Abraçando a causa
TEMA: “Meio
ambiente e ciência: reduzir, reutilizar e reciclar – os 3Rs no meu dia a dia”.
TÍTULO DO PROJETO: Abraçando a
causa.
PROFESSORAS: Gildete,
Eunice e Silvia.
ÁREA DE ESTUDO:
Interdisciplinar.
PÚBLICO ALVO: 4º ano -
Turmas: A, B, C e toda
comunidade escolar e comunidade local.
PERÍODO: Durante o 3º
bimestre - 2018.
JUSTIFICATIVA
Sabe-se
que a crise ambiental planetária decorre de padrões insustentáveis de produção e
de consumo e requer uma ampla tomada de consciência, principalmente sobre a
geração crescente e descontrolada dos resíduos sólidos e do lixo urbano. E ações
imediatas devem ser tomadas por todos, impedindo
assim, danos ambientais, sociais e políticos em dimensões assustadoras.
Conclui-se
que para a amenização do problema, é necessário haver novos padrões de produção
e de consumo e a redução do nosso impacto sobre o meio ambiente. São metas que, no dia a dia, exigem de cada
cidadão, mudanças de hábitos e de atitudes, bem como de estilos de vida. E não vamos
chegar lá sem o desenvolvimento de uma educação voltada à construção de uma
cidadania planetária capaz de promover a cultura da sustentabilidade.
‘ Acredita-se que por meio da difusão
dos conceitos dos “3Rs”: reduzir, reutilizar e reciclar, e com a adoção destas
ações práticas, é possível diminuir o custo de vida (reduzir gastos,
economizar), além de favorecer o desenvolvimento sustentável (desenvolvimento
econômico com respeito e proteção ao meio ambiente).
Colaborando
com as ações em prol do meio ambiente ecologicamente equilibrado, na construção
de um futuro menos alarmante, este projeto pretende, por meio do espaço
escolar, promover a conscientização e a sensibilização da comunidade escolar e
local, em relação à produção de lixo e a reflexão sobre os hábitos e ações errôneas e na compreensão da
necessidade de mudança de comportamento, atitudes de cada um, visando à
preservação do meio ambiente e uma melhora na sua condição de vida.
OBJETIVOS GERAIS
·
Reconhecer
a matéria (lixo) como produto advindo dos recursos naturais, compreendendo a
necessidade de aproveitamento, objetivando a integração e a harmonização entre
ser humano e meio ambiente, para uma melhor qualidade da vida.
·
Promover
a conscientização e a sensibilização da comunidade escolar e local, em relação
à produção de lixo, propondo ações para atingir os “3Rs” visando à
sustentabilidade.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
• Ler e interpretar
informações sobre o lixo.
• Estimular a redução
da produção de lixo.
• Refletir e reavaliar
a relação dos seres humanos e a produção de lixo.
• Ampliar o
conhecimento sobre a produção e gestão dos vários tipos
de resíduos sólidos, do
lixo, e da coleta seletiva na cidade, e seus
custos.
• Pesquisar informações
sobre a gestão do lixo e utilizar mapas da
cidade para localizar
pontos de geração, sistemas de transporte,
tratamento e disposição
final dos vários tipos de lixo produzidos.
• Promover uma análise
individual sobre a geração de lixo.
• Estimular mudanças de
atitude para a redução da geração de lixo.
• Reconhecer as
mensagens ocultas na publicidade.
• Perceber como a
publicidade estimula um estilo de vida consumista.
• Estimular o consumo
sustentável.
• Perceber o impacto do
lixo para o aquecimento global e as mudanças climáticas.
• Aproximar os alunos da problemática do lixo,
através de dados de tabelas, gráficos e problemas matemáticos.
• Incentivar o
aproveitamento de alimentos antes de irem para o lixo.
• Incrementar o uso
integral dos alimentos na culinária.
• Reduzir o desperdício
de matéria orgânica.
CONTEÚDOS ESPECÍFICOS
ð Consumo sustentável x consumismo.
ð O lixo no mundo.
ð Publicidade e Consumo.
ð Lixo e mudanças
climáticas.
ð Resíduos urbanos.
ð A diferença entre lixo
e resíduos sólidos.
ð Classificação e tipos
de lixo.
ð Formas de destinação do
lixo.
ð Impactos do lixo, no
Meio Ambiente.
ð As principais doenças
que podem ser disseminadas pelo acúmulo
de lixo.
ð Os 3 Rs – reduzir, reutilizar e reciclar .
ð Coleta seletiva e Reciclagem:
Qual a diferença?.
ð Produção de lixo da
família e como se desfaz.
ð Dicas de sustentabilidade
e consumo consciente.
ð Situações problema, gráficos e tabelas com os números do lixo.
ð Cozinha ecológica.
METODOLOGIA : Aulas expositivas e dialogadas.
DESENVOLVIMENTO – (
ações)
=> Levantamento do
conhecimento prévio dos alunos a respeito do tema.
=> Leitura de diversos
gêneros textuais acompanhados de questões de compreensão.
=> Leitura
acompanhada de discussão: “ O menino que quase morreu afogado no lixo” (Ruth
Rocha); “Recicladinho, uma viagem pelas
lendas- Saci Pererê”;
Recicladinho, uma viagem pelas lendas- Curupira”; “O pneu
chorão” (Sandra Aymone); “O sonho de pet” (Leila Seleguini ).
=> Pesquisa sobre as
principais doenças que podem ser disseminadas pelo acúmulo de lixo.
=> Leitura e
comparação de contas de água e luz.
=> Solicitação aos
alunos para trazerem para a sala de aula reportagens, notícias sobre o lixo de Hortolândia ou outras cidades, para
montar um mural.
=> Pesquisa na
Internet, revistas e em outras fontes sobre
o lixo no mundo.
=> Pesquisa e
registro no caderno sobre as principais doenças que podem ser disseminadas pelo
acúmulo de lixo.
=> Utilização de
jogos referentes ao tema.
=> Análise de tabela,
gráfico (Tempo de decomposição dos resíduos).
=> Análise
individual e construção de tabela e gráfico sobre a geração de lixo em casa e como a família se desfaz de seu lixo
=> Construção de
tabelas e gráficos com dados de materiais recicláveis.
=> Resolução de
situações problema envolvendo dados de desperdício e
economia de alimentos.
=> Situações problema
envolvendo o consumo e o desperdício de
água e energia.
=> Construção de brinquedos com sucata trazida de casa, como: biboquê, vai e vem, garrafobol, pé de lata, pião e outros.
=> Produção de cartazes.
=> Produção de texto
(relatório).
RECURSOS DIDÁTICOS:
O manual ArcelorMittal
“Meio ambiente e ciência: reduzir, reutilizar e reciclar”; livros paradidáticos; gibis; panfletos; contas de água e luz; jornais;
revistas; internet; giz e lousa; aparelho
de DVD; filme; vídeo e TV; jogos;
caderno; caneta; lápis para registro; lápis
de cor; guache; ; cartolina; folhas
sulfite; papel pardo; papel cartão; cola
branca ; cola quente; tesoura sem ponta; fita crepe; barbantes; sucatas (garrafa pet, tampinhas de plásticos, canudinhos, lata
vazia de 400g de achocolatado ou similar, cabo de vassoura, entre outros).
AVALIAÇÃO
Os
alunos serão avaliados através da observação quanto a: participação, interação,
disposição e envolvimento nas atividades propostas, bem como na performance em
trabalhos em grupos, organização e criatividade. Também será
observado quais foram as mudanças de atitudes e hábitos ocorridos no ambiente escolar referente ao consumo, desperdício,
aproveitamento de materiais e se estão levando para o seu meio social o aprendizado sobre o tema.
Culminância:
Exposição de cartazes.
Vivenciar brincadeiras diversas
utilizando os brinquedos produzidos.
Bibliografia
Cadê o Lixo que estava aqui? Caderno conceitual.
Instituto ESTRE- Programa de Educação Ambiental.
Cadê o Lixo que estava aqui? Oficina 2. Instituto
ESTRE- Programa de Educação Ambiental.
Coleção Consumo sustentável e Ação /
Mônica Pilz Borba e Patricia Otero. São Paulo : Imprensa Oficial, 2009.
São Paulo (Estado) Secretaria do Meio Ambiente /
Coordenadoria de Educação Ambiental. Ecocidadão / Denise Scabin Pereira, Regina
Brito Ferreira. São Paulo: SMA/CEA, 2008.
Guia de apoio do pPrêmio ArcelorMitatal de Meio
Ambiente 2018.
http://www.5elementos.org.br/5elementos/files/pdf/downloads/ccsa/ccsa_consumo_sustentavel.pdf
2) Salada de talos
QUESTIONÁRIO
- ALUNOS
SÉRIE (ANO): _________ IDADE:______________
SEXO ( )
Feminino ( ) Masculino
1- Quantas
pessoas moram em sua casa?
( ) 1 a 2 pessoas ( ) 5 a 6 pessoas
( ) 3 a 4 pessoas ( ) mais de 7 pessoas.
2- O que
você faz com o lixo que você produz em casa?
( ) Joga no lixo ( ) Joga no chão ( ) Separa para ser reaproveitado
3- Quando
você não encontra uma lixeira próxima, onde o lixo é descartado?
( ) No chão ( ) O lixo é guardado para que possa
ser jogado na lixeira
4- Na sua
casa algum lixo é separado para a reciclagem?
( ) Sim (
) Não ( ) Não sei
5- Sua família participa da coleta seletiva em seu bairro?
( ) Sim ( ) Não.
6- Como o
óleo de cozinha é descartado na sua casa?
( ) Na pia ( ) No solo
( ) É armazenado em uma recipiente e
descartado no lixo
( ) É armazenado em um recipiente e entregue
em um posto de coleta
7- Você
já vendeu algum material para a reciclagem?
( ) Sim ( ) Não ( ) Não sei
8- Existem
catadores que passam na sua rua recolhendo materiais recicláveis?
( ) Sim ( ) Não ( ) Não sei
9- Próximo
da sua casa há um local onde se compre materiais reciclados?
( ) Sim ( ) Não ( ) Não sei
10- Na
cidade de Hortolãndia, o lixo é descartado e levado para o:
( ) Lixão
( ) Aterro sanitário
( ) Aterro controlado
( ) Não sei
11-O que é lixo orgânico?
( ) Restos de comida, frutas,
verduras e legumes.
( )
Produtos e embalagens de plástico, papel, vidro ou metal.
( ) Não sei.
12- O que é lixo inorgânico?
( ) Restos de comida, frutas,
verduras e legumes.
( ) Produtos
e embalagens de plástico, papel, vidro ou metal.
( ) Não sei.
13- Baterias e pilhas podem ser
descartados em qual lixo?
( ) Lixo comum.
( ) Lixo inorgânico.
( ) Não sei.
( ) Lixo orgânico.
( ) Lixo específico para baterias e
pilhas.
14- Quais materiais podem ser
reutilizados e/ou reciclados?
( ) Qualquer material ou lixo.
( ) Restos de alimentos.
( ) Papel, vidro, metal e plástico.
( ) Não sei.
15- A compostagem é realizada a partir de:
( ) Papel
e vidros e restos de comida.
( )
Plástico e restos de comida.
( ) Restos de comida.
( ) Papel, plástico e
vidro.
( ) Não sei.
16- Quais os benefícios da
reciclagem?
( ) Gera lucro.
( ) Menor produção de lixo.
( ) Diminui a extração de recursos naturais.
( ) Preserva o meio ambiente.
17-Quais os prejuízos do lixo
descartado de maneira incorreta?
( ) Contaminação do lençol
freático.
( ) Doenças.
( ) Contaminação da água.
( ) Contaminação do ar.
( ) Contaminação do solo.
( ) Nenhum.
( ) Alagamentos e enchentes.
(
Questões
para investigação
1 - O que
significa os 3Rs?
2- Qual a
importância da reciclagem do lixo para o meio ambiente?
3- Como
podemos separar o lixo?
4- Para que
servem os latões de lixo com cores diferentes?
5- Você e
sua família separam o lixo em casa?
6 - Vamos
analisar com toda a sala os resultados da questão 5 e produzir
um gráfico de colunas como conclusão. Em seguida responda:
a) Quantos alunos da sua sala de aula costumam
separar o lixo em
casa?
b) Quantos alunos ainda não fazem a separação do lixo em casa?
c) Como está a
sua turma em relação à tarefa de separação do lixo:
muito bem ou pode melhorar?
7 - Cite
algumas ações que você pode começar a fazer em casa com o seu lixo.
Investigando
– Produção de lixo na escola
Setor
|
Folha de papel
|
Papel higiênico
|
Embalagens longa vida
|
Garrafa plástica
|
Resto de alimentos
|
Papelão
|
Sacolas plásticas
|
Muito
|
Pouco
|
Sala de aula
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Secretaria
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Direção
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Coordenação
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Sala do professor
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Sala de informática
|
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Biblioteca
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Cozinha
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Cantina
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Refeitório
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Pátio
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Quadra
|
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Banheiro
|
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Forma como é
acondicionado o resíduo:
( ) lixeiras separadas ( ) ficam
em sacos ( )
soltos
Forma de coleta e acondicionamento: ao
coletarem o lixo, os funcionários já fazem alguma separação?
( )
Sim ( )
Não ( )
Às vezes
Existem lixeiras específicas para cada tipo de
resíduo?
( ) Sim ( )
Não ( )
Às vezes
COZINHA ECOLÓGICA
Evitando o desperdício
Evitar o desperdício de comida não é só uma atitude de consciência
social e ambiental. Aproveitar melhor os alimentos também é uma forma de
economizar, evitando a compra de novos itens. E quando se fala de aproveitar
cascas, talos e folhas de frutas, verduras e legumes, ainda existem diversos
ganhos para a sua saúde, com aumento de nutrientes, vitaminas e minerais.
Então, acompanhe algumas receitas e comece a fazer do melhor aproveitamento de
alimentos um hábito.
Brigadeiro de casca de banana
Ingredientes:
cascas
de 2 bananas, bem lavadas e picadas; 1 lata de leite condensado; 4 colheres
(sopa) de chocolate em pó; 1 colher (sopa) de margarina ou manteiga
Preparo: Bata
todos os ingredientes no liquidificador. Leve a mistura ao fogo baixo para
ferver, mexendo sempre até começar a soltar do fundo. Desligue e deixe esfriar.
Depois, você pode enrolar e passar no granulado ou servir em copinhos.
Pão de casca de banana
Ingredientes: 6 bananas inteiras com cascas; 1
xícara (chá) de água; 1/2 xícara de óleo; 1 xícara de leite; 1 ovo; 30g de
fermento fresco (para pão); 1/2 kg de farinha de trigo; 1 pitada de sal; 1
colher (sopa) de açúcar.
Preparo: Após
lavar e picar as cascas de banana, bata-as com a água no liquidificador. Junte
o óleo, o leite, o ovo e o fermento e bata mais. Transfira a mistura para uma
tigela e acrescente aos poucos a farinha e o açúcar. Por último, acrescente à
essa massa as bananas em rodelas e o sal. Deixe crescer até dobrar de volume e
leve para assar em forno pré-aquecido até dourar.
Geleia de casca de melão
Ingredientes: 1 xícara (chá) de cascas de melão,
bem lavadas e picadas; 1 xícara (chá) de água; 1 1/2 xícara (chá) de açúcar; 1
pau de canela; 3 cravos da índia.
Preparo: Bata
as cascas com a água no liquidificador. Leve ao fogo com o açúcar, a canela e
os cravos, cozinhando em fogo brando e mexendo sempre, até dar o ponto de geleia.
Risoto de casca de abóbora
Ingredientes: 1 cebola grande picada; cascas de 1
abóbora, bem lavada e ralada; 1 xícara
(chá) de água; 1 pimentão picado; 3 xícaras (chá) de arroz cozido; 1/2 caixinha
de creme de leite; 1/2 copo de requeijão; cheiro verde a gosto; sal e shoyu a
gosto.
Preparo: Refogue
a cebola em uma panela. Adicione a casca de abóbora ralada e a água e deixe
cozinhar por 10/15 minutos. Acrescente o pimentão e refogue bem. Aos poucos,
coloque o arroz já cozido, alternando com o creme de leite e o requeijão. Por
último, tempere com cheiro verde, sal e shoyu a gosto.
Tira-gosto de casca de batata
Ingredientes: cascas de batatas; óleo para fritar;
sal a gosto.
Preparo: Lave
e seque bem as cascas de batata. Frite-as em óleo quente até ficarem douradas e
sequinhas. Tempere com sal e pronto.
Bolinhos de talos e folhas
Ingredientes: 3 ovos bem batidos; 2 xícaras (chá)
de talos ou folhas bem lavados e picados; 6 colheres (sopa) de farinha de trigo; 1/2
cebola picada; 2 colheres (sopa) de água; sal a gosto; óleo para fritar.
Preparo: No
caso de talos, cozinhe-os antes. Misture todos os ingredientes e use uma colher
para fazer bolinhos, fritando-os em óleo bem quente. Escorra em papel
absorvente.
Os bolinhos
podem ser feitos com talos de couve, couve-flor, acelga e/ou agrião, folhas de
cenoura, beterraba, nabo e/ou rabanete.
Farofa de casca de banana
Ingredientes: óleo / manteiga ou azeite; cascas de banana picadas;
farinha de mandioca; cheiro verde e cebola.
Preparo: Fritar
as cascas de banana. Em seguida, refogar a farinha com as verduras
untadas com o azeite, óleo ou manteiga. Misturar tudo como uma farofa comum.
2) Salada de talos
Ingredientes: talo do alface, talo da acelga, cenoura, maçã ou
beterraba; 1 colher (chá) de vinagre; 1 colher (chá) de suco de limão; 1 colher
(chá) de azeite.
Preparo: Cortar tudo em tiras finas ou ralar. Misturar aos demais
ingredientes.
Produto de limpeza: Tira manchas gordurosas, encardidas
de pia; funciona muito bem para limpar panelas
de barro ou de ferro.
Desodorante para a geladeira e
congelador: Um recipiente pequeno,
sem tampa, com pó de café usado.
Desodorante para as mãos : Deixe o pó, já seco, ao lado
da pia e esfregue-o em suas mãos para ficar livre do cheiro de temperos fortes (como
alho).
Adubo: Coloque o pó usado ao redor das
plantas como adubo. Cuidado! Se usar com muita frequência ou colocar tanto que
a terra não possa respirar, pode mofar.
Esfoliante: Acorde sua pele com a cafeína do café. É um
esfoliante natural e bem suave. Para preparar seu esfoliante, faça uma mistura
de 1 xícara de pó de café usado, 1/2 xícara de açúcar e 2 colheres de sopa de
azeite. Esfregue em todo o corpo, especialmente nos cotovelos, joelhos e pés,
ou seja, onde a pele é mais áspera. Depois enxague com água morna.
Anti-celulite: Misture pó de café usado com óleo de coco (ou azeite)
e esfregue-o sobre a pele em movimentos circulares por alguns minutos. Depois,
lave a área com água morna.
Tonalizante para Cabelo: Uma vez por semana, aplique o pó de
café depois de lavar o cabelo. Se quiser escurecer o cabelo um pouco, deixe por
20 minutos. Se o propósito é apenas deixar o cabelo mais lustroso e sedoso,
pode enxaguar imediatamente.
Desodorante para o carro: Encha uma meia fina (velha, mas
limpa) com pó de café usado, com um funil. Depois amarre e coloque no carro.
Móveis arranhados: Os arranhões que estragam a
aparência dos móveis podem ser consertados ao fazer uma pasta de pó de café
usado com água quente. Esfregue a pasta no arranhão, repetindo se necessário,
até que o local do arranhão combine com a cor da madeira do móvel.
Fertilizante: Se você cultiva azaleias, hortênsias,
camélias, rosas, o pó de café usado pode ser utilizado como fertilizante.
Misture-o com brotos de grama morta, folhas marrons, ou palha seca para
neutralizar um pouco da acidez do solo, e espalhe a mistura em torno de suas
plantas. Pó de café usado é fonte de nitrogênio, magnésio e potássio.
Chulé: Faça um sache com pó usado e coloque dentro de
sapatos mal cheirosos. O chulé sumirá.
Ferrugem: Ponha saquinhos de borra seca de café
espalhados pelos locais úmidos onde possa ocorrer ferrugem. A borra seca de café absorverá a água
excedente, que causa a ferrugem, e também tira os cheiros ruins que ficam
nesses lugares.
Para combater o mosquito da Dengue: A cafeína mata os ovos e o cheiro da
borra afasta o perigoso inseto Aedes Aegypti. Salpique borra dentro das
bromélias e nos locais onde a água costuma empoçar. E, em vez de colocar apenas
areia no pratinho dos vasos, misture uma parte de borra para cinco partes de
areia, trocando esse composto uma vez por semana.
Para o gato não fazer xixi no tapete: Se o gato faz xixi no tapete ou nos
cantos da casa, deixe um pratinho com borra no local, e ele não chegará nem
perto! É preciso trocar a borra uma vez por semana.
Para dar cor a tintas: Misture um pouco de borra de café às
tintas claras para obter um tom pastel. Em peças de artesanato e pintura, a
borra pode ser polvilhada sobre a cola úmida para obter um efeito decorativo em
alto-relevo.
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