinha ecológica.



METODOLOGIA :  Aulas expositivas e dialogadas.


DESENVOLVIMENTO – ( ações) 
=> Levantamento do conhecimento prévio dos alunos a respeito do tema.
=> Leitura de diversos gêneros textuais acompanhados de questões de compreensão.
=> Leitura acompanhada de discussão: “ O menino que quase morreu afogado no lixo” (Ruth Rocha); “Recicladinho,  uma viagem pelas lendas- Saci Pererê”;
Recicladinho,  uma viagem pelas lendas- Curupira”; “O pneu chorão” (Sandra Aymone); “O sonho de pet” (Leila Seleguini ).
=> Pesquisa sobre as principais doenças que podem ser disseminadas pelo acúmulo  de lixo.
=> Leitura e comparação de contas de água  e  luz.
=> Solicitação aos alunos para trazerem para a sala de aula reportagens, notícias sobre  o lixo de Hortolândia ou outras cidades, para montar um mural.
=> Pesquisa na Internet, revistas e em outras fontes  sobre o lixo  no mundo.
=> Pesquisa e registro no caderno sobre as principais doenças que podem ser disseminadas pelo acúmulo  de lixo.
=> Utilização de jogos referentes ao tema.
=> Análise de tabela, gráfico (Tempo de decomposição dos resíduos).
=> Análise individual e construção de tabela e gráfico sobre a geração de lixo em casa e como a família se desfaz de seu lixo
=> Construção de tabelas e gráficos com dados de materiais recicláveis.
=> Resolução de situações problema envolvendo dados de desperdício  e  economia de alimentos.
=> Situações problema envolvendo o consumo  e o desperdício de água e energia.
=> Construção de brinquedos  com sucata trazida de casa, como: biboquê,  vai e vem, garrafobol,  pé de lata, pião e outros.
=> Produção de cartazes.
=> Produção de texto (relatório).


RECURSOS  DIDÁTICOS: O manual  ArcelorMittal “Meio ambiente e ciência: reduzir, reutilizar e reciclar”; livros paradidáticos;   gibis; panfletos; contas de água e luz; jornais; revistas; internet; giz e lousa;  aparelho de DVD; filme;  vídeo e TV; jogos; caderno;  caneta; lápis para registro; lápis de cor;  guache; ; cartolina; folhas sulfite; papel pardo; papel cartão;  cola branca ; cola quente; tesoura sem ponta; fita crepe; barbantes; sucatas (garrafa pet, tampinhas de plásticos, canudinhos, lata vazia de 400g de achocolatado ou similar, cabo de vassoura, entre outros).


AVALIAÇÃO

            Os alunos serão avaliados através da observação quanto a: participação, interação, disposição e envolvimento nas atividades propostas, bem como na performance em trabalhos em grupos, organização e criatividade.  Também será  observado quais foram as mudanças de atitudes  e hábitos ocorridos  no ambiente escolar referente ao consumo, desperdício, aproveitamento de materiais e se estão levando para o seu meio social o aprendizado sobre o tema.


Culminância:
Exposição de cartazes.
Vivenciar brincadeiras diversas utilizando os brinquedos produzidos.



Bibliografia

Cadê o Lixo que estava aqui? Caderno conceitual. Instituto ESTRE- Programa de Educação Ambiental.
Cadê o Lixo que estava aqui? Oficina 2. Instituto ESTRE- Programa de Educação Ambiental.
Coleção Consumo sustentável e Ação / Mônica Pilz Borba e Patricia Otero. São Paulo : Imprensa Oficial,  2009.          
São Paulo (Estado) Secretaria do Meio Ambiente / Coordenadoria de Educação Ambiental. Ecocidadão / Denise Scabin Pereira, Regina Brito Ferreira. São Paulo: SMA/CEA, 2008.
Guia de apoio do pPrêmio ArcelorMitatal de Meio Ambiente 2018.
http://www.5elementos.org.br/5elementos/files/pdf/downloads/ccsa/ccsa_consumo_sustentavel.pdf






QUESTIONÁRIO - ALUNOS

SÉRIE  (ANO): _________                    IDADE:______________

SEXO    (  ) Feminino        (  ) Masculino

1-   Quantas pessoas moram em sua casa?

(  ) 1 a 2 pessoas          (  ) 5 a 6 pessoas        
(  ) 3 a 4 pessoas          (  ) mais de 7 pessoas. 

2-   O que você faz com o lixo que você produz em casa?

 (  ) Joga no lixo         (  ) Joga no chão        (  ) Separa para ser reaproveitado

3-   Quando você não encontra uma lixeira próxima, onde o lixo é descartado?

( ) No chão           ( ) O lixo é guardado para que possa ser jogado na lixeira

4-   Na sua casa algum lixo é separado para a reciclagem?

(    ) Sim             (    ) Não               (    ) Não sei

5-   Sua família participa da coleta seletiva em seu bairro?

(  ) Sim        (  ) Não.         


6-   Como o óleo de cozinha é descartado na sua casa?

(  ) Na pia        (  ) No solo         
(  ) É armazenado em uma recipiente e descartado no lixo                         
(  ) É armazenado em um recipiente e entregue em um posto de coleta

7-   Você já vendeu algum material para a reciclagem?

( ) Sim         ( ) Não          ( ) Não sei

8-   Existem catadores que passam na sua rua recolhendo materiais recicláveis?

(  ) Sim             (  ) Não            (  ) Não sei



9-   Próximo da sua casa há um local onde se compre materiais reciclados?

(  ) Sim        (  ) Não          (  ) Não sei

10-       Na cidade de Hortolãndia, o lixo é descartado e levado para o:

(   ) Lixão          
(   ) Aterro sanitário          
(   ) Aterro controlado             
(   ) Não sei

11-O que é lixo orgânico?

(   ) Restos de comida, frutas, verduras e legumes.               
(   ) Produtos e embalagens de plástico, papel, vidro ou metal.             
(   ) Não sei.

12- O que é lixo inorgânico?

(   ) Restos de comida, frutas, verduras e legumes.           
(   ) Produtos e embalagens de plástico, papel, vidro ou metal.            
(   ) Não sei.

13- Baterias e pilhas podem ser descartados em qual lixo?

(   ) Lixo comum.         
(   ) Lixo inorgânico.       
(   ) Não sei.         
(   ) Lixo orgânico.           
(   ) Lixo específico para baterias e pilhas.

14- Quais materiais podem ser reutilizados e/ou reciclados?

(   ) Qualquer material ou lixo.           
(   ) Restos de alimentos.           
(   ) Papel, vidro, metal e plástico.            
(   ) Não sei.

15-  A  compostagem é realizada a partir de:

(   )  Papel e vidros e restos de comida.          
(   ) Plástico e restos de comida.            
(   ) Restos de comida. 
(   ) Papel, plástico e vidro.       
(   ) Não sei.

16- Quais os benefícios da reciclagem?

(   ) Gera lucro.         
(   ) Menor produção de lixo.           
(   ) Diminui a extração de recursos naturais.               
(   ) Preserva o meio ambiente.

17-Quais os prejuízos do lixo descartado de maneira incorreta?

( ) Contaminação do lençol freático.        
( ) Doenças.         
( ) Contaminação da água.       
( ) Contaminação do ar.           
( ) Contaminação do solo.           
( ) Nenhum.          
( ) Alagamentos e enchentes.              
(








Questões para investigação



1 - O que significa os 3Rs?
2- Qual a importância da reciclagem do lixo para o meio ambiente?
3- Como podemos separar o lixo?
4- Para que servem os latões de lixo com cores diferentes?
5- Você e sua família separam o lixo em casa?
6 - Vamos analisar com toda a sala os resultados da questão 5  e produzir  um gráfico de colunas como conclusão. Em seguida responda:

a)  Quantos alunos da sua sala de aula costumam separar o lixo em
casa?
b)  Quantos  alunos  ainda não fazem a separação do lixo em casa?
c)  Como  está  a sua turma em relação à tarefa de separação do lixo:
muito  bem ou pode melhorar?


7 - Cite algumas ações que você pode começar a fazer em casa com o seu lixo.




Investigando – Produção de lixo na escola

Setor
Folha de papel
Papel higiênico
Embalagens longa vida
Garrafa plástica
Resto de alimentos
Papelão
Sacolas plásticas
Muito
Pouco
Sala de aula









 Secretaria









Direção









Coordenação









Sala do professor









Sala de informática









Biblioteca









Cozinha









Cantina









Refeitório









Pátio









Quadra









Banheiro























Forma como é acondicionado o resíduo:
(     ) lixeiras separadas                   (     )  ficam em sacos                       (     )  soltos

Forma de coleta e acondicionamento: ao coletarem o lixo, os funcionários já fazem alguma separação?

(   ) Sim                   (     )   Não                 (     )   Às vezes

Existem  lixeiras específicas para cada tipo de resíduo?

(   ) Sim                   (     )   Não                 (     )   Às vezes 









COZINHA ECOLÓGICA


  

Evitando o desperdício




Evitar o desperdício de comida não é só uma atitude de consciência social e ambiental.  Aproveitar melhor os alimentos também é uma forma de economizar, evitando a compra de novos itens. E quando se fala de aproveitar cascas, talos e folhas de frutas, verduras e legumes, ainda existem diversos ganhos para a sua saúde, com aumento de nutrientes, vitaminas e minerais. Então, acompanhe algumas receitas e comece a fazer do melhor aproveitamento de alimentos um hábito.






Brigadeiro de casca de banana

Ingredientes: cascas de 2 bananas, bem lavadas e picadas; 1 lata de leite condensado; 4 colheres (sopa) de chocolate em pó; 1 colher (sopa) de margarina ou manteiga
Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador. Leve a mistura ao fogo baixo para ferver, mexendo sempre até começar a soltar do fundo. Desligue e deixe esfriar. Depois, você pode enrolar e passar no granulado ou servir em copinhos.



Pão de casca de banana

Ingredientes: 6 bananas inteiras com cascas; 1 xícara (chá) de água; 1/2 xícara de óleo; 1 xícara de leite; 1 ovo; 30g de fermento fresco (para pão); 1/2 kg de farinha de trigo; 1 pitada de sal; 1 colher (sopa) de açúcar.
Preparo: Após lavar e picar as cascas de banana, bata-as com a água no liquidificador. Junte o óleo, o leite, o ovo e o fermento e bata mais. Transfira a mistura para uma tigela e acrescente aos poucos a farinha e o açúcar. Por último, acrescente à essa massa as bananas em rodelas e o sal. Deixe crescer até dobrar de volume e leve para assar em forno pré-aquecido até dourar.



Geleia de casca de melão

Ingredientes: 1 xícara (chá) de cascas de melão, bem lavadas e picadas; 1 xícara (chá) de água; 1 1/2 xícara (chá) de açúcar; 1 pau de canela; 3 cravos da índia.
Preparo: Bata as cascas com a água no liquidificador. Leve ao fogo com o açúcar, a canela e os cravos, cozinhando em fogo brando e mexendo sempre, até dar o ponto de geleia.



Risoto de casca de abóbora

Ingredientes: 1 cebola grande picada; cascas de 1 abóbora, bem lavada e ralada;  1 xícara (chá) de água; 1 pimentão picado; 3 xícaras (chá) de arroz cozido; 1/2 caixinha de creme de leite; 1/2 copo de requeijão; cheiro verde a gosto; sal e shoyu a gosto.
Preparo: Refogue a cebola em uma panela. Adicione a casca de abóbora ralada e a água e deixe cozinhar por 10/15 minutos. Acrescente o pimentão e refogue bem. Aos poucos, coloque o arroz já cozido, alternando com o creme de leite e o requeijão. Por último, tempere com cheiro verde, sal e shoyu a gosto.
Tira-gosto de casca de batata

Ingredientes: cascas de batatas; óleo para fritar; sal a gosto.
Preparo: Lave e seque bem as cascas de batata. Frite-as em óleo quente até ficarem douradas e sequinhas. Tempere com sal e pronto.



Bolinhos de talos e folhas

Ingredientes: 3 ovos bem batidos; 2 xícaras (chá) de talos ou folhas bem lavados e picados;  6 colheres (sopa) de farinha de trigo; 1/2 cebola picada; 2 colheres (sopa) de água; sal a gosto; óleo para fritar.
Preparo: No caso de talos, cozinhe-os antes. Misture todos os ingredientes e use uma colher para fazer bolinhos, fritando-os em óleo bem quente. Escorra em papel absorvente.
Os bolinhos podem ser feitos com talos de couve, couve-flor, acelga e/ou agrião, folhas de cenoura, beterraba, nabo e/ou rabanete.



Farofa de casca de banana

Ingredientes: óleo / manteiga ou azeite; cascas de banana picadas; farinha de mandioca; cheiro verde e cebola.
Preparo: Fritar as cascas de banana.  Em seguida, refogar a farinha com as verduras untadas com o azeite, óleo ou manteiga. Misturar tudo como uma farofa comum.



2) Salada de talos

Ingredientes: talo do alface, talo da acelga, cenoura, maçã ou beterraba; 1 colher (chá) de vinagre; 1 colher (chá) de suco de limão; 1 colher (chá) de azeite.
Preparo: Cortar tudo em tiras finas ou ralar. Misturar aos demais ingredientes.














Produto de limpeza: Tira manchas gordurosas, encardidas de  pia; funciona muito bem para limpar panelas de barro ou de ferro.

Desodorante para a geladeira e congelador: Um recipiente pequeno, sem tampa,  com pó de café usado.

Desodorante para as mãos : Deixe o pó, já seco, ao lado da pia e esfregue-o em suas mãos para ficar livre do cheiro de temperos fortes (como alho).

Adubo: Coloque o pó usado ao redor das plantas como adubo. Cuidado! Se usar com muita frequência ou colocar tanto que a terra não possa respirar, pode mofar.

Esfoliante:  Acorde sua pele com a cafeína do café. É um esfoliante natural e bem suave. Para preparar seu esfoliante, faça uma mistura de 1 xícara de pó de café usado, 1/2 xícara de açúcar e 2 colheres de sopa de azeite. Esfregue em todo o corpo, especialmente nos cotovelos, joelhos e pés, ou seja, onde a pele é mais áspera. Depois enxague com água morna.

Anti-celulite:  Misture  pó de café usado com óleo de coco (ou azeite) e esfregue-o sobre a pele em movimentos circulares por alguns minutos. Depois, lave a área com água morna.

Tonalizante para Cabelo: Uma vez por semana, aplique o pó de café depois de lavar o cabelo. Se quiser escurecer o cabelo um pouco, deixe por 20 minutos. Se o propósito é apenas deixar o cabelo mais lustroso e sedoso, pode enxaguar imediatamente.

Desodorante para o carro: Encha uma meia fina (velha, mas limpa) com pó de café usado, com um funil. Depois amarre e coloque no carro.

Móveis arranhados: Os arranhões que estragam a aparência dos móveis podem ser consertados ao fazer uma pasta de pó de café usado com água quente. Esfregue a pasta no arranhão, repetindo se necessário, até que o local do arranhão combine com a cor da madeira do móvel.

Fertilizante: Se você cultiva azaleias, hortênsias, camélias, rosas, o pó de café usado pode ser utilizado como fertilizante. Misture-o com brotos de grama morta, folhas marrons, ou palha seca para neutralizar um pouco da acidez do solo, e espalhe a mistura em torno de suas plantas. Pó de café usado é fonte de nitrogênio, magnésio e potássio.

Chulé: Faça um sache com pó usado e coloque dentro de sapatos mal cheirosos. O chulé sumirá.

Ferrugem: Ponha saquinhos de borra seca de café espalhados pelos locais úmidos onde possa ocorrer ferrugem.  A borra seca de café absorverá a água excedente, que causa a ferrugem, e também tira os cheiros ruins que ficam nesses lugares.

Para combater o mosquito da Dengue: A cafeína mata os ovos e o cheiro da borra afasta o perigoso inseto Aedes Aegypti. Salpique borra dentro das bromélias e nos locais onde a água costuma empoçar. E, em vez de colocar apenas areia no pratinho dos vasos, misture uma parte de borra para cinco partes de areia, trocando esse composto uma vez por semana.

Para o gato não fazer xixi no tapete: Se o gato faz xixi no tapete ou nos cantos da casa, deixe um pratinho com borra no local, e ele não chegará nem perto! É preciso trocar a borra uma vez por semana.

Para dar cor a tintas: Misture um pouco de borra de café às tintas claras para obter um tom pastel. Em peças de artesanato e pintura, a borra pode ser polvilhada sobre a cola úmida para obter um efeito decorativo em alto-relevo.

                                                             


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