Sistemas de medidas
Os sistemas de medidas são muito utilizados no nosso dia a dia. Em diversas situações, precisamos fazer conversões, cálculos e análises que envolvem os diversos tipos de sistemas de medidas. Por exemplo, mede-se o comprimento de uma sala, o comprimento de uma rua, o peso de alimentos, a energia e a água consumida em uma residência, a superfície de um município, o tempo que se gasta para ir de uma cidade a outra.
As unidades de medida padrão que nós brasileiros utilizamos com maior frequência são o grama, o litro e o metro, assim como o metro quadrado e o metro cúbico, o minuto, a hora.
Medidas de Comprimento
No Sistema Internacional de Unidades (SI), a unidade padrão de medida de comprimento é o metro, representado pela letra m.
Para medir grandes comprimentos, como por exemplo, a distancia entre duas cidades, há unidades maiores que o metro e que são derivadas dele:
Ø O decâmetro (dam), que vale 10 m.
Ø O hectômetro (hm), que vale 100 m.
Ø O quilometro (km), que vale 1 000 m.
Essas unidades mencionadas são os múltiplos do metro e, na prática, a mais utilizada é o quilometro (km).
Para medir pequenos comprimentos, como, por exemplo, a largura da folha de um caderno ou o comprimento de um lápis, há também unidades derivadas do metro e que são menores que ele:
Ø O decímetro (dm), que vale 1/10 do metro.
Ø O centímetro (cm), que vale 1/100 do metro.
Ø O milímetro (mm), que vale 1/1 000 do metro.
Essas unidades são os submúltiplos do metro e, as mais usadas são o centímetro e o milímetro.
Eis o quadro que apresenta resumidamente as unidades para medir comprimentos:
km
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hm
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dam
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m
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dm
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cm
|
mm
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1 000 m
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100 m
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10 m
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1 m
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0,1 m
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0,01 m
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0, 001 m
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É BOM SABER
Existem outras medidas de comprimento que não
pertencem ao Sistema Internacional de Unidades. Algumas das relações entre estas
medidas e o metro são:
Polegada
(in): 1 in = 0,0254 m = 2,54 × 10-2 m
Milha
(mi): 1 mi = 1.609,344 m = 1,61 × 103 m
Pé
(ft): 1 ft = 0,3048 m = 3,05 × 10-1 m
Jarda
(yd): 1 yd = 0,914399 m = 9,14 × 10-1 m
Ano-luz: 1
ano-luz = 9,46 × 1015 m Exercícios
01 – Na sua sala de aula, Julia caminhou 3, 20 m de sua carteira até a lousa e 2, 65 m da lousa até o armário. Quanto ela caminhou ao efetuar esse trajeto?
Resposta: ____________________________________
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02 – O cabo de uma vassoura tem 1, 20 m. Uma faxineira aumentou em 1, 90 m esse cabo para a limpeza do teto de uma sala. Com qual medida ficou o cabo aumentado?
Resposta: ____________________________________
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03 – Faça associação das unidades com suas respectivas equivalências em metros.
a) 1 dam ( ) 1 000 m
b) 1 mm ( ) 10 m
c) 1 cm ( ) 0, 001 m
d) 1 km ( ) 0, 01 m
04 – Considerando as unidades mais usadas, qual delas seria mais adequada para você medir:
a) A espessura de um livro? R: _________________________
b) O comprimento de uma quadra de basquete? R: __________
c) A distância entre São Paulo e Minas Gerais? R: ___________
d) O comprimento de uma caneta? R: __________________
05 – Sabe-se que uma polegada vale 2, 54 cm. O diâmetro de um cano mede 2 polegadas. Quantos centímetros mede o diâmetro desse cano?
Resposta: ___________________________
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06 – Uma placa de isopor tem 2,3 cm de espessura. Camila empilhou 35 placas como essa. Qual é a altura dessa pilha de isopor?
Resposta: __________________________
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07 - Em uma corrida automobilística já foram completadas 8 voltas de um percurso de 280 km. Sabendo-se que cada volta tem 25 km, quantos metros faltam para percorrer?
Resposta: ____________________________________
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08 – Um atleta corre 12 500 m por dia. Quantos metros percorrerá em 5 dias? Esse numero resulta em quantos quilômetros?
Resposta: ____________________________________
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09 – A distancia entre São Paulo e Campinas é de 90 quilômetros. Quantos quilômetros percorrerá uma pessoa numa viagem de ida e volta?
Resposta: ____________________________________
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10 – Um médico recomenda que uma pessoa ande 4 quilômetros por dia.
a) Quantos metros andará em uma semana?
Resposta: ____________________________________
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b) Quantos quilômetros andará em 30 dias?
Resposta: ____________________________________
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11 - Um quarteirão, por padrão, mede 100 m. Quantos quarteirões preciso para formar 1 km? E para formar 20 km?
Respostas: ____________________________________
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12 - Paula mora em um bairro que fica a 20 km do centro da cidade. As ruas que unem seu bairro ao centro da cidade têm uma parte asfaltada e 12 000 m de terra. Quantos km tem a parte asfaltada?
Resposta: ____________________________________
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Gabarito
01 –
3, 20
+ 2, 65
5, 85
Resposta: Ao efetuar esse trajeto Júlia caminhou 5, 85 m.
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02 –
1, 20
+ 1, 90
3, 10
Resposta: O cabo de vassoura ficou com 3, 10 m.
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03 – ( d ) 1 000 m
( a ) 10 m
( b ) 0, 001m
( c ) 0, 01m
04 – a) Milímetro.
b) Metro.
c) Quilometro (km).
d) Centímetro.
05 –
2, 54
X 2
5, 08
Resposta: O diâmetro desse cano mede 5, 08 cm.
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06 –
2, 3
X 35
115
69+
80,5
Resposta: A altura dessa pilha de isopor é 80,5 cm. |
07 -
25 000 280 000
X 8 - 200 000
200 000 080 000
Resposta: Faltam para percorrer 80 000 m.
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08 –
12 500
X 5
62 500
Resposta: O atleta percorrerá em 5 dias 65 500m. Esse numero representa 62 quilômetros e meio.
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09 –
90
X 2
180
Resposta: Uma pessoa numa viagem de ida e volta percorrerá 180 quilômetros.
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10 – a)
7
X 4
28 quilômetros
28 x 1 000 = 28 000 m
Resposta: Em uma semana uma pessoa andará 28 000 metros.
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b)
30
X 4
120
Resposta: Uma pessoa andará em 30 dias 120 quilômetros.
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11 -
1 000 | 100_ 20 000 | 100_
- 100 10 - 200_ 200
0000 00000
Respostas: Para formar 1 km preciso de 10 quarteirões. E para formar 20 km preciso de 200 quarteirões.
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12 -
20 000
- 12 000
08 000
Resposta: A parte asfaltada tem 8 quilômetros.
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