Aula de Ciências
Na escola a professora
pergunta:
– Quantas patas têm o
cavalo?
– Quatro.
– Por isso como se
chama?
– Quadrúpede.
– Muito bem. E você,
quantos pés você tem?
– Dois.
– E como se chama?
– Serafim.
Ziraldo. Anedotinha do
bichinho da maça (1980).
1- O texto lido é:
(A) Um
conto moderno.
(B) Uma biografia.
(C) Uma
fábula.
(D) Uma anedota.
2 - Quem são os interlocutores?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3 - Há um traço de humor no trecho:
(A)
“quantas patas tem o cavalo”.
(B) “quadrúpedes”.
(C) ”e você, quantos pés tem?”
(D) “Serafim”.
4 - No trecho “– Quantas patas tem o cavalo?” a
pontuação usada no final da frase indica:
(A) indagação.
(B) alegria.
(C) negação.
(D) afirmação.
5 – Qual é o objetivo desse tipo de texto?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6 - A aula que Serafim estava assistindo era de
qual disciplina? Como você descobriu?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
O ponto final é
utilizado na finalização de frases declarativas ou imperativas. Também é
usado em abreviaturas.
O ponto de
interrogação é utilizado no final de palavras, orações ou frases para indicar
uma pergunta direta. Não deve ser empregado em perguntas indiretas.
O ponto de exclamação
é usado no final de frases exclamativas e depois de interjeições ou locuções.
A vírgula tem vários
casos de emprego, entre eles estão: separação de nomes de localidades,
vocativos, aposto, expressões explicativas, etc.
Os dois pontos marcam uma pequena suspensão no ritmo de uma
frase não concluída. É usado para introduzir uma enumeração, o discurso
direto, uma citação, um esclarecimento e um exemplo, entre outros.
O travessão e as aspas são utilizados para
indicar uma determinada personagem num discurso direto.
|
7 - Releia o texto “Aula de Ciências” e
explique o uso de cada um dos sinais de pontuação.
Interrogação (?)
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Dois pontos (:)
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Travessão (-)
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8 – Leia a anedota abaixo. Em seguida organize o texto,
pontue-o e dê um título.
O JUNINHO É MUITO
COMILÃO UM DIA ELE CHEGOU NA COZINHA,
PELA VIGÉSIMA VEZ E DISSE PRA COZINHEIRA ME DÁ MAIS UM PASTEL
E A COZINHEIRA SE VOCÊ COMER MAIS UM PASTEL VAI EXPLODIR
E ELE ENTÃO ME DÁ O PASTEL E SAI DE PERTO
(Zíraldo. O livro do riso do
Menino Maluquinho. São Paulo:
Melhoramentos, 2000. p. 102.)
_______________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Gabarito
1 – D
2 – A professora e
Serafim.
3 – D
4 – A
5 – O objetivo desse
tipo de texto é
provocar risos ou gargalhadas em quem a ouve ou lê.
6 - A aula que Serafim estava assistindo era de Ciências.
Descobre-se através do título e da fala da professora.
7 –
Interrogação (?)
O ponto de
interrogação é utilizado para indicar
uma pergunta direta.
Dois pontos (:)
Os dois
pontos – é uma
pausa longa e usa-se para introduzir uma fala em discurso direto.
Travessão (-)
O travessão é utilizados para indicar uma determinada
personagem num discurso direto.
8
– Titulo: pessoal.
O Juninho
é muito comilão. Um dia ele chegou na cozinha, pela vigésima vez, e disse pra
cozinheira:
— Me dá
mais um pastel.
E a cozinheira:
— Se você
comer mais um pastel, vai explodir.
E ele:
— Então me
dá o pastel e sai de perto!
(Zíraldo. O livro do riso do
Menino Maluquinho. São Paulo:
Melhoramentos, 2000. p. 102.)
___
Nenhum comentário:
Postar um comentário