domingo, 10 de fevereiro de 2019



Leia os textos com atenção.

TEXTO A

Minha escola

Parabéns pra você
nesta data festiva!
40 anos de história,
minha escola favorita.

Escola Armelinda,
sempre ensinando com amor,
formando  alunos
em pessoas de valor! 

Eu amo esta escola pra valer
tanto quanto amo meu lar.
Nestes dois lugares  tem amor, tem carinho
e se preocupam se vou vencer!

Vida de estudante não é fácil.
É preciso  dedicação  todos os dias.
Estudo para tirar 10,
e no final de ano ser  promovido.
E a todos os professores eu digo
obrigado por me ajudar
a trilhar o caminho que me conduz
um bom futuro alcançar.

Minha escola favorita
que ensina a caminhar,
fará parte de minha vida,
sempre de ti vou lembrar!

Escola Armelinda,
com imensa alegria,
parabéns pelos anos de vida
a serviço da educação,
do conhecimento,
da sabedoria!
Portanto,    este é  o meu recado,
por tudo, muito obrigado.


Guilherme Souza da Silva Cichett – 5º B – EMEF. “Armelinda Espúrio da Silva”


TEXTO B


Escola que amo de coração

Escola Armelinda,
Que eu amo de coração,
É palácio dos meus sonhos,
Recanto de compreensão,
Oficina do bem,
Onde  ninguém sente frio,
Onde  ninguém sai vazio.

Nessa escola aprendi
A ler e escrever;
A ser educada;         
Também muito dedicada.

Meu voou a um  futuro melhor
Passa por suas mãos,
Por minha dedicação.
E a alegria  contagia  a todos ao redor.

Quarenta anos de fundação,
Cinco que estou aqui.
Estudo com alegria,
Aprendo com sabedoria.
Sinto orgulho
Por fazer parte de sua  história.

Escola querida,
O ano que vem,
Aqui não estarei.
Mas no coração
Sempre te colocarei.

Quem sabe um dia irei retornar,
E nessa escola poderei trabalhar.
Pode ser de professora,
Ou então coordenadora,
Quem sabe,  até diretora.

Escola Armelinda,
Quarenta anos de vida
Está  a completar.
Lutas e conquistas a celebrar.
Muitas pessoas reunidas
Estão a festejar.

Nesta data importante
Quero lhe parabenizar
Pelo valor e o compromisso
Que tens na transmissão  do conhecimento,
Na arte de educar!

Sthefany Vasconcellos Rocha – 5º B-“Armelinda Espúrio da Silva”



TEXTO C


Para ir à Lua
Cecília Meireles

Enquanto não têm foguetes
para ir à Lua
os meninos deslizam de patinete
pelas calçadas da rua.

Vão cegos de velocidade:
mesmo que quebrem o nariz,
que grande felicidade!
Ser veloz é ser feliz.

Ah! Se pudessem ser anjos
de longas asas!
Mas são apenas marmanjos!



1 -    Os três  textos pertencem ao mesmo gênero textual? Qual?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2 – Quem são os autores destes textos?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4 - Do que trata cada poema apresentado?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 5 - O que cada autor expressa em seu poema?

Guilherme Souza: _______________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Sthefany Vasconcellos: ___________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________________

Cecília Meireles: ________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6 – Procure no dicionário o significado da palavra “marmanjos” e registre nas linhas abaixo.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

7 - Você se lembra do que é verso? E estrofe? Verso é cada linha do poema, e estrofe, cada conjunto de versos.

a) Escreva quantos versos e quantas estrofes tem o poema:

A: __________________________________________________________
B: ___________________________________________________________
C: ___________________________________________________________

8 - Estes poemas têm  rimas  finais? Têm  rimas internas? Justifique sua resposta.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

9 – Preencha o espaço vazio com a classe gramatical que cada palavra das rimas pertence.

Poemas
Rima
Classe gramatical
Minha escola
festiva / favorita
amor / valor
valer / vencer
ajudar / alcançar
favorita / vida
caminhar / lembrar
alegria / sabedoria
recado / obrigado
         ...  / ...

Escola que amo de coração

coração / compreensão
frio / vazio
educada / dedicada
melhor / redor
alegria / sabedoria
estarei / colocarei
retornar / trabalhar
celebrar / festejar
parabenizar / educar

Para ir à Lua


Lua / rua
velocidade / felicidade
nariz / feliz
anjos / marmanjos



10 – “obrigado por me ajudar”;  este é  o meu recado,”;  “Que eu amo de coração,” “Sempre te colocarei. - Escreva a classe gramatical das  palavra em negrito:

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Relembrando


TEXTO POÉTICO

No texto poético o autor apresenta a realidade de forma criativa numa linguagem bastante expressiva. O texto que daí resulta chama-se poema, que é um conjunto de versos agrupados em estrofes.
A estrutura de um poema é composta por versos e estrofes, sendo a rima opcional.
A rima é um recurso literário que designa a aproximação sonora entre duas palavras que compõem o verso, oferecendo mais musicalidade à poesia.

A rima quanto sua posição no verso

Externa – Quando a rima aparece ao final do verso. É o tipo mais comum de rima.
Interna – Quando a semelhança fonética aparece no interior do verso.

Quanto ao valor

Rimas pobres: quando as palavras que rimam pertencem à mesma classe gramatical (substantivo com substantivo, por exemplo).
Rimas ricas: quando as palavras que rimam pertencem à classes gramaticais diferentes (um substantivo e um adjetivo, por exemplo).
 Rimas preciosas: quando as palavras que rimam apresentam estruturas gramaticais diferentes. São
decorrentes da combinação de um nome com a forma verbo-pronome. Exemplos:  tranquilo e ouvi-lo; estrela e vê-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário