Leia os textos com atenção.
TEXTO A
Minha escola
Parabéns pra você
nesta data festiva!
40 anos de história,
minha escola favorita.
Escola Armelinda,
sempre ensinando com amor,
formando alunos
sempre ensinando com amor,
formando alunos
em pessoas de valor!
Eu amo esta escola pra valer
tanto quanto amo meu lar.
Nestes dois lugares tem amor, tem carinho
e se preocupam se vou vencer!
Vida de estudante não é fácil.
É preciso dedicação todos os dias.
Estudo para tirar 10,
e no final de ano ser promovido.
E a todos os professores eu digo
obrigado por me ajudar
a trilhar o caminho que me conduz
um bom futuro alcançar.
Minha escola favorita
que ensina a caminhar,
fará parte de minha vida,
sempre de ti vou lembrar!
Escola Armelinda,
com imensa alegria,
parabéns pelos anos de vida
a serviço da educação,
do conhecimento,
da sabedoria!
Portanto,
este é o meu recado,
por tudo, muito obrigado.
por tudo, muito obrigado.
Guilherme Souza da Silva Cichett – 5º B – EMEF. “Armelinda Espúrio da
Silva”
TEXTO B
Escola que amo de coração
Escola Armelinda,
Que eu amo de coração,
É palácio dos meus sonhos,
Recanto de compreensão,
Oficina do bem,
Onde ninguém
sente frio,
Onde ninguém
sai vazio.
Nessa escola aprendi
A ler e escrever;
A ser educada;
Também muito dedicada.
Meu voou a um futuro melhor
Passa por suas mãos,
Por minha dedicação.
E a alegria contagia
a todos ao redor.
Quarenta anos de fundação,
Cinco
que estou aqui.
Estudo com alegria,
Aprendo com sabedoria.
Sinto
orgulho
Por
fazer parte de sua história.
Escola
querida,
O
ano que vem,
Aqui
não estarei.
Mas
no coração
Sempre
te colocarei.
Quem
sabe um dia irei retornar,
E
nessa escola poderei trabalhar.
Pode
ser de professora,
Ou
então coordenadora,
Quem
sabe, até diretora.
Escola Armelinda,
Quarenta anos de vida
Está a completar.
Lutas e conquistas a celebrar.
Muitas pessoas reunidas
Estão a festejar.
Nesta data importante
Quero lhe parabenizar
Pelo valor e o compromisso
Que tens na transmissão do
conhecimento,
Na arte de educar!
Sthefany Vasconcellos
Rocha – 5º B-“Armelinda Espúrio da Silva”
TEXTO C
Para
ir à Lua
Cecília Meireles
Enquanto
não têm foguetes
para ir à Lua
os meninos deslizam de patinete
pelas calçadas da rua.
Vão cegos de velocidade:
mesmo que quebrem o nariz,
que grande felicidade!
Ser veloz é ser feliz.
Ah! Se pudessem ser anjos
de longas asas!
Mas são apenas marmanjos!
para ir à Lua
os meninos deslizam de patinete
pelas calçadas da rua.
Vão cegos de velocidade:
mesmo que quebrem o nariz,
que grande felicidade!
Ser veloz é ser feliz.
Ah! Se pudessem ser anjos
de longas asas!
Mas são apenas marmanjos!
1 - Os três textos pertencem ao mesmo gênero textual?
Qual?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2 – Quem são os
autores destes textos?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4 - Do
que trata cada poema apresentado?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5 - O que cada autor expressa em seu poema?
Guilherme Souza:
_______________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Sthefany Vasconcellos: ___________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________________
Cecília Meireles:
________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6 – Procure no dicionário o significado da
palavra “marmanjos” e registre nas linhas abaixo.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7 - Você se lembra do que é verso? E estrofe? Verso
é cada linha do poema, e estrofe, cada conjunto de versos.
a) Escreva quantos versos e quantas estrofes tem o poema:
A:
__________________________________________________________
B: ___________________________________________________________
C:
___________________________________________________________
8 - Estes poemas têm rimas
finais? Têm rimas internas? Justifique
sua resposta.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
9
– Preencha o espaço vazio com a classe gramatical que cada palavra das rimas
pertence.
Poemas
|
Rima
|
Classe gramatical
|
Minha escola
|
festiva
/ favorita
amor
/ valor
valer
/ vencer
ajudar
/ alcançar
favorita
/ vida
caminhar
/ lembrar
alegria
/ sabedoria
recado
/ obrigado
|
...
/ ...
|
Escola
que amo de coração
|
coração
/ compreensão
frio
/ vazio
educada
/ dedicada
melhor
/ redor
alegria
/ sabedoria
estarei
/ colocarei
retornar
/ trabalhar
celebrar
/ festejar
parabenizar
/ educar
|
|
Para ir à Lua
|
Lua /
rua
velocidade
/ felicidade
nariz /
feliz
anjos /
marmanjos
|
|
10 – “obrigado por me ajudar”; este é o meu
recado,”; “Que eu amo de coração,” “Sempre te colocarei. - Escreva a classe
gramatical das palavra em negrito:
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Relembrando
TEXTO
POÉTICO
No texto poético o autor apresenta a realidade de forma criativa numa
linguagem bastante expressiva. O texto que daí resulta chama-se poema, que é um conjunto de versos agrupados em estrofes.
A estrutura de um poema é composta por versos e estrofes, sendo a rima opcional.
A rima é um recurso
literário que designa a aproximação sonora entre duas palavras que compõem o
verso, oferecendo mais musicalidade à poesia.
A rima quanto sua posição no verso
Externa – Quando a rima aparece ao final do verso. É o tipo
mais comum de rima.
Interna – Quando a semelhança
fonética aparece no interior do verso.
Quanto ao valor
Rimas pobres: quando as palavras que
rimam pertencem à mesma classe gramatical (substantivo com substantivo, por
exemplo).
Rimas ricas: quando as palavras que rimam pertencem à classes gramaticais diferentes (um substantivo e um adjetivo, por exemplo).
Rimas preciosas: quando as palavras que rimam apresentam estruturas gramaticais diferentes. São decorrentes da combinação de um nome com a forma verbo-pronome. Exemplos: tranquilo e ouvi-lo; estrela e vê-la.
Rimas ricas: quando as palavras que rimam pertencem à classes gramaticais diferentes (um substantivo e um adjetivo, por exemplo).
Rimas preciosas: quando as palavras que rimam apresentam estruturas gramaticais diferentes. São decorrentes da combinação de um nome com a forma verbo-pronome. Exemplos: tranquilo e ouvi-lo; estrela e vê-la.
Nenhum comentário:
Postar um comentário