segunda-feira, 2 de setembro de 2019


Comparação de números decimais

Comparar dois números decimais significa estabelecer uma relação de igualdade ou de desigualdade entre eles. Consideremos dois casos:

1º caso: as partes inteiras  diferentes = O maior é aquele que tem a maior parte inteira.
   Exemplos:
a)   3,4 > 2,943, pois 3 >2.                               b) 10,6 > 9,2342, pois 10 > 9.

2º caso: as partes inteiras são iguais = igualamos a quantidade de casas após a virgula com zero e comparamos as partes decimais. O maior dos dois números decimais é o que  tiver a maior parte decimal.

Exemplos:

a) 0,75 > 0,7 ou 0,75 > 0,70  (igualando as casas decimais), pois 75 > 70.
b) 8,3 > 8, 03  ou  8,30 > 8,03 (igualando as casas decimais), pois 30 > 3.

Os sinais matemáticos  empregados na comparação dos números decimais  são: > (maior que), < (menor que) e = (igual a).



Processo prático

Para comparar números decimais com quantidade de casas decimais diferentes, basta:

Reescrever  o numero dado.
 Colocar o zero para igualar as casas decimais.
Eliminar as vírgulas.
Comparar os números resultantes.

Exemplo:
Qual número decimal é maior, 0,197 ou 0,0985?

   0, 197          0, 0985

   0, 1970       0, 0985

  1970       985

  1970 > 985; então, 0,197 > 0,0985.
* (Lê-se: maior que)


Exercícios

01- Responda as questões abaixo.

a)    Por que 3, 5 > 1, 9?
    Resposta: _______________________________

b)   Por que 0, 034 < 0, 39?
Resposta: _______________________________

c)   Por que 7, 45 > 7, 406?
Resposta: _______________________________

d)   Por que 1, 345 < 1, 431?
Resposta: _______________________________

02 - Veja a nota que cada criança tirou na prova de Matemática.

João
Paula
Tomás
Clara
7, 05
7, 75
7, 5
7, 8

a)   Quem tirou a menor nota?
Resposta: _______________________________

b)   Quem tirou a maior nota?
Resposta: _______________________________

c)   Quanto faltou para Tomás tirar a nota 8?
Resposta: _______________________________

d)   Escreva as quatro notas em ordem decrescente.
Resposta: _______________________________

03 - Usando os símbolos > (maior que) <  (menor que) ou = (igual a), compare os seguintes pares de número decimais.

a)   9, 2 ____ 8, 9
b)   0, 8 ____ 0, 58
c)   3, 7 ____ 3, 70
d)   6, 4 ____ 7, 8
e)   0, 63 ____ 0, 648
f)      5, 42 ____ 5, 420

04 – Pinte de vermelho as placas com igualdades verdadeiras e de azul as placas com igualdades falsas.

3, 15 = 3, 150

4, 015 = 4, 15

4, 100 = 4, 1





0, 18 = 0, 1 800

8, 180 = 8, 18

3, 108 = 3, 18

05 – Complete corretamente:

a) Rui tem 1, 90 metro de altura e  Arnaldo tem 1, 80.

_______ é mais alto que _________, pois  _____  >  ______ .


b) Na 3ª  maratona de Campinas,  Carolina  correu 21, 275  quilômetros e Débora correu 21, 46 quilômetros.

____ correu uma distancia menor  que  ______, pois _____ <   _____.

 06 - Compare os números decimais abaixo e assinale com X as alternativas corretas.

 a) 20, 1 > 20, 01  (   )
b) 125,001 >137,001 (   )
c) 35,02 < 36,01 (   )
d) 38,003 < 38,03 (   )


Gabarito

01 – a)  Porque 3 > 1.  
            b) Porque 4 < 9.
   c) Porque 5 > 0.
         d) Porque 3 < 4.

02 - a) João.
       b) Clara.
        c) Faltou meio ponto (0, 5).
        d) 7, 8 > 7, 75 > 7, 5 > 7, 05.

03 -  a)  >.    b)  >.    c)  =.     d)  <.      e) <.        f) =.

04 -
3, 15 = 3, 150   V

4, 015 = 4, 15   A

4, 100 = 4, 1   V





0, 18 = 0, 1 800   V

8, 180 = 8, 18   V

3, 108 = 3, 18   A


05 -  a) Rui tem 1, 90 metro de altura e  Arnaldo tem 1, 80.

Rui_é mais alto que Arnaldo,  pois  1, 90  >  1, 80.

b) Na 3ª  maratona de Campinas Carolina  correu 21, 275  quilômetros e Debora correu 21, 46 quilômetros.

Carolina  correu  uma  distancia  menor  que  Débora,  pois 
 21, 275   <   21, 46.

06 - a) 20, 1 > 20, 01  ( x )
       b) 125,001 >137,001  (   )
    c) 35,02  <  36,01  ( X )
    d) 38,003  <  38,03  ( X )



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