domingo, 21 de outubro de 2018


  EMEF. “ARMELINDA ESPÚRIO DA SILVA”



 Água, vamos todos poupar para não faltar


TEMA: A agua e a Ecologia Ambiental.
TÍTULO DO PROJETO: Água, vamos todos poupar para não faltar. 
PROFESSORAS: Eunice, Gildete,  Elizangela & Misam.
ÁREA DE ESTUDO: Interdisciplinar.
PÚBLICO ALVO: 4º ano - Turmas: A, B,C,D e toda comunidade escolar.
PERÍODO: Durante o 3º bimestre - 2017.




JUSTIFICATIVA

É sabido que a água é condição essencial de vida de todo animal, vegetal e ser humano. Sem ela seria impossível a vida no planeta. Mas, será que estamos dando a ela a importância que merece? Cuidando para não faltar?
Alguns especialistas afirmam que, se o consumo de água continuar nos níveis atuais (considerando o alto desperdício), futuramente poderemos enfrentar sérios problemas de falta desse liquido. Portanto, poupar esse recurso hídrico é nossa obrigação como cidadão.    Economizar e usar racionalmente a água agora é ser solidário com a continuação da vida no planeta Terra.  Também é bom lembrar que além de colaborar com o meio ambiente, a prática de economia de água e seu consumo consciente, podem gerar uma boa economia na conta de água no final do mês.
Acredita-se que, com as atividades desenvolvidas neste projeto, os alunos passem a ter atitudes corretas,  buscando  o uso racional da água em casa, na escola e na comunidade.


OBJETIVOS GERAIS 

·         Reconhecer a importância da água para a vida no planeta.
·         Conscientizar as crianças,  sobre a escassez de água potável no planeta e a importância de ações imediatas para reverter essa situação tão preocupante.
·         Sensibilizar o público infantil sobre os cuidados com a água, tornando-os protagonistas de ações contra o desperdício  no dia-a-dia.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS 

·         Conhecer o ciclo da água na natureza e a sua relação com a vida.
·         Compreender que a água potável é um recurso natural finito e escasso.
·         Identificar os diferentes usos que se faz da água.
·         Conhecer as características da água potável.
·         Reconhecer a importância e a necessidade  do  tratamento da água.  
·         Saber como funciona o sistema de tratamento de água e esgoto da cidade.        
·         Aprofundar os conhecimentos sobre a água, o mal uso e como devemos preservar.
·         Desenvolver as habilidades de interpretação de informação escrita e comentada.
·         Reconhecer a necessidade de economizar água.
·         Investigar e discutir o possível  desperdício de água no dia-a-dia (na escola, em casa, na comunidade).
·         Apresentar as formas de uso racional da água.
·         Distribuir cartazes, panfletos no intuito de sensibilizar a população acerca das medidas a serem tomadas para evitar o desperdício de água.



CONTEÚDOS  ESPECÍFICOS

Ø  Água: fontes naturais, ciclo, disponibilidade e crise hídrica no Brasil, utilidades,  distribuição, qualidade para o consumo humano,  tratamento, usos, consumo e desperdício, aproveitamento.


METODOLOGIA

Ø  Aulas expositivas e dialogadas.


DESENVOLVIMENTO – ( ações) 

Ø  Levantamento do conhecimento prévio dos alunos a respeito da água.
Ø  Exibição do filme: ÁGUA (DVD MICROMACRO – Documentário - meio ambiente) e discussão oral sobre o assunto tratado.
Ø    Leitura de textos informativos e científicos, acompanhados de questões de compreensão.
Ø  Leitura compartilhada do livro paradidático “A parábola do planeta azul” (Fernando Carraro. São Paulo: FTD, 1991).
Ø  Utilização do globo terrestre, mostrando a parte de água salgada em contraponto com a água doce.
Ø  Leitura acompanhada de discussão do Almanaque da Água ( Sabesp)
e da revistinha “ Agente ambiental da água”, da editora Brasil.
Ø   Leitura e comparação de contas de água  e  luz.
Ø  Montagem de um mural com a classe, mostrando e revisando o ciclo da água.
Ø  Solicitação aos alunos que tragam para a aula reportagens de jornais ou revistas sobre consumo consciente de água para montar um mural.
Ø  Pesquisas na Internet, revistas e em outras fontes para ampliar os conhecimentos sobre a água no Brasil.
Ø  Pesquisa e registro no caderno sobre as doenças de veiculação hídrica e as medidas necessárias para evitá-las. 
Ø  Utilização de jogos referentes ao tema.
Ø  Diagnóstico do uso da água em casa. na escola, descrevendo o uso e se há vazamentos.
Ø  Construção de tabelas e gráficos.
Ø  Resolução de situações problema envolvendo dados de desperdício  e  economia de água.
Ø  Confecções de panfletos,  cartazes sobre os cuidados com a agua para evitar o mosquito Aedes aegypti e sobre o  combate ao desperdício de  água para distribuir na escola e comunidade.
Ø  Produção de frases, poema, história em quadrinhos sobre a temática.   
Ø  Situações problema envolvendo o consumo de água e o desperdício.
Ø  Construção de um filtro com a classe (utilizando garrafa pet), demonstrando, de maneira simplificada, o processo de filtração, que é uma das etapas realizadas nas estações de tratamento.
Ø  Visita a Estação de Tratamento de Água no Jardim Boa Esperança, a qual abastece praticamente todo município.
Ø  Escrita de um relatório, após a visita feita a estação de tratamento de água (pode ser individual ou em dupla).



RECURSOS  DIDÁTICOS 

Livros didáticos; livros paradidáticos; panfletos; contas de água e luz; globo terrestre; giz e lousa;  DVD, vídeo e TV; jogos; caderno;  caneta; lápis para registro; lápis de cor;  guache;  textos de jornais, internet e revistas; cartolina; folhas sulfite; papel pardo; papel cartão; canetinhas; cola branca ; cola quente; tesoura sem ponta.



AVALIAÇÃO

            Os alunos serão avaliados através da observação quanto a: participação, interação, disposição e envolvimento nas atividades propostas, bem como na performance em trabalhos em grupos, organização e criatividade.  Também será  observado quais foram as mudanças de atitudes  e hábitos ocorridos  no ambiente escolar referente ao consumo, desperdício, aproveitamento de água e se estão levando para o seu meio social esses aprendizados.






SUGESTÕES DE TEXTOS E ATIVIDADES




EMEF.: ________________________________________________
ALUNO (A): ____________________________



Leia o texto com atenção.

Água, dona da vida


Água é sustentação
Da vida única e saudável
O mundo a ela se rende
E o ser humano depende
De que ela seja potável!

Mas há um alerta urgente
Na pesquisa confirmada
Chegando a nos assustar
Que a ÁGUA pode faltar
Se não for economizada!
O nosso sistema hídrico
Está com deficiência
Passando por sacrifícios
Devido aos desperdícios
Ocorridos com frequência!

Desperta povão, desperta
Está na hora de acordar
ÁGUA é dona da VIDA
E não pode ser poluída.





1- O texto que você acabou de ler é:

(   ) um poema com 3 estrofes e 19 versos.
(   ) um poema com 4 estrofes e 19 versos.
(   ) um poema com 4 estrofes e 20 versos.

2 – “Água é sustentação /  Da vida única e saudável”
* Os versos indicam que:

(   ) a água é dispensável para a vida.
(   ) a água é fator de extrema importância para uma vida sadia.
(   ) a água é fator que sustenta a má qualidade de vida.

3 - “E o ser humano depende / De que ela seja potável!”
*  , explique os versos destacados acima.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4 - “Devido aos desperdícios / Ocorridos com  frequência!”
Que atitudes indicam o desperdício de água? Indique duas.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5 - De  acordo com a leitura, marque V ou F nas afirmativas a seguir.

(    ) A água vem sendo desperdiçada frequentemente.  
(    ) O texto serve como alerta na preservação da água.
(    ) O sistema hídrico está em excelentes condições.
(    ) Pesquisas já apontam para uma possível falta de água no planeta. 


6 -  PRODUÇÃO DE TEXTO

          A ONU (Organização das Nações Unidas) redigiu um documento em 22 de março de 1992, intitulado "Declaração Universal dos Direitos da Água", que diz o seguinte: “A água é condição essencial de vida de todo vegetal, animal ou ser humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou  a agricultura.”
        
Sendo assim, agora é a sua vez de falar sobre a água! Você deverá escrever (em folha destacada do caderno) uma narrativa em 3ª pessoa (narrador observador) sobre esse tema importante. Siga as orientações abaixo:

1º parágrafo: Fale sobre a importância da água para o planeta.
2º parágrafo: Indique como o ser humano pode ajudar na preservação desse elemento.
3º parágrafo: O que você e sua família já faz para economizar  água e evitar o desperdício.
 4º parágrafo: Quais as boas consequências que aparecerão no planeta diante da preservação da água.






Nome: ________________________________________________
Disciplina: _______________________________________




            Acompanhe a leitura da música abaixo e reflita sobre a importância da água.


                                           Música: Terra – Planeta Água



“Água que nasce na fonte serena do mundo
E que abre um profundo grotão
Água que faz inocente riacho e deságua na corrente do ribeirão
Águas escuras dos rios que levam a fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias e matam a sede da população
Águas que caem das pedras no véu das cascatas, ronco de trovão
E depois dormem tranquilas no leito dos lagos, no leito dos lagos
Água dos igarapés, onde Iara, a mãe d'água é misteriosa canção
Água que o sol evapora, pro céu vai embora, virar nuvem de algodão
Gotas de água da chuva, alegre arco-íris sobre a plantação
Gotas de água da chuva, tão tristes, são lágrimas na inundação
Águas que movem moinhos são as mesmas águas que encharcam o chão
E sempre voltam humildes pro fundo da terra, pro fundo da terra
Terra, planeta água
Terra, planeta água
Terra, planeta água
Terra, planeta água
Terra, planeta água
Terra, planeta água”

Música: Terra-Planeta Água, autor Guilherme Arantes




1-  A água aparece na natureza em três estados físicos diferentes. Os quais são:

(A)   Sólido, líquido e gasoso
(B)   Líquido, sólido e condensação
(C)   Sólido, gasoso e condensação
(D)  Condensação, líquido e gasoso



2-   A letra da música “Terra – Planeta Água” faz uma demonstração da água em que estado?

(A)   sólido
(B)   líquido
(C)   Gasoso


3-   A música retrata basicamente o ciclo da água na natureza. Então numere corretamente como isso ocorre.

(     )  A chuva cai.
(     )  O calor do sol faz a água evaporar.
(     )  A água volta ao solo.
(     )  Formam-se as nuvens.

4 -   Que tipo de água é encontrado em maior quantidade no planeta Terra?
____________________________________________________________________________________________________________________________

5 -  O autor fala da água dos rios, lagos, cachoeiras, etc. isso significa que temos bastante água, por isso podemos gastá-la a vontade? Justifique.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6 -   Cite algumas  medidas que podemos adotar para utilizarmos a água com mais responsabilidade.

       _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

      



A ÁGUA

         O consumo mundial de água triplicou em 1950. mas as reservas de água do nosso planeta não acompanharam o aumento do consumo, continuando assim nos mesmos níveis.
         O que chama atenção também é que nas ultimas  décadas o consumo  médio de água tem se ampliado cerca de 50%.
         Usando uma torneira aberta durante 5 minutos, para escovar os dentes ou fazer a barba, se gasta em média 12 litros de água. Algumas maneiras de economizar até 2 litros de água são: escovar os dentes utilizando um copo de água, fazer a barba colocando um tampão na pia.
         Uma torneira que fique gotejando um dia inteiro gasta cerca de 45 litros de água.  Outra atitude que desperdiça muita água é um banho demorado.      
         Uma descarga chega a gastar 19 litros de água. por isso recomenda-se que sejam trocadas as válvulas de descarga antigas por válvulas novas que tem duas opções de descarga, e para quem não pode trocar a descarga deve-se evitar descargas desnecessárias e prolongadas.
         Devemos ter consciência que a água é um bem essencial para a vida de todos, pois nós podemos passar até 28 dias sem comer, mas apenas três dias sem água.




Responda no caderno.

1)  Qual é o tema do texto?
2) Qual foi a modificação no consumo de água em 1950?
 3) Qual foi o aumento do consumo de água nas ultimas década?
4) Quanto gasta uma torneira ligada por 5 minutos?
5) Quanto  desperdiça uma torneira gotejando durante 1 dia?
6) Quanto gasta em média uma descarga?
7) Segundo o texto o que podemos fazer para economizar água?
 8) Por que devemos economizar água?
9) Que outras atitudes você já observou que traz desperdício de água?
10)  Dê ideias de como economizar água em casa  e na escola: 







A   Água

    A água é o elemento fundamental para a existência da vida na Terra. Todos os seres vivos dependem dela para sobreviver e para garantir a permanência da espécie – a água sustenta a vida.
    O peso corporal de uma pessoa é composto de 60 a 70% de água, a qual tem tanto a função de regular a temperatura interna, quanto garantir o bom funcionamento de todas as funções orgânicas.
    O corpo humano adulto precisa, em média, de quatro litros de água por dia para se manter saudável. Além disso, a água também é indispensável para a preparação de mamadeiras, comidas, sucos, imprescindível para a higiene pessoal e do ambiente. Assim, é dever de todos não permitir nenhum tipo de desperdício e garantir uma água segura, com qualidade, pura e cristalina. O seu consumo permite uma vida mais confortável, a começar pelo ato de saciar a sede, de prover alimentos, seja na agricultura, nas indústrias, nos restaurantes ou em cada moradia.
    A água também é indispensável para a geração de energia, para os transportes, a recreação, a saúde e para o emprego da população.
    Existe uma falsa ideia de que os recursos hídricos são infinitos. Realmente há muita água no planeta, mas menos de 3% desse volume é formado por água doce, do qual mais de 99% fica congelado nas regiões polares, o que dificulta a sua utilização pelo homem.
    Ela não tem cheiro (inodora), não tem cor (incolor), não tem sabor (insípida) e é formada por dois gases: hidrogênio (H) e oxigênio (O2).
    Para que a água se torne potável, ou seja, própria para o consumo, precisa ser tratada. Atualmente, milhões de pessoas em todo mundo não dispõem de água de boa qualidade, e um dos motivos está na contínua poluição dos rios, decorrente da falta de cuidado do homem.
    Dizemos que a água está contaminada, ou imprópria para o consumo, quando apresenta sujeira e micro-organismos que causam doenças ao homem e aos animais.
  

1)    Segundo o texto quais são as propriedades principais da água?
 2)    Além da hidratação humana, quais são os outros possíveis empregos da água?
 3)    Cite algumas das características da água imprópria para consumo?
 4)    Qual é o elemento fundamental para a maior parte dos seres vivos?
 5)    Qual a necessidade diária de água por pessoa?
 6)    Uma certa porcentagem do peso de uma pessoa é formada por água. Qual é essa porcentagem?
 7)    Quantos e quais são os gases que formam a água?
 8)    Qual a função da água no corpo?
 9)    Dê exemplos de alimentos que contém água?
 10)  Qual é a porcentagem dessa água que não está congelada?
 11)  Qual é a porcentagem de água doce no mundo?








SAIBA COMO EVITAR O DESPERDÍCIO DE ÁGUA


       Precisamos preservar o meio ambiente economizando água e evitando o desperdício.
       Para contribuir com a economia desse recurso natural fundamental para nossa existência listamos algumas dicas:
- Ao escovar os dentes evite deixar a torneira aberta, abra somente quando for enxaguar. Faça o mesmo quando for fazer a barba ou lavar as mãos.
- Evite dar descargas sem necessidade, e quando fizer aperte a válvula somente durante o tempo necessário.
- Evite banhos muito demorados, no máximo até 6 minutos seria o ideal.
- Ao lavar louça deixe os pratos, panelas de molho, e mantenha a torneira fechada na hora de ensaboar.
        Seguindo essas dicas você contribui não só com a preservação da água, como também economiza seu dinheiro, reduzindo as contas de água.

1- Na frase “Para contribuir com a economia desse recurso natural fundamental para nossa existência” A palavra sublinhada refere-se a que recurso natural?

(    ) Ao planeta Terra
(    ) Ao desperdício
(    ) A água
(    ) A economia

2- Esse texto fala sobre:

(    ) Que todo mundo gasta água
(    ) Dá dicas sobre como economizar água
(    ) Como os peixes precisam de água.
(    ) Ensina a escovar os dentes

3- Qual das alternativas abaixo tem o mesmo sentido da frase: “Precisamos preservar o meio ambiente”.

(    ) Nós estamos destruindo o meio ambiente.
(    ) Eles estão criando um novo planeta.
(    ) Nós devemos cuidar da natureza.
(    ) Podemos destruir livremente o meio ambiente.

4- Cite três lugares onde podemos encontrar água no planeta Terra.
a) ______________________
b) ______________________
c) _______________________

5- Quais são os três estados físicos em que a água pode ser encontrada?  ___________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________

6- Numere fazendo a correspondência entre as características da água e o seu significado:

1- Incolor                         (    ) sem sabor
2- Insípida                        (    ) sem cheiro
3- Inodora                         (    ) sem cor

7- Marque somente a alternativa que está INCORRETA:

(    ) A água pode dissolver muitas substâncias.
(    ) No ambiente, a água está em constante movimento formando um ciclo.
(    ) Os três estados físicos da água são: sólido, líquido e gasoso.
(    ) A água é um recurso natural sem importância.

8-Numere corretamente:

1-Condensãção                (     ) do sólido para o líquido
2-Vaporização                   (     ) do gasoso para o líquido
3-Fusão                              (     ) do líquido para o sólido
4-Solidificação                   (     ) do líquido para o gasoso

9- Onde encontramos a maior parte da água que existe em nosso planeta e por que ela não pode ser usada para o nosso consumo?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________





Nome: _______________________________________________
Disciplina: _______________





Água é Vida
                                                                                 Vilmar Berna 
           
A superfície de nosso planeta é constituída por apenas 30% de terra firme. Os 70% restantes são de água. Olhando do espaço, nosso Planeta Terra mais parece um Planeta Água! Só que a maior parte dessa água, cerca de 97%, é salgada, indisponível, portanto, para beber. Mas os oceanos têm outras importantes funções em nossa vida. Por exemplo, ao contrário do que muitos possam imaginar, não são as árvores que fornecem o oxigênio na quantidade suficiente para permitir a vida sobre o Planeta, mas as microscópicas algas do oceano. 
Das águas que existem sobre o Planeta, apenas 3% são doces e somente 0,6% está disponível na superfície, como as águas dos rios e lagos! O restante está indisponível congelada nos polos, ou na forma de vapor d'água na atmosfera, ou em lençóis subterrâneos. 
Além de pouca, a água que está na superfície não é distribuída de forma igual no Planeta. O Brasil, por exemplo, possui a maior reserva de água doce superficial do mundo, cerca de 30% de toda a água disponível, mas ela está mais concentrada na Bacia Amazônica, longe, portanto, dos centros consumidores, como as regiões sul e sudeste. Na região nordeste, ao lado da Bacia Amazônica, as secas produzem desertos e provocam mortalidade entre as pessoas e os animais. 
As águas doces superficiais de nossos rios e lagos são um dos tesouros  mais preciosos para a vida no Planeta. Mas o que estamos fazendo - ou deixando que façam - com esse tesouro? A mesma água doce que serve para abastecer as casas, as empresas, é usada também para diluir e receber esgotos domésticos e industriais sem tratamento! 
E mais. A falta de florestas protetoras nas áreas de mananciais e nas bacias hidrográficas provoca danos enormes aos rios e lagos. Sem vegetação nos morros, as águas das chuvas, em vez de penetrarem no solo e irem alimentar os mananciais, correm rapidamente para os rios e daí para o mar, tornando-se novamente salgadas, além de carregarem junto os sedimentos que irão entupir os rios e os lagos, provocando enchentes nas cidades quando chove mais forte. As florestas agem como uma espécie de esponja que amortece os pingos das chuvas fazendo com que penetrem no solo, indo alimentar os mananciais que abastecem os rios e lagos. 
O que temos de fazer é muito simples: trabalhar com a natureza e não contra ela. São várias as medidas que podemos tomar no sentido de preservar nossos rios e lagos. Pode parecer uma tarefa enorme, e aí a tendência é acharmos que o mundo melhor que desejamos começa no outro ou depende dos governos e das empresas. Entretanto, o mundo melhor que queremos começa em nós, e os grandes problemas são formados de pequenos problemas que não foram solucionados quando eram pequenos. Uma forma de enfrentar um grande problema é ir solucionando aos poucos o que está em nosso alcance. 
As pessoas podem, por exemplo, escolher um dia da semana ou do mês para promover um mutirão voluntário de limpeza de um rio ou lago, plantarem mudas de árvores nativas nas margens e áreas de mananciais, podem formar grupos de vigilância dos céus acompanhando os balões para impedir que provoquem incêndios florestais em encostas, podem ajudar no monitoramento e na denúncia de poluição em rios e lagos, etc. Se fomos capazes de interferir na natureza para piorar as coisas, também somos capazes de medidas concretas para ajudar o meio ambiente, pois o planeta seguramente conseguirá sobreviver sem nós, talvez um pouco mais feio e arranhado, mas nós, seguramente, não sobreviveremos sem o planeta. 


1-  O texto "Água é vida" pode ser dividido em 3 partes: a) exposição sobre a distribuição da água no planeta; b) problemas que a ação do homem tem causado à água; c) necessidade de se fazer algo, dando exemplos de ações possíveis para isso. 
a) Onde começa e termina cada uma dessas partes? 
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Dê um título bem sugestivo a cada uma delas. 
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2 - Apesar da grande quantidade de água existente em nosso planeta, há dois obstáculos ou impedimentos para sua utilização pela população mundial. Quais são eles? 
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3 -  Os cientistas apontam, entre as causas  que estão levando à falta de água potável no mundo, as seguintes: 
Aquecimento do clima: a temperatura sobe, aumenta a evaporação, diminui a água disponível no meio ambiente. 
* Crescimento da população mundial aumentando o consumo de água, não só nas zonas urbanas como no campo, para a produção de alimentos. 
Falta de saneamento básico e tratamento da água. 
* A degradação ambiental, ou seja, as alterações que o homem provoca no ambiente, por exemplo, o desmatamento que remove a vegetação e impermeabiliza o solo. 

Quais destas causas são tratadas no texto "Água é vida"? 
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4 -  Segundo o texto, "a mesma água doce que serve para abastecer as casas, as empresas, é usada também para diluir e receber esgotos domésticos e industriais sem tratamento". 

a) Quais as consequências disto? 
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5 - Explique o seguinte trecho: "O que estamos fazendo - ou deixando que façam - com esse recurso"? 
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­____________________________________________________________
6 -  Explique resumidamente, com suas palavras, porque a destruição de florestas concorre para a escassez da água. 
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7- Na opinião do autor, de quem é a responsabilidade de preservar nossos rios e lagos? Você concorda com ele? Por quê? 
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

8- Em alguns momentos o autor utilizou-se da primeira pessoa do plural, como exemplificado nos seguintes trechos: 
Mas os oceanos têm outras importantes funções em nossa vida. 
Se fomos capazes de interferir na natureza para piorar as coisas, também somos capazes de medidas concretas para ajudar o meio ambiente. 

a) Retire dois outros exemplos do texto. 
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b)  Por que o autor usou a primeira pessoa do plural no texto? 
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
9 Releia o texto e responda.

a) Entre as ações apresentadas pelo autor para socorrer a natureza, qual você acha que é mais eficiente? Por quê?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b) E qual é a mais difícil? Por quê? 
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
10 -  Observe como o autor finaliza seu texto: 
"[...] o planeta seguramente conseguirá sobreviver sem nós, talvez um pouco mais feio e arranhado, mas nós, seguramente, não sobreviveremos sem o planeta." 

a) Qual palavra mostra a atitude do autor em relação ao que diz?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 
b) Qual é a atitude do autor do texto em relação ao que está apresentando? 
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

11 -  Você tem trabalhado com a natureza ou contra a natureza? O que você tem feito? 
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Gabarito:

1-  a) Primeira parte - distribuição da água no planeta: parágrafos 1, 2 e 3. Segunda parte - problemas causados à água pelo homem: parágrafos 4 e 5. Terceira parte - necessidade de preservar a água: parágrafos 6 e 7. 

2. - 1°) Quantidade relativamente pequena de água doce disponível. 
2°) Distribuição irregular da água no planeta. 

3-  Falta de saneamento e de tratamento da água e as alterações provocadas pelo homem no meio ambiente. 

4 - a) As águas de um rio que recebe esgotos ficam poluídas e podem provocar doenças e, em alguns casos, até a morte. 

5- Se uma pessoa não faz nada para impedir que os outros destruam o meio ambiente, ela também é responsável. Ela não o destrói, mas sua omissão permite que os outros o destruam. 

6-  As florestas facilitam a penetração da água da chuva no solo. Sem vegetação, as águas da chuva não penetram no solo, correm rapidamente para os rios, provocando enchentes, e daí para o mar, onde ficam salgadas novamente. 
Professor(a): a forma do resumo pode variar bastante, mas a ideia central deve ser constante. 

7-  Todos somos responsáveis e não só o governo e as empresas. Resposta pessoal. 

8.- a) Sugestão: 
- A superfície de nosso planeta e constituída por apenas 30% de terra firme." (1º §) 
- "Mas, o que estamos fazendo - ou deixando que façam - com esse tesouro?" (4º §) 
- "São varias as medidas que podemos tomar no sentido de preservar nossos rios e lagos." (5° §) 
b) Para mostrar que ele e leitor compartilham do mesmo planeta, compartilham os mesmos problemas e devem participar das soluções. E para envolver o leitor. 

9-  Resposta pessoal.

10- a) Seguramente.           b) Certeza.

11- Resposta pessoal






A ÁGUA NOSSA DE CADA DIA


          Hoje de manhã, enquanto levava meu filho para a escola, assisti a diversas cenas de desperdício.   Rua após rua,  homens e mulheres usavam mangueiras para lavar calçadas e carros com jorros e jorros de água potável.
 Nos primeiros casos cheguei a diminuir a velocidade do meu carro para sinalizar aos dissipadores que não deveriam estar fazendo aquilo. Mas eles olhavam, sem entender o que eu queria passar com os gestos... e continuavam com as torneiras abertas.
        Nos casos seguintes, desisti.
     Só olhava, desolado, toda aquela água preciosa escorrendo pela calçada, pelas sarjetas...
    Se voltar a percorrer o bairro nesta bela manhã de abril provavelmente vou surpreender mais dissipadores em ação.
Talvez já lavando carros, mais pátios e calçadas.
        E vou, de novo, ficar triste com o desperdício escancarado, explícito, irresponsável.
        O que fazer para que nós, nossos filhos e os filhos de nossos filhos tenham água de boa qualidade e em quantidade no futuro?
 Acho que, para começar, falar com as crianças. 
Se os adultos dão lições de desperdício, as crianças podem, no tempo, reverter o processo. Enquanto crianças, podem entender melhor a necessidade de preservamos nossos recursos naturais. Água, inclusive. Quando crescerem, vão substituir os adultos insensatos de hoje já com atitudes corretas no cuidado com o meio ambiente.
        Longe de mim a ideia de transformar quem quer que seja em vigilante, patrulheiro, inspetor de recursos naturais. Também seria insensato. Em alguns casos até perigoso.
          Tem gente que não aceita críticas.
          Mas se cada um de nós pudesse passar aos filhos, às crianças, em geral, propostas, ideias e conselhos para buscarem a economia, a racionalização do uso da água, teríamos um início de caminho já sinalizado.
         E enquanto crianças e jovens vão se conscientizando, vamos pensando, num modo de chegarmos até os dissipadores adultos com orientação e informações.
         Pra começar, à volta da escola, já vou falando sobre o assunto com meu filho. 
De novo, porque lá em casa o assunto já é velho e conhecido. Mas bons conselhos podem ser repetidos... e acumulados.
         E cuidados com nossos recursos naturais deveriam merecer até mesmo algum tipo de saudação. Assim, como dizemos bom dia, boa noite, até logo, poderíamos começar a dizer: Salvou água, hoje? Apagou a luz que não está usando? Salvou uma árvore? Pensou nas crianças que não têm água para beber?...
Pode parecer meio dramático. Mas antes um dramático falado do que sentido.
         Enquanto é tempo.


1)  Pesquise e copie em seu caderno o significado das seguintes palavras:

dissipar – escancarar – explícito – insensatez – racionalizar –
desolado – sarjeta - reverter - escassez


2)  Leia com atenção as afirmativas abaixo e indique se são verdadeiras ou falsas.

(    ) O narrador do texto é um narrador-observador; não participa dos acontecimentos.
(      ) O cronista convoca a todos para tornarem-se patrulheiros da água.
(     ) Os dissipadores de água são os que mais a defendem e lutam por sua preservação.
(     ) O narrador do texto é um narrador-personagem; participa dos acontecimentos.
(     ) O cronista questiona o que pode ser feito para se resolver o grave problema da água.

3) O que você faz ou pode fazer para evitar o desperdício da água em seu dia-a-dia?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4) Produção de texto. 
Escreva um texto como se você fosse a ÁGUA deixando um recado aos habitantes do planeta Terra.
Capriche. Seja criativo (a) e demonstre seus conhecimentos.





________________________


________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 






         Nome: _______________________________________
Disciplina: __________________________





Usar água sim; desperdiçar nunca


O verão veio bravo. Ninguém aguenta o calor. É tempo de piscina, praia, refrescos, sorvetes e muito desperdício de água.
Esse mau hábito não é novo. Ao ler uma instrutiva reportagem publicada pelo "Estado" (6/2/2006), fiquei estarrecido ao saber que o consumo por pessoa em São Paulo é de 200 litros por dia, bem superior aos 120 litros recomendados pela ONU.
Em 2005, o consumo de água na região da Grande São Paulo aumentou 4% em relação a 2004. Só em dezembro, foram consumidos 128 milhões de metros cúbicos de água - o maior consumo desde 1997.
É uma soma fantástica e sinalizadora de muito desperdício. Os repórteres responsáveis pela reportagem mencionada "flagraram" muitas pessoas lavando as calçadas com mangueira a jato em lugar de vassoura. Trata-se de um luxo injustificável. No consumo doméstico, cerca de 72% da água são gastos no banheiro e, neste, o chuveiro responde por 47%. Os banhos exageradamente demorados desperdiçam água e energia elétrica.
É verdade que o asseio é uma das virtudes dos brasileiros e devemos conservá-la. Mas não há necessidade de ficar meia hora debaixo do chuveiro para manter a boa higiene. Quando estudei nos Estados Unidos, há mais de 50 anos, a dona da república onde morava, uma senhora franzina e de cara muito fechada, me fez pagar uma sobretaxa de aluguel porque sabia que, como brasileiro, eu estava acostumado a tomar banho todos os dias e a "gastar" muita água. Na época, garoto novo, achei a mulherzinha um monstro de avareza. Hoje, vejo que todas as nações do mundo precisam economizar água.
O Brasil é um país abençoado por possuir cerca de 20% da água do mundo. Isso é um privilégio quando se considera que só 3% da água do planeta é aproveitável e que mesmo esses 3% não são imediatamente utilizáveis, porque uma grande parte está nas geleiras longínquas e em aquíferos profundos. Na verdade, a quantidade de água que pode ser usada para alimentar os seres vivos, gerar energia e viabilizar a agricultura é de aproximadamente 0,3%.
Desse ponto de vista, a água é um bem escasso. Não é porque temos 20% da água do mundo que podemos perdê-la irresponsavelmente. O uso da água precisa ser racionalizado, em especial nas grandes aglomerações urbanas, onde os mananciais não dão conta de atender a população.
O Brasil já possui uma lei das águas, promulgada em 1997, cujo objetivo central é o de "assegurar à atual e às futuras gerações a necessária disponibilidade de água". Recentemente, o Conselho Nacional de Recursos Hídricos aprovou o Plano Nacional de Recursos Hídricos, com vistas a induzir o uso racional da água
Tais instrumentos são importantes. Mas o Brasil ganhará muito se as escolas e as famílias ensinarem as crianças a não repetirem os desperdícios praticados pelos adultos. Comece hoje a ensinar seus filhos e netos. E, sobretudo, dê o bom exemplo. Afinal, para mudar hábitos, os exemplos e a educação são peças-chave.

 Por Antônio Ermírio de Moraes  - 17 de Fevereiro de 2006 Fonte: Folha De São Paulo


Após ler o texto com muita atenção, responda:

1 - Escreva o título do texto, seu autor e veículo de publicação.
  _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2 – Qual é o assunto tratado neste  texto?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3 – Escreva as informações que você já:

·        conhecia
  ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
·        não conhecia
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4 -  Qual a sua opinião sobre o assunto? Escreva no mínimo um parágrafo, argumentando sobre seu ponto de vista.


________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



Nome: ____________________________________________
Disciplina: _________________________________




Dia Mundial da Água

É hora de aprender que esse é um bem finito!

Em 1992, em um importante evento que antecedeu a ECO-92, aconteceu na Irlanda a conferência internacional de água que, dentre outras medidas, estabeleceu o dia 22 de março como sendo o dia mundial da água. Muito mais que uma data comemorativa, esse é o dia para que o mundo todo, todos os seus habitantes, reflitam sobre o uso e a importância do mais precioso líquido para o ser humano, que é a água.  Afinal sem ela não há vida.



1- O objetivo principal do texto DIA MUNDIAL DA ÁGUA é:

(A) contar uma história sobre a água                                  
(B) alertar sobre a preservação da água
(C) dar notícia sobre o dia internacional da água    
(D) comemorar o dia da água

2- “É hora de aprender que esse é um bem finito!”. A frase é:

(A ) Exclamativa                   
(B) Afirmativa                       
(C) Interrogativa                    
(D) Negativa

3-  É precioso saber que a água é um bem finito. A expressão significa:

(A) que sempre existirá água                       
(B) a água é um líquido que terá fim
(C) economizar é importante           
(D) a água nunca acaba

4- Se a água é um líquido precioso para o ser humano, podemos dizer que ela:

(A) pode ser utilizada à vontade
(B) pode ser utilizada apenas por quem paga a conta de água
(C) devemos utiliza-la com sabedoria e economia
(D) devemos vendê-la, pois ela é preciosa e podemos ganhar dinheiro com ela

5- Comemora-se o Dia Mundial da Água:

(A) no dia 22 de maio
(B) no dia 12 de março
(C) no dia 19 de maio
(D) no dia 22 de março





Nome: ____________________________________________________________
Disciplina: _____________________




ÁGUA: UM RECURSO PRECIOSO


A água, uma das substâncias mais comuns em nosso planeta é formada por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio, partículas muito pequenas, invisíveis a olho nu que reunidas formam essa molécula importantíssima para a vida. Graças a essa enorme importância na manutenção dos ciclos naturais e na manutenção da vida na Terra, que água merece uma atenção especial, afinal a Terra é vista do espaço como um planeta azul por ser praticamente 70% coberta por superfícies aquosas.
Apesar da abundância dos recursos hídricos na Terra, sua distribuição é bastante desigual pelos continentes. O problema do acesso à água potável acontece, especialmente, nos países mais pobres. Por causa da poluição e da exploração excessiva, a água potável é atualmente considerada um recurso natural finito. É necessária uma atitude responsável no que se refere à preservação da água.
Além disso, grande parte da água existente no nosso planeta não se apresenta apenas no estado líquido (rios, lagos, represas) mais também nas nuvens, rochas, solo, massas de gelo, topo das montanhas, em seres vivos dificultando o acesso a este bem preciso para a vida. 
Infelizmente hoje, a escassez de água potável afeta uma em cada seis pessoas no mundo, e as doenças relacionadas à água de má qualidade são atualmente a principal causa de mortes. Em muitos países, a crise da água é a principal razão para a pobreza da população. Estima-se que 25% dos habitantes de nações em desenvolvimento compram água por preços muito altos, em alguns casos ao custo é tão alto que compromete os orçamentos domésticos.




1)  O planeta Terra também é conhecido por Planeta Azul pela abundância de água.
Em quais locais do planeta podemos encontrar água doce?  Porque tanta gente sofre com a falta desse recurso?  
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2) Quais problemas a falta de água pode acarretar para a humanidade ? Por quê ?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3) Com relação a água  assinale a alternativa correta. Apenas uma é correta.

a) A água do planeta está sendo comprometida pela poluição doméstica, industrial e agrícola, e pelos desequilíbrios ambientais resultantes dos desmatamentos e do uso indevido do solo.
b) Desvios de água para irrigação, construção de hidrelétricas, consumo excessivo, desmatamento e poluição têm contribuído para a redução de conflitos entre usuários.
c) O Brasil possui pouca quantidade de água superficial e subterrânea devido às suas características de localização e geológicas.
d) No Brasil chove muito pouco, esse tem sido o maior problema ligado à falta de água para abastecer as cidades.
                                   
4) Além do mau uso, a demanda por esse recurso tem sido cada vez maior, devido ao crescimento populacional e ao aumento das  atividades  econômicas. Sua escassez em algumas regiões do mundo já é uma realidade, muitos povos sofrem com a sua diminuição e futuramente terão sua sobrevivência ameaçada. A afirmação revela a preocupação com a escassez:

a) do petróleo.
b) da vegetação.
c) da água.
d) de alimentos.

5)  Em 2025, duas de cada três pessoas viverão situações de carência de água, caso não haja mudanças no padrão atual de consumo do produto. Uma alternativa adequada e “barata” para prevenir a escassez, de água seria:

a) desenvolver processos de reutilização e economia da água.
b) retirar a água subterrânea (interior do solo).
c) transformar água salgada dos oceanos em doce.
d) comprar água doce de outros estados e países.


6) Liste as informações que você  considera  mais  importantes neste texto.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________












Nome_____________________________________

Disciplina: _________________________________



TEXTO INFORMATIVO

 

                        Dia Mundial da Água




O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado à discussão sobre os diversos temas relacionados a este importante bem natural.
Mas porque a ONU se preocupou com a água se sabemos que dois terços do planeta Terra são formados por este precioso líquido? A razão é que pouca quantidade, cerca de 0, 008 %, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo). E como sabemos grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) está  sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial. Pensando nisso, foi instituído o Dia Mundial da Água, cujo objetivo principal é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema.
No dia 22 de março de 1992, a ONU também divulgou um importante documento: a “Declaração Universal dos Direitos da Água” (leia abaixo). Este texto apresenta uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água.
Mas como devemos comemorar esta importante data? Não só neste dia, mas também nos outros 364 dias do ano, precisamos tomar atitudes em nosso dia-a-dia que colaborem para a preservação e economia deste bem natural. Sugestões não faltam: não jogar lixo nos rios e lagos; economizar água nas atividades cotidianas (banho, escovação de dentes, lavagem de louças etc); reutilizar a água em diversas situações; respeitar as regiões de mananciais e divulgar ideias ecológicos para amigos, parentes e outras pessoas.




1 - A função desse tipo de texto é: 

a) Fazer as pessoas refletirem que só poderão usar a água as pessoas com educação.                          
b) Orientar as pessoas quanto ao uso da água de forma consciente.
c) Mostrar que podem usar água todos os indivíduos da nação brasileira.
d) Mostrar que podem usar a água não só os indivíduos da nação brasileira, como também os das nações internacionais.
e) Orientar que se não chover, a água pode faltar. Portanto, a água deve ser usada com moderação.

2 -  Sobre o desperdício da água é correto afirmar:

(      ) A água é o bem mais precioso e importante para a vida, por isso mesmo os seres humanos cuidam tão bem da água e não poluem ela.
(      ) Quando tomamos banho precisamos deixar o chuveiro ligado o tempo todo, pois podemos passar frio se o desligarmos.
(    ) No Brasil a população foi proibida de lavar carros com mangueira para evitar o desperdício.
(  ) A pequena porcentagem de água no nosso planeta é água doce líquida, precisamos  ter consciência e economizar  essa água, pois essa porcentagem pode ser cada vez menor.

3 – De acordo com o texto, o  que pode causar a escassez de água potável?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4- Que mensagem é transmitida no último  parágrafo  do  texto?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________   _






           Declaração Universal dos Direitos da Água

Art. 1º - A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos. 


Art. 2º - A água é a seiva do nosso planeta.Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à vida, tal qual é estipulado do Art. 3 º da Declaração dos Direitos do Homem. 

Art. 3º - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia. 

Art. 4º - O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam. 

Art. 5º - A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras. 

Art. 6º - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo. 

Art. 7º - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis. 

Art. 8º - A utilização da água implica no respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado. 

Art. 9º - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social. 

Art. 10º - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra. 





1 - Quando foi criada a Declaração dos Direitos da Água?
________________________________________________________________________________________________________________________

2- Em que dia e mês é comemorado o Dia Mundial da Água?  Para que esse dia foi criado?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3- Como deve ser feita a utilização da água?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4- Escolha e escreva um dos artigos  da  Declaração dos Direitos da Água justificando sua escolha.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 







MODELO DE QUESTIONÁRIO

 ALUNO (A): ________________________________  ANO: _____ 
PROFESSORA: ________________________________________
DISCIPLINA: _______________________________________



Responda as questões abaixo conforme o que você sabe.

1- Você mora em:

(   ) casa   (   ) apartamento   (   ) outro -  Qual_____________________

2- Quanto acha que sua família paga mensalmente, pelo consumo de água?

(   ) até R$ 80,00        (   ) mais de R$ 80,00        (   ) mais de R$100,00

3- Sua família se preocupa com o consumo e a economia de água?

(    ) sim           (    ) não         (    ) às vezes  
Porquê ?_________________________+_______________________

4- Quanto tempo você gasta para tomar banho?

(    ) até 10 minutos      (   ) de 10 a 20 minutos    (   ) mais de 20 minutos

5- Você escova os dentes com a torneira:
(   ) aberta              (   ) fechada
Em quanto tempo: (    ) menos de 5 minutos       ( ) de 5 a 10 minutos

6- Na sua residência, há preocupação em aproveitar a água da chuva ou da máquina de lavar para limpar outros ambientes?

(   ) sim        (   ) não        (   ) nunca pensamos nisso

7- Se preocupa com a economia de água aqui na escola?

(   ) sim         (    ) não          (   ) às vezes

8- Quem paga a conta de água que gastamos aqui, na  escola?

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
9- Quando você percebe algum vazamento na escola, procura comunicar os funcionários responsáveis ou a diretora para resolver o problema?

(   )   sim           (    ) não         (    ) não me preocupo com isso

10- Já ficou algum dia sem água?

(   ) sim          (   )nunca  
Se responder sim, como sua família recomendou o uso da água nesse dia?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_
11- Faça um mapa mental (desenho) representando a importância que a água tem para você.















Observação: Construir tabela e gráfico com os dados obtidos. 





MODELO DE ENTREVISTA PERCEBENDO A ÁGUA NO ESPAÇO ESCOLAR


 ALUNO (A): ___________________________ ANO: ____                               ENTREVISTADO: ___________________________
DATA: ______________________

 Quantos alunos estão matriculados na escola , em 201____?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 Quantos metros cúbicos  de água  são gastos na escola?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Qual valor em dinheiro por mês da conta de água?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Quem paga essa conta?
_________________________________________________________________________________________________________-_____________

Qual local da escola que possui maior frequência de problemas em relação ao uso da água (vazamento/desperdício/ mau uso)?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Há preocupação em orientar os funcionários da escola para economizar água?

(   ) sim             (   ) não
Por quê? 
________________________________________________________________________________________________________________________

Quais espaços da  escola  são limpos utilizando a água?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Como é feita a limpeza desses espaços? E qual a frequência?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________







MODELO CONTROLE DE CONSUMO  DA ÁGUA
DA RESIDÊNCIA



Nome ___________________­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­______________________



Moro em: (  ) casa       (    ) edifício de apartamentos

Nº de pessoas:____________


Mês:___________ Metros cúbicos gastos__________ Valor R$______
Valor do esgoto  R$___________________

Observações:  _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________







CALCULANDO


1 - A tabela abaixo apresenta o gasto de água, em m³, de uma família durante 5 meses.

MÊS
GASTO DE ÁGUA (m3)
Janeiro
45
Fevereiro
38
Março
30
Abril
19
Maio
18

a) Faça o gráfico de colunas representando a situação acima. Pode utilizar  uma folha de papel quadriculado.




















b) Que mês o gasto de água foi maior? Quantos litros?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c) Que mês o gasto de água foi menor? Quantos litros?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
d) Quantos litros de água foram gastos nesses 5 meses?








 Resposta: ___________________________________________

e) Exercitando as dicas de economia, o gasto de água, em m³, dessa família durante 5 meses poderia ser   menor que este apresentado?  Justifique  sua  resposta.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2 - Uma torneira, que está com vazamento, goteja 8 vezes a cada minuto. Em um dia inteiro quantas vezes essa torneira irá gotejar?

Operação: _________________________________
Calculo:



Resposta: ____________________________________

3 - Uma torneira gotejando pode desperdiçar 1.380 litros de água por mês. Considerando esse mesmo gasto, em 1 ano, quantos litros terá desperdiçado?

Operação: _________________________________
Calculo:





Resposta: ____________________________________

4 - O reservatório de água da cidade está com apenas 63.000 litros. Sabendo que isso  representa  2/4 da capacidade total, qual é a capacidade máxima deste reservatório?

Operação: _________________________________
Calculo:







Resposta: ____________________________________

5 – O valor da conta de água de Renata, em junho, foi de R$ 240, 00.  Praticando algumas dicas de economia a conta do mês de julho  teve   uma redução de 30%. Qual foi o valor dessa conta?

Operação: _________________________________
Calculo:






Resposta: ____________________________________






A importância da água na história do homem


A água sempre foi utilizada pelos seres humanos como recurso, seja para o próprio consumo ou fonte de alimentos. O estabelecimento de um grupo de pessoas em um local era determinado em grande parte pela presença de água nas proximidades. É por isso que algumas cidades como, por exemplo, São Paulo, nasceram às margens dos rios que lhe forneciam água para beber e fazer a sua higiene, o peixe para fazer a alimentação, servindo também como meio de transporte de suas produções.
O avanço da tecnologia possibilitou a utilização da água, em grande quantidade, para a produção de energia elétrica nas usinas hidrelétricas, isso quando o homem percebeu que as quedas d’água possuíam energia potencial para movimentar as turbinas das usinas elétricas, surgiram as barragens para represar as águas dos rios e canalizar todo o fluxo de água, além de formar potentes quedas d’águas. E para a irrigação de grandes áreas agrícolas aprendeu-se a desviar os cursos de rios e foram construídos grandes açudes.


A poluição da água

A água é um dos recursos naturais mais utilizados pela humanidade. A água potável é aquela que na linguagem comum chamamos de água pura e que, para ser bebida por nós, deve ser clara, fresca e inodora. É água livre de materiais tóxicos e microorganismos (bactérias, protozoários) prejudiciais a nossa saúde.
A água potável é encontrada em pequena quantidade em nosso planeta, e não está disponível infinitamente. Por ser um recurso limitado, seu consumo deve ser planejado.
O planejamento da utilização dos recursos hídricos deve ser adequado às características do manancial e às diversas finalidades a que se destina a água. É importante que se garanta água em quantidade suficiente e qualidade recomendável aos diversos tipos de consumo.
A interferência humana pode provocar alterações sérias no delicado equilíbrio ambiental de nosso planeta. Daí a necessidade de conhecimento, de planejamento e de conscientização antes de serem executadas obras e outras atividades que posam interferir na natureza.
A água pode conter barro, areia, e outras impurezas que naturalmente estão presentes nela e não a torna imprópria para o consumo. O perigo está nas impurezas que a tornam imprópria para o consumo, isto é, que torna a água poluída, contaminada com produtos químicos tóxicos ou  com  microorganismos.


                              As fontes de poluição 

A falta de saneamento básico
No Brasil, cerca de 80% do esgoto é lançado em rios e no mar. É um dos maiores problemas do país: a falta de saneamento básico e de redes de tratamento de esgoto. Toda casa deveria ter uma rede de canos para levar a água suja para grandes centrais de tratamento.


As indústrias provocam poluição das águas
As grandes indústrias também poluem. Elas lançam nos rios os resíduos de sua produção. São produtos químicos muito tóxicos e malcheirosos, que destroem a vida dos rios. Os governos de vários países exigem que as indústrias limpem os dejetos antes de lançá-los em águas limpas, mas as fábricas nem sempre respeitam as leis.

O petróleo
O mais importante método de transporte de petróleo ocorre por reservatórios oceânicos e por oleodutos sobre a terra. Estes métodos de transporte podem poluir o ambiente através de acidentes, derramamentos grandiosos de petróleo por operações de descarga, como por exemplo, a limpeza dos tanques de estocagem, essa prática de enchimento de tanques com água do mar após a entrega da carga de petróleo ou de um produto refinado e a descarga do óleo no mar quando o navio viaja para pegar sua próxima carga. Também pode ocorrer derramamento devido a falta de capacidade dos tanques, plataformas furadas no mar, de navios ou embarcações ou explosões de poços ou de oleodutos danificados na terra. Um derramamento em terra pode ocorrer de muitas formas, mas os maiores eventos envolvem geralmente ruptura de um oleoduto ou explosão do poço.





Estação de Tratamento de Água (ETA) – Etapas

Para que possamos utilizar produtos de limpeza, cozer alimentos, realizar a assepsia, dentre outras ações que utilizem água de forma tranquila, a água destinada ao consumo humano deve preencher condições mínimas para que possa ser ingerida ou utilizada para fins higiênicos, o que se consegue através dos processos de uma estação de tratamento.




Vejamos as etapas que acontecem no processo de tratamento da água:

1 – Captação,  a água passa por um sistema de grades que impede a entrada de elementos macroscópicos grosseiros (animais mortos, folhas, etc.) no sistema. Parte das partículas está em suspensão fina, em estado coloidal ou em solução, e por ter dimensões muito reduzidas (como a argila, por exemplo), não se depositam, dificultando a remoção.
2 – Coagulação, visa aglomerar essas partículas, aumentando o seu volume e peso, permitindo que a gravidade possa agir. Isso é feito, geralmente, através da adição de cal hidratada (hidróxido de cálcio) e sulfato de alumínio, sendo agitada rapidamente. Esses materiais fazem as partículas de sujeira se juntarem.
3 – Floculação, a água é agitada lentamente, para favorecer a união das partículas de sujeira, formando os flocos. Em solução alcalina, o sulfato de alumínio reage com íons hidroxila, resultando em polieletrólitos de alumínio e hidroxila (policátions) com até 13 átomos de alumínio. Esses polieletrólitos de alumínio atuam pela interação eletrostática com partículas de argila carregadas negativamente e pelas ligações de hidrogênio devido ao número de grupos OH, formando uma rede com microestrutura porosa (flóculos).
4- Decantação, a água não é mais agitada e os flocos vão se depositando no fundo, separando-se da água. O lodo do fundo é conduzido para tanques de depuração. O ideal é que ele seja transformado em adubo, em um biodigestor. A água mais limpa vai para o filtro de areia.
5- FiltraçãoA água já decantada passa por um filtro de cascalho/areia/antracito (carvão mineral), onde vai se livrando dos flocos que não foram decantados na fase anterior e de alguns microrganismos.
6- Cloração. A água filtrada está limpa, mas ainda pode conter microrganismos causadores de doenças. Por isso, ela recebe um produto que contém cloro, que mata os microrganismos. Na água, o cloro age de duas formas principais: a) como desinfetante, destruindo ou inativando os microorganismos patogênicos, algas e bactérias de vida livre; e b) como oxidante de compostos orgânicos e inorgânicos presentes.





O ciclo da água



As moléculas de água que evaporam dos oceanos, rios e lagos formam as nuvens. Uma vez que as nuvens ficam pesadas o suficiente pode então chover no mesmo local onde houve a evaporação. Mas se essas nuvens forem transportadas pelos ventos pode chover em outro local. Sendo assim, nós aqui em Ribeirão Preto (interior de SP), podemos ter na nossa chuva, moléculas de água que saíram lá de Santos (litoral) ou do interior do estado de Minas Gerais, e viajaram com os ventos até aqui. Estes processos de evaporação, transporte e precipitação (chuva ou neve) fazem parte do chamado ciclo da água.
As águas subterrâneas também evaporam, pois estas molham o solo, que transpira. As plantas também transpiram, e assim, as nuvens também são formadas pelas moléculas de água com origem no solo e plantas. A água da chuva é percolada para o interior do solo com a ajuda das raízes das plantas, e assim vai penetrando mais e mais fundo, formando os lençóis freáticos. Sem as plantas grande parte da água escoa para os rios sem ter tempo de ser armazenada no subsolo.
Se chovesse sempre a mesma quantidade de água que evapora e escoa de cada região, então o volume de água disponível não mudaria. Mas sabemos que há secas até em cidades como Manaus, onde costuma a chover muito.
Olhe a Figura que mostra o ciclo da água, e note que a flecha foi colocada no sentido de transportar as nuvens dos oceanos para o continente. E se o sentido mudar? E se começar a chover mais sobre os oceanos e menos sobre o continente? Faltará água doce para reabastecer nossos mananciais. A grande seca que ocorreu na Amazônia em 2005 foi por que o regime de ventos mudou, e deixou de transportar grandes quantidades de ar úmido do Oceano Atlântico para a Amazônia. No Brasil, a maior parte da nossa energia elétrica vem do represamento dos rios, onde a força das águas move as turbinas das usinas hidrelétricas. Como todos sabemos, se faltar água, faltará também energia.





Breve histórico sobre tratamento de esgoto


Quando poucos homens viviam sobre a Terra, estes viviam em grupos e eram nômades, isto é, se alimentavam de frutas, vegetais e animais de um certo lugar e quando a escassez aumentava, viajavam em busca de outro local mais farto. Estes grupos de humanos andavam próximos ao curso dos rios, que fornecia água, e não tinham moradias fixas. Quando abandonavam um local, a natureza degenerava o lixo que produziam.
Com o passar do tempo, o homem foi domesticando alguns animais para se alimentar, e as técnicas de agricultura também foram aprimoradas, ou seja, plantar o que comer. Com isso, este homem que antes viajava sempre que o alimento acabava, passou a se fixar em um determinado local, pois tinha o que precisava em torno de si. De nômade passou a ser sedentário. Com isso se deu início à manufatura, urbanização e industrialização. Junto com os benefícios se deu início às consequências ambientais maléficas como o acúmulo de lixo produzido. A taxa de lixo gerada era maior do que o tempo que a natureza levaria para degenerá-lo. Com o aumento do lixo acumulado, as condições para a proliferação de microorganismos e insetos também aumentaram e devido à proximidade com o homem, a disseminação de doenças também aumentou.
E o que fazer com o lixo produzido? Este era um sério problema enfrentado desde o primórdio das civilizações e a solução mais intuitiva era jogar no rio. Com a correnteza, o lixo seria levado para “longe” e se evitariam os problemas. Assim, deu-se início à contaminação das águas com o conhecido “esgoto doméstico”. Hoje sabemos que esta contaminação pode causar a morte de plantas e animais, comprometendo irremediavelmente o ecossistema local.
A primeira rede de distribuição de água e captação de esgoto de forma eficiente foi construída há aproximadamente 4.000 anos na Índia. Grandes tubos feitos de argila levavam as águas residuais e os detritos para canais cobertos que corriam pelas ruas e desembocavam nos campos, adubando e regando as colheitas.
Algumas cidades da antiga Grécia e a maioria das cidades romanas também dispunham de sistemas de esgotos. A população obtinha água para o abastecimento em fontes públicas e utilizava latrinas comunitárias para as necessidades fisiológicas, como a Toalete de Ephesus do século 1 d.C. Sob os assentos havia água corrente para levar os dejetos e para que o usuário lavasse a mão esquerda, utilizada na limpeza corporal.
A Idade Média (400 a 1400 d.C.) foi um período de 10 séculos sem avanços sanitários. Lixo de todo tipo se acumulava nas ruas, facilitando a proliferação de ratos e criando sérios problemas de saúde pública – um dos mais graves foi a epidemia da peste bubônica, que só na Europa, causou a morte de cerca de 25 milhões de pessoas.
No final do século XVIII, com a Revolução Industrial, a população das cidades aumentou muito causando agravamento do acúmulo de lixo e excrementos nas ruas. Isso tornou necessária e urgente a criação de um sistema de esgotos que desse conta da demanda, caso contrário, corria-se o risco de deter o progresso industrial pelo surgimento de novas epidemias e conseqüentemente êxodo das cidades. Os rios passaram a sofrer os efeitos da poluição, caracterizados pela morte dos peixes, do ecossistema, bem como a transmissão de doenças como a cólera.
Na Inglaterra surgiram as primeiras tentativas de medir e caracterizar a poluição, os primeiros regulamentos de proteção aos cursos d’água e os primeiros processos de tratamento de águas residuais. A primeira medida adotada foi a construção de sistemas de esgotos subterrâneos, o que ocorreu pela primeira vez em 1843 em Hamburgo, na Alemanha, quando a cidade foi reconstruída após um incêndio. Cientistas do século XIX concentraram esforços para combater as causas das diferentes doenças surgidas devido à falta de saneamento básico, o que impulsionou o desenvolvimento da microbiologia.
A primeira Estação de Tratamento de Água (ETA) foi construída em Londres em 1829 e tinha a função de coar a água do rio Tâmisa em filtros de areia. A idéia de tratar o esgoto antes de lançá-lo ao meio ambiente, porém, só foi testada pela primeira vez em 1874 na cidade de Windsor, Inglaterra. Não se sabia como as doenças “saíam do lixo e chegavam ao nosso corpo”. A idéia inicial é que vinham do ar, pois o volume de ar respirado por dia é muito superior ao volume de água ingerido. Porém com a descoberta de que doenças letais da época (como a cólera e a febre tifóide) eram transmitidas pela água, técnicas de filtração e a cloração foram mais amplamente estudadas e empregadas.
Atualmente, é consenso que o esgoto (efluente ou águas residuais), industrial ou doméstico, precisa ser tratado antes de ser lançado nos mananciais para minimizar seu impacto no meio ambiente e para a saúde humana. Esse tratamento é feito nas chamadas Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Infelizmente no Brasil, 62% da população não tem saneamento básico. Do esgoto coletado, menos de 20 % é tratado antes de ser devolvido para os rios e outros mananciais. Certamente a água nunca vai acabar, pois esta fica re-circulando entre os reservatórios (rios, oceanos, atmosfera), tanto na fase líquida, como na fase gasosa ou sólida. A questão é que quanto mais poluída for a água, mais caro será seu tratamento, e no futuro, a água de qualidade poderá ser privilégio de poucos.






Como eu posso saber se estou gastando água mais do que o necessário?

Estamos tão habituados com a abundância de água que esquecemos que ela é fundamental à vida de todos os seres humanos e à manutenção de todos os ecossistemas. Necessitamos da água para um simples banho, para beber, para a agricultura e para tantas outras necessidades que muitas vezes nem nos damos conta.
O fato é que a quantidade de água doce disponível para tudo o que fazemos é muito pequena, perto de 3% do volume total existente, pois os outros 97% é de água salgada. Desses 3% de água doce, grande parte está na forma de gelo, portanto apenas 1% está acessível para a população de todo o planeta.
A quantidade mínima de água necessária para a vida de um ser humano varia de acordo com seu padrão de vida, o local em que mora, e seus hábitos. O consumo médio por indivíduo deveria ser de cerca de 300 l  por dia, levando-se em conta que este vive em uma sociedade desenvolvida. Porém, para levar uma vida saudável, segundo a Organização Mundial da Saúde, o consumo mínimo de água potável diário seria de 50 l. No Brasil, é adotado como consumo de água necessário para uma vida confortável numa residência, de 150 a 200 litros por pessoa por dia.
Para saber se você e os membros de sua casa são consumidores moderados de água, faça o desafio 1. Se o resultado em sua casa for menor que 150 l por pessoa, significa que vocês praticam a economia de água. Se o resultado for entre 150 e 300 l é sinal de que vocês estão no limite do bom senso. Mas se passar de 300 l, significa que vocês devem refletir sobre a utilização da água na sua casa, ou mesmo averiguar se este elevado consumo não seria por causa de vazamentos.






QUESTÕES PARA DISCUSSÃO


1 - Marque com um X a alternativa correta. O fenômeno representado na ilustração é:

 (   ) ciclo da vida.
(   ) ciclo da água.
(   ) ciclo do oxigênio.
(   )    Nenhuma das alternativas.

2 -  Explique como acontece esse fenômeno.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3 - A água pode acabar?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4 - Por que devemos evitar o desperdício de água? Dê algumas sugestões para evitar o desperdício.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5 - Lavar (e varrer) a calçada com uma mangueira lhe parece uma boa prática ambiental?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6 - Quando você toma um banho gelado em casa, você gasta energia?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

7 - Desperdiçar água significa que você está contribuindo mais para a emissão de CO2 na atmosfera?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Desafio 1:
1 - Calcule seu consumo doméstico de água e veja se você é um cidadão de bem com a natureza. Pegue uma conta de água de sua casa e calcule:
2 – O  volume, em litros, de água indicado na sua conta (1 m3 = 1000 l).
3 - O volume de água utilizado na sua casa diariamente, levando em consideração o período de leitura.
4 - O consumo diário por pessoa na sua casa e compare com os valores dados no item 1.4.

Veja o exemplo abaixo de uma conta de água. Se você mora em condomínio e não tem a conta de água de sua residência, então faça os cálculos com a conta abaixo considerando que duas pessoas morem nesta residência. Gastando apenas R$ 11,43 com o valor da água, estes são cidadãos conscientes de seu consumo?

©2006 LaQA - Laboratório de Química Ambiental



4


TRATAMENTO DA ÁGUA

1- As águas usadas para lavar roupas, dar descarga, tomar banho e lavar louças, após usadas, são chamadas de:

(   ) águas sujas.
(   ) barro.
(   ) águas potáveis.
(   ) águas servidas.

2- O destino mais adequado para os despejos líquidos de uma casa é:

(   ) a valeta.
(   ) o quintal.
(   ) o esgoto.
(   ) a reutilização, sem tratamento, na própria casa.

3- Microrganismos   patogênicos são aqueles que:

(   ) fazem parte da genética dos patos.
(   ) causam problemas apenas em patos e outras aves.
(   ) são causadores de doenças.
(   ) não causam doenças na maioria das pessoas.

 4 -  Se as águas de um rio contêm coliformes fecais isso indica que:

(   ) nele desembocam esgotos.
(   ) suas águas são apropriadas para consumo humano.
(   ) pode-se tomar banho nesse rio.
(   ) as águas desse rio são muito frias.

5- O Schistosoma mansoni é o verme causador da

(   )  cólera.
(   ) esquistossomose.
(   ) amebíase.
(   ) giardíase.

6 - A cólera provoca:

(   )  diarreia e forte desidratação.
(   ) coceiras insuportáveis na pele.
(   ) fragilidade de todos os ossos do corpo.
(   ) dores nas orelhas e entupimento do nariz.

7-  Amebíase e giardíase têm como sintoma:

(   )  vermelhidão da pele.
(   ) diarreia.
(   ) nariz escorrendo.
(   ) dor nas articulações.

 8-  A esquistossomose, a cólera, a amebíase e a giardíase são doenças transmitidas:
(   )  pelo mosquito Aedes aegypti.
(   ) por aperto de mão.
(   ) pela água contaminada.
(   ) pelo uso de banheiros públicos.

9-  A fossa seca:

(   )  deve ficar próxima do poço de água.
(   ) deve ser feita longe do poço de água.
(   ) pode ficar longe ou perto do poço de água.
(   )  pode ser feita aproveitando o próprio buraco do poço de água.

10-  Nos locais em que não há tubulação de esgoto, o ideal é que as águas servidas sejam descartadas em:

(   ) uma valeta.
(   ) um jardim.
(   ) uma fossa absorvente.
(   ) um tanque séptico.

11- Uma estação de tratamento de esgotos:

(   ) é a mesma coisa que uma estação de tratamento de água.
(   ) é muito cara e, por isso, não deve ser construída em nenhum município.
(   ) armazena para sempre todos os resíduos líquidos que uma cidade produz.
(   ) permite diminuir o prejuízo que as águas servidas causariam ao meio ambiente.

12 - Em um sistema para tratamento de água, descreva os seguintes termos técnicos:

- Captação de água.
- Reservatório de água tratada.
-  Coagulação.
- Floculação.
- Decantação.
- Filtração.
- Correção do pH.
- Desinfecção.
- Fluoretação.

GABARITO
1.- d
2 – c
3 – c
4 – a
5 – b
6 – a
7 – b
8 – c
9 - b
10 – d
11 – d
12 -  Captação de água: refere-se ao local de tomada de água do manancial e compreende a primeira unidade do sistema de abastecimento. Pode ser de diversos tipos: via adutora, poços profundos (artesianos), rasos (freáticos) ou ainda superficial (diretamente de cursos d’água).

Reservatório de água tratada: local a que se destina a água em processo final de tratamento, onde irá receber o cloro residual (recebe este nome pois deve permanecer em contato com o liquido até a chegada nas tubulações residenciais)
Coagulação: etapa do tratamento no qual a água passa por um depósito com o
alcalinizante, cal hidratado e o coagulante, sulfato de alumínio. Estas substâncias absorvem as partículas sólidas (impurezas) que estão na superfície da água, juntando em forma de flóculos.
Floculação: após a coagulação, a água é conduzida para os tanques floculadores. Com a agitação mecânica, as partículas dissolvidas formam flocos, que, mais pesados, vão para o fundo do tanque.
Decantação: após a floculação, a água fica em repouso, e os flocos vão aos poucos
sedimentando, ao final, os flocos são retirados e a água fica praticamente limpa.
Filtração: no processo seguinte do tratamento, a água é encaminhada para um filtro de areia, formado  por  várias  camadas de espessura que vai reduzindo-se progressivamente, limpando as partículas que não foram eliminadas no decantador.
Correção de pH, desinfecção e fluoretação: a água, após filtração, recebe cloro (para eliminar microorganismos que ainda possam existir), flúor (que diminui a incidência de cáries dentárias) e, novamente, cal, que corrige o pH da água.




Exercícios sobre tratamento da água

1)   Você tem a seguir, de forma desordenada ,as etapas de tratamento da água e o que acontece em cada uma delas. Associe a coluna I e a coluna II corretamente:

2)   Coluna I
A) cloração
B) decantação
C) floculação
D) filtração
E) captação

Coluna II
(      ) Agrupar as partículas de sujeira em flocos maiores, que flutuam na água.
(      ) Retirar a água, ainda impura, dos reservatórios naturais ou represas.
(      ) Separação espontânea das partículas em suspensão na água, resultando na acumulação dessas no fundo dos tanques.
(      ) Matar os microrganismos ainda existentes e prevenir o aparecimento de outros durante o transporte.
(      ) Remoção de partículas muito pequenas, para clareamento da água.

Resposta:
c, e, b, a, d

2) A água de um certo rio é transparente e não tem cheiro. Ela pode conter micróbios?

Resposta

Sim, Os micróbios não são visíveis sem uso do microscópio e não existem apenas em águas malcheirosas.

3) As estações de tratamento de água não fervem a água para matar os microrganismos. Explique por quê?

Resposta

Porque há um método mais prático e barato para matar microrganismos, que é a cloração.

4) O que é água potável?

Resposta

Água que pode ser ingerida sem oferecer risco à saúde humana.

5) O que é estação de tratamento de água?

Resposta
Instalação em que a água captada de um manancial passa por processos que a tornam apropriada para consumo humano.

6) Se a água que chega à nossa casa passa por um processo de tratamento, por que é necessário filtra-la?

Resposta
Embora a água que sai das estações seja adequada, ela pode contaminar nas tubulações, a caminho das residencias.

7) Cite três fonte poluidoras da água.

Resposta
Petróleo, industrias, Esgoto.
8) Quais são as características da água potável?

A água potável geralmente se apresenta cristalina (transparente), incolor sem odor (inodora), sem gosto (insípida) e livre de micróbios. observação: às vezes, porem, a água é potável, ainda que não tenha essas características.


9) Qual a razão do nome água mineral?

Resposta
Esta relacionado com a quantidade e dos tipos de minerais que ficam em solução, levando a água até a apresentar sabor. São as chamadas águas minerais, que tem propriedades medicinais, sendo utilizadas não só para beber mas, mas também para banhos.

10) Este ano acompanhamos as notícias sobre os desastres ocorridos devido às chuvas em cidades dos estados de Pernambuco e Alagoas. Mais uma vez, a população brasileira se solidarizou e enviou ajuda às vítimas dos alagamentos. As autoridades, nas entrevistas veiculadas pela televisão, enfatizaram a necessidade de envio de alimentos não perecíveis, artigos de limpeza e água. Muitas cidades ficaram isoladas, pois pontes foram derrubadas e houve estradas intransitáveis. Qual a medida que a população dessas cidades precisou tomar para garantir o consumo de água potável e, assim, evitar maior contaminação?

A) Coar cuidadosamente a água do rio.
B) Filtrar a água em filtro de barro.
C) Ferver ou adicionar cloro na água.
D) Deixar a água descansar antes de consumi-la.
Resposta: c

11) O tratamento da água e do esgoto de uma cidade são fundamentais para a saúde da população. Na ETA (Estação de Tratamento de Água) a água captada dos lagos, rios, represas ou lençóis subterrâneos é purificada, por meio da decantação, filtração e cloração. Após isso é levada para grandes reservatórios e, daí, distribuída para as casas. Na ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) a água proveniente do banho, da limpeza doméstica e industrial e das descargas em geral, recebe tratamento primário através da retirada de resíduos sólidos, decantação, aeração e secagem do lodo, antes de ser devolvida aos rios, lagos e mares.
Podemos afirmar que:

A) a cloração funciona como processo de eliminação de microrganismos.
B) os dois processos utilizam microrganismos na purificação da água.
C) a decantação é produzida através de mecanismo que movimenta a água.
D) em ambos os processos há formação de gás que pode ser reaproveitado.
Resposta: a

12) Todos nós reconhecemos que a água desempenha papel fundamental na vida humana. Ela está presente nos alimentos e no nosso corpo, além de dissolver a maior parte das substâncias e ser indispensável nas tarefas diárias. Na figura seguinte estão exemplificados vários usos da água no nosso dia a dia.

Dentre as medidas abaixo, assinale a alternativa CORRETA.

A) Lavar as mãos antes das refeições previne contra a dengue.
B) Tomar banho diariamente ajuda na higiene e previne várias doenças.
C) Deixar juntar água limpa parada ajuda a combater a dengue.
D) Comer frutas e verduras sem lavar ajuda a eliminar os agrotóxicos.
Resposta: b
  











Nenhum comentário:

Postar um comentário