quarta-feira, 31 de outubro de 2018

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Cidadania e igualdade

 Mais do que em outras épocas da nossa história, o momento em que ingressamos num novo século exige a construção da cidadania e a implementação dos direitos humanos como tarefa de urgência. Realizá-la implica uma série de atitudes que envolvem, antes de mais nada, o indivíduo, o seu grupo, a comunidade e os diversos segmentos da sociedade. Impõe-se a cada pessoa o desafio de acreditar - ou voltar a acreditar, se perdeu tal crença - na possibilidade de uma sociedade justa e solidária, exercitando uma nova consciência crítica, conhecendo a realidade em suas várias nuances e mudando o que precisa ser mudado para uma vida melhor.
Ter consciência crítica significa também saber analisar, com realismo, as causas e os efeitos das situações que precisam ser enfrentadas, para, a partir dessa atitude, descobrir os melhores caminhos na busca da transformação social, política, econômica e cultural. Significa, do mesmo modo, abrir-se para as mudanças e capacitar-se, de todas as formas, para absorvê-las. Há hoje cada vez mais espaços para ações de parceria voltadas ao desenvolvimento sustentado e à realização dos direitos humanos.
O desafio apresenta-se de duas formas. De um lado, é preciso abrir-se para além dos círculos fechados em que as pessoas normalmente vivem, estimulando o respeito e a cooperação por uma sociedade com menores desigualdades, e de outro, para exercer o direito de cobrar das instituições do Estado a sua responsabilidade na preservação dos direitos humanos. O desafio essencial de cada um de nós é e sempre será fazer respeitar a nossa condição de ser humano vocacionado a uma vida digna e solidária.
O princípio de igualdade é a base da cidadania e fundamenta qualquer constituição democrática que se proponha a valorizar o cidadão. Não é diferente com a nossa. Na Constituição de 1988, o direito à igualdade destaca-se como tema prioritário logo em seu artigo 5º : ''Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no país a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade (...)''

(Guia Cidadania e Comunidade)




01) Ser cidadão é:

a) ter consciência de seus direitos e deveres e participar ativamente de todas as questões da sociedade.
b) apenas ser o morador da cidade.
c) ter consciência do seu papel na sociedade, isentando-o da participação política.
d) contribuir, exclusivamente, para a sociedade com a cobrança dos seus direitos.

02) Sobre o conceito de cidadania e o seu exercício é correto afirmar que:

a) está diretamente vinculada aos direitos humanos.
b) um cidadão com forte sentimento ético e consciente abre mão de alguns dos seus direitos.
c) uma sociedade que não respeita suas crianças e idosos não põe em risco a cidadania.
d) cidadão é aquele que está capacitado a participar da vida na zona rural.

03) Como você exerce seu papel de cidadão?
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04) Escreva seu entendimento do artigo 5º  da  Constituição de 1988.
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Gabarito
01) a       
02) a   
03) Resposta pessoal    
04)  Resposta pessoa




Questionário sobre cidadania 

1)Para você, o que é cidadania?

2) Explique o que é ser um cidadão? 

3) Você se considera um cidadão? Justifique.

4) Você exerce seu papel de cidadão corretamente?

5) Para você, o que significa ter direitos? 

6) Quais os direitos que você cidadão possui?

7) Para você, o que significa ter deveres?

8) Quais os deveres que você cidadão possui? 

9) O que você cidadão pode fazer quando seus direitos são negados?

10) O que você, como cidadão, faz para acabar com a violência no país?

11) Sua família orienta você como deve proceder um cidadão de bem?

12) Na escola, você recebe orientações sobre cidadania? Quais?

13) Você sabe quais são os direitos e deveres de um aluno na escola? 

14) Na sua opinião, por que algumas pessoas são discriminadas e não são tratadas como cidadãs? Cite um exemplo. 

15) Você é tratado como um cidadão na comunidade/cidade em que vive?

16) Você ou alguém que lhe seja muito próximo, já sofreu algum tipo de discriminação? Qual?

17) Você luta por seus direitos de cidadão? Como? 

18) Quais seus planos (como cidadão) quando completar 18 anos?

19) Na sua opinião, qual é a melhor maneira para acabar com o desrespeito e com a exclusão social? 

20) Você acha que a escolaridade contribui muito para a formação do cidadão?




DIREITOS HUMANOS, CIDADANIA, CONSTITUIÇÃO


CONSTITUIÇÂO DO BRASIL: ”ART 14” (BRASIL, 1988).
“Art. 14. A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante:
I - plebiscito;
II - referendo;
III - iniciativa popular.
§ 1º - O alistamento eleitoral e o voto são:
I - obrigatórios para os maiores de dezoito anos;
II - facultativos para:
a) os analfabetos;
b) os maiores de setenta anos;
c) os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos.
§ 2º - Não podem alistar-se como eleitores os estrangeiros e, durante o período do serviço militar obrigatório, os conscritos.       § 3º - São condições de elegibilidade, na forma da lei:
I - a nacionalidade brasileira;
II - o pleno exercício dos direitos políticos;
III - o alistamento eleitoral;
IV - o domicílio eleitoral na circunscrição;
V - a filiação partidária;
VI - a idade mínima de:
a) trinta e cinco anos para Presidente e Vice-Presidente da República e Senador;
b) trinta anos para Governador e Vice-Governador de Estado e do Distrito Federal;
c) vinte e um anos para Deputado Federal, Deputado Estadual ou Distrital, Prefeito, Vice-Prefeito e juiz de paz;
d) dezoito anos para Vereador.
          



1-    A Constituição do Brasil – em seu artigo 14 – oferece as informações acima. Agora responda as questões abaixo.

a)     Qualquer pessoa pode ocupar o cargo de prefeito ou existem restrições?
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b)    Quem pode votar para prefeito e vereador?
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c)     Que restrições são feitas aos analfabetos? Por que se diz que ele não é um cidadão pleno?
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d)    Qual a idade mínima para uma pessoa se candidatar aos cargos  políticos?
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e)     Quais são as condições para uma pessoa se tornar elegível?
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f)     O que é voto facultativo e que pessoas se beneficiam dessa lei?
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                                                 O QUE É CIDADANIA...

            CIDADANIA  É O EXERCÍCIO DOS DIREITOS E DEVERES CIVISPOLÍTICOS E SOCIAIS ESTABELECIDOS NA CONSTITUIÇÃO. OS DIREITOS E DEVERES DE UM CIDADÃO DEVEM ANDAR SEMPRE JUNTOS, UMA VEZ QUE AO CUMPRIRMOS NOSSAS OBRIGAÇÕES PERMITIMOS QUE O OUTRO EXERÇA TAMBÉM SEUS DIREITOS.
         EXERCER A CIDADANIA É TER CONSCIÊNCIA DE SEUS DIREITOS E OBRIGAÇÕES E LUTAR PARA QUE SEJAM COLOCADOS EM PRÁTICA. EXERCER A CIDADANIA É ESTAR EM PLENO GOZO DAS DISPOSIÇÕES CONSTITUCIONAIS. PREPARAR O CIDADÃO PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA É UM DOS OBJETIVOS DA EDUCAÇÃO DE UM PAÍS.
         A CONSTITUIÇÃO DA REPUBLICA FEDERATIVA DO BRASIL FOI PROMULGADA EM 5 DE OUTUBRO DE 1988, PELA ASSEMBLÉIA NACIONAL CONSTITUINTE, COMPOSTA POR 559 CONGRESSISTAS (DEPUTADOS E SENADORES). A CONSTITUIÇÃO CONSOLIDOU A DEMOCRACIA, APÓS OS ANOS DA DITADURA MILITAR NO BRASIL.

                                                                FONTE:http://www.significados.com.br/cidadania/




1 -  O QUE VOCÊ  ENTENDE POR CIDADANIA?
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2-   COMO EXERCEMOS NOSSA CIDADANIA?
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3 -   COMPLETE AS LACUNAS DE ACORDO COM O TEXTO:
         A CONSTITUIÇÃO DA REPUBLICA FEDERATIVA DO_______________ FOI PROMULGADA EM 5 DE ____________DE 1988, PELA ASSEMBLÉIA NACIONAL CONSTITUINTE, COMPOSTA POR_____ CONGRESSISTAS (DEPUTADOS E SENADORES). A CONSTITUIÇÃO CONSOLIDOU A_______________, APÓS OS ANOS DA _____________ MILITAR NO BRASIL.

4 -  MOSTRE ATRAVÉS DO DESENHO PESSOAS EXERCENDO A CIDADANIA.


















  


CIDADANIA: direito de ter direitos

É muito importante entender bem o que é cidadania. É uma palavra usada todos os dias e tem vários sentidos. Mas hoje significa, em essência, o direito de viver decentemente.
Cidadania é o direito de ter uma idéia e poder expressá-la. É poder votar em quem quiser sem constrangimento. É processar um médico ou quem seja que cometa um erro. É devolver um produto estragado e receber o dinheiro de volta. É o direito de ser negro sem ser discriminado, de praticar uma religião sem ser perseguido.
Há detalhes que parecem insignificantes, mas revelam estágios de cidadania: respeitar o sinal vermelho no trânsito, não jogar papel na rua, não destruir telefones públicos. Por trás desse comportamento, está o respeito à coisa pública.

DIMENSTEIN, Gilberto. O cidadão de papel. São Paulo: Ática, 1998.



1) Você já sabe que Gilberto Dimenstein pensa sobre cidadania. E para você, o que significa cidadania?
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2) O que é ter direito a viver decentemente?
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3) Ter direito a estudar é um exemplo de cidadania? Por quê?
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4) Na África do Sul, nas décadas de 80 e 90 do século XX, houve o apartheid (regime racista), que proibia a população negra de exercer a cidadania. Por exemplo, os negros eram proibidos de votar. Você acha que no Brasil existe algum tipo de apartheid, isto é, há preconceitos em nossa sociedade? Quais? E por quê?
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5) Com a ajuda do seu professor, faça a relação entre cidadania e democracia.
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6) Explique o título Cidadania: direito de ter direitos. O que é ter direitos?
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7) agora, leia abaixo o poema Cidadania, do poeta Thiago de Mello:

Cidadania

Cidadania é dever
de povo.
Só é cidadão
quem conquista o seu lugar
na perseverante luta
do sonho de uma nação.
É também obrigação:
A de ajudar a construir
a  claridão na consciência
de quem merece o poder.
Força gloriosa que faz
um homem ser para outro homem,
caminho do mesmo chão,
luz solidária e canção.


a) Para Thiago de Mello, o que é cidadania? É a mesma visão que tem Gilberto Dimenstein?
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b) Gilberto Dimenstein escreve que cidadania é também poder votar em quem quiser sem constrangimento. Leia alguns dos significados da palavra VOTO:

1. Desejo íntimo. 2. Manifestação da vontade ou da opinião individual em assembleia ou ato eleitoral; decisão.

Agora responda:

Você acha importante ter direito ao voto? Por quê?
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8) Para votar, é preciso obter o título de eleitor:
a) Você já participou de uma eleição? De que modo você participou?
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A partir de que idade pode-se fazer o título de eleitor?
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b) que critérios você considera importantes na hora de escolher o candidato em que vai votar?
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c) os políticos em época de campanha eleitoral dizem, se eleitos forem, praticar a ética na política. Pesquise no dicionário o significado da palavra ética.
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         Exercício da cidadania requer aprendizagem e prática

Atitudes como não jogar lixo na rua, dar lugar ao idoso em meios de transporte coletivo e esperar que as pessoas saiam do metrô antes de entrar são questões corriqueiras na vida da população que se encaixam perfeitamente na concepção de cidadania pretendida pelo cientista jurídico Ovídio Jairo Rodrigues Mendes. "No entanto, pela correria diária, essas atitudes não são observadas e acabam por  se tornar problemas sociais. E a cidadania requer aprendizagem e prática, sob pena de funcionar como mero rótulo", destaca.
Para Mendes, a questão da cidadania está, hoje, mais vinculada a uma relação de consumo do que a um processo de formação de personalidade. “Quando a pessoa vai fazer um documento no   Poupatempo,  ela pega um pedaço de papel e, com esse ato, se considera um pouco mais cidadã.  Mas  cidadania não é isso: é viver em harmonia com o outro, transformar princípios e valores em atitudes que não beneficiam só interesses individuais, mas interesses coletivos. Por exemplo, eu varro a rua para evitar que o lixo se acumule e prejudique tanto a mim quanto aos meus vizinhos”, explica.

 EXERCÍCIO da cidadania requer aprendizagem prática. Revista Sociologia.  5 abr. 2012. Adaptado.


 01)  De acordo com o texto o que é ser cidadania?
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02) Um dos exemplos abaixo não condiz com um comportamento cidadão:

a) respeitar o sinal vermelho;
b) não jogar lixo no chão;
c) não pichar placas de sinalização;
d) não pagar impostos        (X)

03)  Podemos afirmar que todos os brasileiros  exercem o papel de "verdadeiros cidadãos"? Por quê?
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04) Liste  ações de cidadania ocorridas em sua escola.
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05) Escreva uma mensagem para as pessoas que jogam lixo em praças, parques, terreno baldio, na rua,  próximos à escola.
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FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA


Regras básicas para a cidadania

· 1. Ser solidário: Solidariedade é um laço que nos vincula aos outros indivíduos. Hoje, é uma palavra de ordem para a harmonia social. Prestar o bem aos semelhantes, ajudá-los, mostrar compreensão, honestidade e preocupação com todas as pessoas é uma das maiores virtudes que se pode ter. uma das ferramentas das mais sólidas para construir uma sociedade mais justa.

· 2. Ter respeito: Seja no trânsito, na escola, no trabalho, na rua ou dentro do ônibus, respeitar as outras pessoas é princípio básico para também ser respeitado. Não esqueça: a liberdade de uma pessoa termina onde começa a liberdade da outra.

· Ser sincero: Quando buscamos a confiança de outras pessoas, devemos ser sinceros em tudo o que fazemos, em nossas palavras, em nossas ações e em nossos pensamentos. Na sinceridade não existe espaço para a hipocrisia, para a mentira, para a falsidade e para a traição. Sendo sinceros, ganhamos a lealdade, a confiança e mais facilmente a amizade de outras pessoas.

· Dizer sempre a verdade: Dizendo a verdade, ganha-se confiança. Pela confiança, ganha-se a amizade. A harmonia e o progresso social depende e muito dessas qualidades.

· Cooperar: Participar é sempre fundamental. A cooperação entre as pessoas de bons valores constrói caminhos de esperança para toda a sociedade.

· Não agredir o seu semelhante: seja por palavras ou mesmo por agressão física, violência sempre gera violência. Devemos sempre dizer não a qualquer tipo de violência e agressão.

· Ter bondade, educação e responsabilidade: Ser educado e procurar sempre fazer o bem são duas virtudes de maior prestígio dentro da sociedade. Os bons exemplos são sempre seguidos, por isso quem bondade dá, com bondade será retribuído. Devemos ser também responsáveis, assumindo sempre tudo aquilo que fazemos. Ter liberdade é saber arcar com todas as nossas obrigações, com nossas responsabilidades.

· Perdoar: Ao manter ressentimento de alguém, nunca se tem o repouso devido para o corpo e para a alma. O rancor não leva a lugar nenhum, apenas serve para criar mais problemas.

· Dialogar: Muitos problemas, brigas, discussões e incompreensões poderiam ser facilmente resolvidos se existisse diálogo entre as pessoas envolvidas. Procure sempre conversar, trocar idéias, experiências, buscar explicações e, antes de tudo, aprenda a conhecer as outras pessoas.

· Agir conforme a consciência de acordo com os valores éticos e morais: Não estamos sozinhos no mundo e tudo aquilo que não queremos para nós também não devemos fazer às outras pessoas, Aprender a conviver é essencial para melhor saborearmos nossa vida.




Direitos do Cidadão

· 1. Todo homem tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal.
· 2. Todos são iguais perante a lei, sem distinção de sexo, raça, trabalho, credo religioso ou convicções políticas.
· 3. Ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude da lei.
· 4. É inviolável o sigilo de correspondência.
· 5. É plena a liberdade de consciência e livre o exercício dos cultos religiosos que não contrariem a ordem pública e os bons costumes.
· 6. É livre a manifestação de pensamento, de convicção política ou filosófica bem como a prestação de informações, independentemente de censura, respondendo cada um pelos abusos que cometer.
· 7. Todos temos direito a uma cidadania. Todo cidadão tem direito a uma Pátria.
· 8. A todos os cidadãos é reservado o direito de organização partidária e participação pelo voto.
· 9. A casa é o asilo inviolável de cada indivíduo.

· 10. É livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, observadas as condições de capacidade que a lei estabelecer.




Eleição na floresta



Uma grande agitação tomava conta da floresta. Era época de eleição, de eleger o novo presidente.
O presidente da floresta em exercício, Senhor Leão, por motivo de saúde,  resolveu desse pleito não participar. Ele era admirado e respeitado por todos, e por isso, antes da eleição com seu povo foi falar. O Leão tem a fama de ser feroz porém sua força de líder e sua  honestidade torna sua ferocidade benigna, pois um indivíduo justo pode falar com confiança, e a todos falou:
- Meus queridos eleitores, estou aqui para alertá-los . Saibam como votar. Sei que escolher um candidato não é fácil, pois a honestidade é muito difícil nesta época. Mas procurem um candidato honesto, trabalhador e preocupado com o progresso do nosso ecossistema, o qual,  seja acompanhado da  democracia , da justiça e do respeito às diferenças. Já conhecemos os candidatos dessa eleição: o Beija-Flor, o Macaco e o Bicho-Preguiça. A escolha é de vocês!
E chegou o dia do último discurso dos candidatos. O Macaco com sua vozinha estridente disse:
- Senhoras  e senhores, farei com que esta floresta fique limpa e bem cuidada. Aquele que jogar lixo no chão será multado.
O Bicho-Preguiça, acomodado no mais belo galho de uma árvore da floresta, também  expôs   a sua proposta:
- Quando eu for eleito todos terão que trabalhar. Nenhum bicho ficará parado, de braços cruzados.
Depois da fala do  Bicho-Preguiça, foi a vez da  dona Beija-Flor. A candidata falou:
- Queridos  animais  da floresta, se for eleita, trabalharei para ajudar no equilíbrio biológico da Natureza. Continuarei como agente polinizador de um grande número de espécies botânicas, existentes em todos ecossistemas (florestas, cerrados, caatingas campos e  outros lugares ). Sou uma candidata honesta, trabalhadora  e preocupada com a saúde, a educação e  o bem estar de todos.
E chegou o dia da eleição. Foi feita a apuração dos votos. E  o Senhor Leão fez questão de comunicar a todos:
_ Atenção, meus queridos animais! Já temos o resultado  desse pleito. O senhor Macaco, teve 02 votos, o Bicho-Preguiça, teve 01 voto e a dona Beija-Flor, teve 997 votos.
A maioria dos eleitores gritou:
- Viva! Viva a dona Beija-Flor!  Ela  é a nossa presidenta!
         O Macaco e Bicho-Preguiça ficaram inconformados e querendo saber o que aconteceu...
E os eleitores disseram que escolheram a dona Beija-Flor porque ela sempre trabalhou de flor em flor sem cessar. Além do mais, prometeu o que já fazia em sua vida diária. Já o Macaco e o Bicho-Preguiça  não seriam bons governantes. O primeiro,  é malandro, e deixa sujeira na floresta, e o segundo,  passa a maior parte do tempo  dormindo nos galhos das grandes árvores e só  descem deles apenas uma vez por semana com o objetivo de fazer suas necessidades fisiológicas.
         A Coruja, que a tudo observava, e também satisfeita com o resultado, falou:
-  Parabéns a todos! Souberam votar.



01)  Qual é o assunto deste texto?
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02) Quem participa da história?
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03) O que acontece na história?
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04) Quem conta a história?

05) Onde a história se passa?
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06)  O assunto tratado neste texto é um fato que acontece na vida real das pessoas?  Por quê?
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07) Analise as propostas dos candidatos. Qual foi a melhor proposta?
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08) O que fez a dona Beija-Flor ganhar a eleição?
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09) Se você fosse um destes animais também gostaria de se candidatar? Por quê? O que você faria para beneficiar os moradores da floresta?
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10) Qual a mensagem transmitida pela história? Você concorda? Por quê?
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11)  As eleições 2018 já estão chegando, daqui a pouco é o dia em que os brasileiros vão às urnas para escolherem novo  presidente (além de governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais). Sabe-se que a  escolha não é fácil. O  que o eleitor deve fazer para votar consciente?
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12) Pesquise e escreva qual o papel do:
Presidente
Governador
Senador
Deputado



















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