UM DIA DIFERENTE
Izabella
Um dia, eu fiquei estressada na hora de me arrumar
para ir à escola porque não achava meu uniforme, tênis, nem o prendedor de
rabinho de cabelos. Procurei, procurei e nada. Então, calçando sandália,
trajando roupa comum, e cabelos soltos, peguei a mochila com materiais escolares e sai
correndo, pois não queria chegar com
atraso.
Como a escola é perto da minha casa,
eu sempre vou de a pé. E nesse dia, andando pela calçada como de costume, avistei
no chão uma coisa brilhando, acesa. Cheguei perto e a peguei. Na hora eu
reconheci o que era: uma varinha mágica, aquela que aparece em conto de fada.
Com o objeto em mãos, pensei:
“varinhas mágicas não existem”. Mas, no mesmo momento, como estava muito calor, desejei um sorvete de morango; e, na hora, apareceu um
em minhas mãos. Fiquei assustada, mas ao mesmo tempo contente e feliz.
Entusiasmada com a varinha mágica, guardei-a
na mochila com cuidado e apressei os passos, pois poderia encontrar o portão da
escola já fechado.
Quando cheguei na escola, fui direto pra sala. Fiquei um pouco envergonhada, pois a
professora já estava falando:
- Hoje, pessoal, temos prova de
Matemática e de Geografia. Na primeira, operações com frações; na segunda,
relevo e as paisagens brasileiras.
Eu pensei: “Xi! Não estudei. Tenho
chances de tirar zero." No mesmo instante, lembrei da varinha. E sem que
ninguém percebesse, abri a mochila, peguei-a e desejei que eu acertasse a resposta de todas as questões. E deu certo.
Não errei nenhuma. Tirei dez nas duas matérias.
Quando bateu o sinal do recreio, saí
com a mochila contendo só a varinha e o
meu lanche.
No refeitório, sentei à mesa, disfarçadamente
peguei novamente no objeto mágico dentro da mochila e desejei um “banquete”: barrinha
de chocolate, pirulito, refrigerante, salgados e muito mais. Em poucos minutos
a mesa ficou cheia das guloseimas desejadas e colegas. Cada um saboreou de tudo um pouco.
Ao término do recreio, às dezesseis
horas, de volta à sala de aula, a professora fez a correção da lição de casa de
Língua Portuguesa e, em seguida, propôs
leitura na biblioteca com direito a escolha de gêneros textuais: contos
de fada, fábulas, lendas,
poemas, crônica
e etc.
Na biblioteca formamos grupos. Cada grupo composto por cinco pessoas em volta à uma mesa. Cada aluno
escolheu o livro que quis. Na minha vez de escolher, sabe que livro encontrei? O
livro “A Bruxa Mimi e a varinha mágica”(
Korky Paul e Valerie
Thomas). Li com muito
interesse! A Bruxa Mimi com a
pressa de lavar o vestido novo que estava com uma mancha de geleia, para o dia do Espetáculo de Magia das Bruxas,
colocou a varinha mágica na máquina de lavar por engano. E a varinha não funcionou mais... Dos gêneros textuais já citados os mais procurados pela
turma foram: contos de fada, fábulas,
lendas, poemas.
Após os rápidos cinquenta minutos de
leitura, na biblioteca, chegou a hora de
irmos embora...
Quando cheguei em casa pensei em
contar sobre o meu achado à minha mãe. Mas
recuei, pois eu tinha certeza que ela iria falar: “Izabella, este objeto não é seu. Tem que
devolver no lugar que você o encontrou”. E, em silêncio,
fui para meu quarto guardar o material escolar, esconder bem a varinha e trocar de roupa.
Os dias se passaram e realizei mais e
mais desejos em segredo. Mas, num momento,
refleti a respeito e cheguei a
conclusão que não estava certo a varinha fazendo as coisas por mim. Desse
jeito, eu não estava desenvolvendo minha inteligência. Então resolvi abrir mão
desse objeto de magia. Daí me veio o questionamento: “A quem pertence essa
varinha? Será que é da Clara Luz? Será que é da Sininho? Ou será que é da fada
madrinha do Pinóquio? Então, tomei a decisão de leva-la de volta ao mesmo lugar
da calçada em que ela estava. Mas pensei:
“E se essa varinha mágica for parar em mãos erradas? Como fazer que ela volte
para o lugar de onde veio?” E surgiu na minha mente uma brilhante ideia: “Se essa varinha realiza qualquer desejo, então vou desejar que ela
retorne para as mãos da verdadeira dona.” E de imediato coloquei o pensamento
em pratica; e deu certo, pois a vi chegando às mãos da fada madrinha do Pinóquio...
Na vida das pessoas, a varinha mágica
para alcançar os objetivos, realizar os
sonhos deve ser o esforço próprio
acompanhado da vontade, da responsabilidade,
da determinação, da dedicação, da honestidade, da atenção, da criatividade e da confiança em
sua capacidade.
1)
Sobre o que o texto
trata?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2)
Que outro
título você daria ao texto? Por quê?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3)
Quem é o personagem
principal?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4)
Indique o tipo de narrador deste texto,
justificando sua resposta.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5)
“Quando cheguei em casa
pensei em contar sobre o meu achado à minha mãe. Mas
recuei,...” Izabella agiu certo? E você como
agiria?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6)
“... varinhas mágicas não existem?” O que
você diz a respeito disso?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7)
Releia o último paragrafo e escreva o que você
entendeu.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8)
Em que tempo verbal o texto está escrito? O que
justifica sua resposta?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
9)
Transcreva os verbos
escritos no infinitivo.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
10)
Quais os o
substantivos próprios que aparecem no texto?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
11)
Transcreva do texto cinco substantivos comuns
colocando-os em ordem alfabética.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
12)
Quais os adjetivos presentes no texto?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
13)
Preencha o quadro com pronomes que aparecem no
texto.
Pronome pessoal
do caso reto
|
Pronome
possessivo
|
14) Distribua os
verbos que estão no infinitivo no quadro
das conjugações.
1ª conjugação
(ar)
|
2ª conjugação
(er)
|
3ª conjugação
(ir)
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário