sábado, 4 de maio de 2019




Aula de Ciências

Na escola a professora pergunta:
– Quantas patas têm o cavalo?
 – Quatro.
– Por isso como se chama?
– Quadrúpede.
– Muito bem. E você, quantos pés você tem?
– Dois.
– E como se chama?
– Serafim.

Ziraldo. Anedotinha do bichinho da maça (1980).

1- O texto lido é:

 (A) Um conto moderno.
(B) Uma biografia.
 (C) Uma fábula.
(D) Uma anedota.

2 - Quem são os interlocutores?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3 - Há um traço de humor no trecho:

 (A) “quantas patas tem o cavalo”.
(B) “quadrúpedes”.
(C) ”e você, quantos pés tem?”
(D) “Serafim”.

4 - No trecho “– Quantas patas tem o cavalo?” a pontuação usada no final da frase indica:

(A) indagação.
(B) alegria.
(C) negação.
(D) afirmação.

5 – Qual é o objetivo desse tipo de texto?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6 - A aula que Serafim estava assistindo era de qual disciplina? Como você descobriu?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


        Os sinais de pontuação representam as pausas e entoações de nossa fala. Eles dão à escrita maior clareza e simplicidade.
O ponto final é utilizado na finalização de frases declarativas ou imperativas. Também é usado em abreviaturas.
O ponto de interrogação é utilizado no final de palavras, orações ou frases para indicar uma pergunta direta. Não deve ser empregado em perguntas indiretas.
O ponto de exclamação é usado no final de frases exclamativas e depois de interjeições ou locuções.
A vírgula tem vários casos de emprego, entre eles estão: separação de nomes de localidades, vocativos, aposto, expressões explicativas, etc.
Os dois pontos marcam uma pequena suspensão no ritmo de uma frase não concluída. É usado para introduzir uma enumeração, o discurso direto, uma citação, um esclarecimento e um exemplo, entre outros.
O  travessão e as aspas são utilizados para indicar uma determinada personagem num discurso direto.


7 - Releia o texto “Aula de Ciências” e explique o uso de cada um dos sinais de pontuação.

Interrogação (?)
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Dois pontos (:)
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Travessão (-)
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

8 – Leia a anedota  abaixo. Em seguida organize o texto, pontue-o  e dê um título.  

O JUNINHO É MUITO COMILÃO  UM DIA ELE CHEGOU NA COZINHA, PELA VIGÉSIMA VEZ  E DISSE PRA COZINHEIRA   ME DÁ MAIS UM PASTEL
E A COZINHEIRA   SE VOCÊ COMER MAIS UM PASTEL  VAI EXPLODIR
E ELE   ENTÃO ME DÁ O PASTEL E SAI DE PERTO

 (Zíraldo. O livro do riso do Menino Maluquinho. São Paulo:
Melhoramentos, 2000. p. 102.)


_______________________________

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________





Gabarito

1 – D
2 – A professora e Serafim.
3 – D
4 – A
5 – O objetivo desse tipo de texto é provocar risos ou gargalhadas em quem a ouve ou lê.
6 -  A aula que Serafim estava assistindo era de Ciências. Descobre-se através do título e da fala da professora.
7 –
Interrogação (?)
O ponto de interrogação é utilizado  para indicar uma pergunta direta.
Dois pontos (:)
Os dois pontos – é uma pausa longa e usa-se para introduzir uma fala em discurso direto.
Travessão (-)
O  travessão é  utilizados para indicar uma determinada personagem num discurso direto.
8 –  Titulo:  pessoal.

O Juninho é muito comilão. Um dia ele chegou na cozinha, pela vigésima vez, e disse pra cozinheira:
— Me dá mais um pastel.
E a cozinheira:
— Se você comer mais um pastel, vai explodir.
E ele:
— Então me dá o pastel e sai de perto!

 (Zíraldo. O livro do riso do Menino Maluquinho. São Paulo:
Melhoramentos, 2000. p. 102.)
___



Nenhum comentário:

Postar um comentário