sábado, 9 de novembro de 2019


Comparação de frações

Comparação de frações é uma forma de analisar qual delas representam a maior quantidade ou a maior parte de um todo.
Para comparar frações  emprega-se figuras e, com mais frequência,  a forma numérica.

Frações com o mesmo denominador: quando duas ou mais frações têm o mesmo denominador,  a maior é a que tem  o maior numerador.  

Exemplo:

         A mãe de Vitor e Daniela fez um bolo de chocolate. Desse bolo, Vitor ficou com  1/7,   Daniela,  com  2/7   e     4/7   ficaram   para o pai deles.

         Analisando através de figuras:

Vitor
|||||||||||||






Daniel
|||||||||||||
|||||||||||||





O pai
|||||||||||||
|||||||||||||
|||||||||||||
|||||||||||||




Quem ficou com o maior pedaço? Observa-se mesmo denominador e o 4 é o maior numerador. Portanto, foi o pai que ficou com o maior  pedaço, pois ele ganhou mais sétimos que Vitor e Daniela.

Na forma numérica tem-se:   4  >   2 >  _1  .
                                                        7       7       7


Frações com o mesmo numerador: quando duas ou mais frações têm o mesmo numerador, a maior é a que tem  o menor  denominador.

Exemplo:

A professora distribuiu  duas folhas de cartolina iguais para que Mario  e Caio fizessem um trabalho. Caio usou   2  de sua folha e
                                                                              4
Mario usou  2   da dele.  Quem usou um pedaço maior de cartolina?
                   3
Analisando através de figuras:

Caio
\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\
\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\


Mario
\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\
\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\


Observa-se que as partes do inteiro que foi dividido em  3 são maiores  que as partes do inteiro que foi dividido  em 4.
Portanto, quem usou um pedaço maior de cartolina foi Mario.

Numericamente:   2  >  2  .
                             3      4


Frações com numeradores  e denominadores diferentes – quando duas ou mais frações têm numeradores e denominadores diferentes, deve-se reduzi-las ao mesmo denominador comum  e depois compara-las.

Exemplo:

  3   e   5   => Qual é a maior fração?
 4         6

Reduzindo-as ao menor denominador comum:

4, 6  | 2
2, 3  | 2
1, 3  | 3
1, 1  |

MMC (4, 6) = 2 x 2 x 3 = 12

   3  =  12 : 4 x 3  =   9 
   4          12             12

   5   =  12 : 6 x 5  =   10    
   6          12               12

Portanto:  3  =  9   e  5  =  10  .
                 4     12      6      12
                      
  Logo:   5   >    3  
              6         4


Exercícios

01 – Observe as figuras seguintes:

Figura 1
||||||||||||||||||||
||||||||||||||||||||
||||||||||||||||||||
||||||||||||||||||||
||||||||||||||||||||






Figura 2
||||||||||||||||||||
||||||||||||||||||||
||||||||||||||||||||
||||||||||||||||||||
||||||||||||||||||||
||||||||||||||||||||
||||||||||||||||||||




a) Qual a fração  que a parte colorida, na figura 1, representa?
Resposta: _____________________________________
b)  Qual a fração  que a parte colorida, na figura 2, representa?
Resposta: _____________________________________
c) Escreva a fração com  maior numerador.
Resposta: _____________________________________
d) Compare as frações dadas na forma numérica.
Resposta: _____________________________________

02 – Coloque em ordem crescente:   2 ,  3 ,  1   e   5 .         
                                                            3    5     2       6






03 –  Compare as frações abaixo com os sinais > ou <.


a)   1   ....    2   
      3          3


c)    6  ....    3   
       9          9


e)   11   ....    8   
      16          16


b)    2  ....    5   
      7          7


d)    7  ....    5_   
       10       10


f)    21  ....    1_   
      40          40




04 - Jorge e Ana estão comparando as frações 2/3 e 6/10 . Jorge afirma que 2/3 < 6/10 porque 2 < 6 e 3 < 10.  Ana diz que 2/3 > 6/10 . Use desenhos, palavras ou apenas números para ajudar Ana a explicar a Jorge porque ele está errado.

Resposta:










05 -  Numa prova, Clóvis acertou  5/6 das questões, Álvaro acertou 7/9  e Jair acertou 7/12 . Pode-se afirmar que:

 a) Clóvis acertou menos questões que Álvaro?
b) Álvaro acertou menos questões que Jair?
c)  Clóvis foi o que acertou o maior número de questões?
d)  Quem acertou menos questões?
e) Escreva as frações dadas, após a redução ao menor denominador comum, em ordem decrescente.  
























Gabarito

01 – a)  Resposta:  5  .
                              10
b)  Resposta:   7  .
                       10
c) Resposta:  7  .
                     10
d)  Resposta:  5  <   7 .
                      10    10


02 –

1   <    3   <    2    <     5_
               2         5         3           6


03 -

a)   1    <    2  
      3          3


c)    6   >    3  
       9         9


e)   11    >    8  
      16          16


b)    2    <    5  
      7           7


d)    7   >    5_  
       10       10


f)    21    >    1_  
      40          40


04 -
Resposta: Frações com numeradores e denominadores diferentes, deve-se reduzi-las ao mesmo denominador comum  e depois compara-las.

  2   e    6 
 3        10

3,     10 | 2
3,       5 | 3 
1,      5 | 5
1,      1 |

MMC ( 3, 10) = 2 x 3 x 5 = 30

  2   =   30 : 3 x 2  =  20 
  3           30              30

 6   = 30  :  10 x 6 =  18   
 10        30                30

Portanto:    20   >    18_   
                  30         30




05 - 
Clóvis =>  5 =  36 : 6 x 5 = 30
                6          36           36
Álvaro  =>  7  =  36 : 9 x 7 =  28    
                  9          36            36
  Jair  =>  7  =  36 : 12 x 7 =  21 
              12          36              36

6, 9, 12 |2
3, 9, 6  |2
3, 9, 3 |3
1, 3, 1 |3
1, 1, 1  |

MMC (6, 9, 12) = 2 x 2 x 3 x 3 = 36

a) Não.
b) Não.
c) Sim.
d) Jair.
e)  30   >   28   >  21
     36       36       36



Nenhum comentário:

Postar um comentário