sexta-feira, 24 de maio de 2019



                  Boletim 
                                    Carlos Queiroz Telles


Chega uma hora
em que não dá mais
pra gente fugir do assunto.
Meio mundo da família,
pai e mãe, irmão e tia,
com olhares de cobrança,
pedem o troco da esperança
que jogaram sobre nós.

E então começa a guerra
É a equação conjugada
em português matemático
são matérias inexatas
e ciências desumanas



É a cara da professora
que brigou com o namorado.
São as noites mal dormidas
de estudo ou de medo.
É o tormento renovado
do semestre que se acaba
ou do ano que termina.

Tempo de unha roída
de culpa e de sofrimento.
Coração sempre apertado,
dias com dor de barriga,
noites com falta de ar.

A vida fica um sufoco
até a hora temida
em que a angústia vira nota.
Amanhã...hoje...agora!
O olhar sabe de cor
onde o nome está na lista.
E então...lá vamos nós
com a cara e a covardia.

Um, dois, três...não acredito!
Aquela nota é um oito!
Não é possível meu Deus!
É possível! É possível!
Aquele oito sou eu.



01 - Preencha o quadro abaixo sobre o texto que você acabou de ler.

Gênero textual

Título

Autor

Número de estrofes

Número de versos


02 – Separe das palavras abaixo os antônimos, formando pares.
Felicidade, coragem, encorajador, tomento, covardia, exata, devolução, inexata, cobrança, temido.
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03 – Empregue adjetivos equivalentes às locuções adjetivas:
a) É o tormento do semestre = _______________________
b) É o perímetro de cidade = _________________________
c) É um amor de mãe = ______________________________
d) É a prova do bimestre = ____________________________
e) É a mesma faixa de idade = _________________________
f) É o globo do olho = _________________________________

04 – O verso “com cara e a covardia” lembra uma expressão muito usada mas, o poeta fez uma troca dessa expressão por outras palavras. Por que o poeta fez essa troca?
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05 – Liste os versos que você mais gostou e justifique.
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06 – Quem é o narrador do texto?
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07 – De acordo com o texto, de que o assunto os estudantes não podem fugir?
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08 – Em que época o sofrimento do estudante é maior?
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9 – Transcreva  os versos  que apresentam pronomes pessoais do caso reto.
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10 – Você já viveu uma situação parecida com a descrita neste poema? Conte por escrito, em forma de poema ou em prosa ( texto escrito em  parágrafos) .



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GABARITO

01 -
Poema
Boletim
Carlos Queiroz Telles
6
38

2 - Felicidade, tormento
Coragem, covardia
Encorajador, temido
Exata, inexata
Devolução, cobrança
3 - a) Semestral   b) urbano   c) maternal   d) bimestral   e) faixa etária   f) ocular
4- É “com a cara e a coragem”. Ele trocou as palavras tentando dizer que é covarde, não tem coragem.
5- Pessoal.
6- O narrador é o eu- poético (pessoa que fala no texto).
7- Os estudantes não podem fugir do boletim, isto é, das notas.
8-  No final do semestre e final do ano
9 – “que jogaram sobre nós.”
     “E então...lá vamos nós”
    “Aquele oito sou eu.”
10 – Resposta pessoal.



Lembrando

Pronomes pessoais do caso reto: eu , tu , ele, ela, nós , vós, eles e elas.  Eles substituem substantivos comuns e substantivos próprios.

Poema

O  poema é um gênero textual, cuja apresentação pode surgir em forma de versos, estrofes (conjunto de versos) ou prosa (poética), com a finalidade de manifestar sentimento e emoção.


Prosa

         Prosa é a expressão natural da linguagem escrita ou falada. Não está sujeita a ritmo nem à rima, nem a verso, nem a número de sílabas. É mais utilizada na linguagem do quotidiano e quando se quer expressar o pensamento racional. Prosa é o nome que se dá à forma de um texto escrito em parágrafos. 

Prosa poética

Prosa poética é texto escrito sem as características do poema: métrica, ritmo, rima e outros elementos sonoros. Sua função é  exprimir emoções e sentimentos.

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