terça-feira, 4 de junho de 2019


O LÁPIS BRANCO

Em uma caixa de lápis de cor, havia lápis de muitas cores: branco, preto, verde, azul, amarelo, vermelho.
Eram todos diferentes em suas cores, mas todos eram lápis de cor.
E começou uma discussão entre eles, para saber quem era o mais bonito.
Cada um tinha o seu motivo.
E o verde disse:
- Eu é que sou o mais bonito, pois sirvo para desenhar um lindo gramado em um grande painel, quem sabe até uma floresta inteira.
E o marrom respondeu:
- Grande coisa, sem mim você não desenha árvores, pois sou eu quem desenha os troncos.
Disse o lápis rosa:
- Você também precisa de mim para desenhar as flores. Lindas flores cor-de-rosa.
E o vermelho, todo orgulhoso, falou:
- Eu sou mais bonito, porque sou a cor do amor. Todos desenham lindos corações comigo.
E o azul:
- Ora, quem é capaz de desenhar o céu sem mim?
O amarelo também se achava o mais importante e falou:
- Não tem céu azul sem sol!
E cada lápis tinha seu motivo para se achar o mais bonito, e cismaram que o branco não tinha utilidade, pois, por mais que se esforçasse, não conseguia riscar o papel branco do caderno de desenho.
E começaram a discriminá-lo.
Todas as vezes que as crianças pegavam a caixa de lápis para desenhar, os lápis coloridos davam um jeitinho de afastar o lápis branco.
Desta forma, todos foram diminuindo de tamanho, porque eram muito apontados pelas crianças, menos o lápis branco, que permanecia novinho em folha.
Até que os lápis coloridos acabaram e seus toquinhos, que não davam mais para apontar, foram jogados no lixo.
Restou apenas o lápis branco, esquecido em um cantinho da caixa de lápis, desprezado, sem conseguir exercer a sua função de lápis de cor, mesmo sendo capaz.
Um dia, uma criança o encontrou e resolveu desenhar uma nuvem, uma nuvem branca, no céu azul! Pegou um papel azul e começou a pintar sua nuvem e seu desenho foi o mais bonito, pois, além da nuvem, viu que também podia desenhar a espuma das ondas do mar.
E, assim, todos viram a importância do lápis branco, porque ele também era um lápis de cor e uma bela cor. 


FONTE:http://www.espacolapisdecor.com




1 -    Qual o assunto do texto?
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2 - O texto narra a história do lápis de cor branco. Considerando o segundo parágrafo, qual a mensagem que ele transmite?
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3 -   O lápis vermelho justifica sua importância. Qual a razão dele ser o mais importante?
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4 - Considerando o texto,  por que o lápis amarelo é o mais importante?
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5 - De acordo com o texto, o que os lápis de cor (preto, verde, azul, amarelo, vermelho) faziam quando as crianças começavam a pintar?
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6 -  Quando o lápis branco descobriu que era importante?
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7 - De acordo com seu conhecimento, além da nuvem e das ondas do mar o que mais pode ser colorido com o lápis branco?
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8 - Usando o dicionário, dê um significado para a palavra dada abaixo:

a)    Consolar:__________________________________________
b)    discussão: ________________________________________
c)    orgulho: _________________________________________
d) cismar : _________________________________________

9 - Separe as sílabas das palavras e classifique-as de acordo com o número:

            palavra
      separação
      classificação
lápis
lá  -  pis
dissílaba
amarelo
vermelho
cor
branco
azul

10 - No quadro abaixo, circule a palavra com dígrafo e sublinhe a com encontro consonantal depois as separe no quadro adequadamente:

preto  -  desenho  -  descobrir  -  flores  -  pintar  -  árvores  -  achar  -  marrom -  quem – crianças – disse – discussão -  entre – que -
depressa  - verde – vermelho – troncos – afastar – jeitinho - assim

Palavras  com dígrafos
Palavras  com encontros consonantais








11 - Classifique as palavras abaixo quanto à tonicidade silábica: oxítona, paroxítona ou proparoxítona.

a)    História: _____________________________________
b)    Lápis: _______________________________________
c)    Pintar: _______________________________________
d)    Árvore: ______________________________________
e)    Também: _____________________________________
f)    Função: ______________________________________
g)    Amarelo: _____________________________________
h)    Azul:_________________________________________
i)     Vermelho: ____________________________________
j) importância: ____________________________________

12 – “ Um dia, uma criança o encontrou e resolveu desenhar uma nuvem, uma nuvem branca, no céu azul!” Nas linhas abaixo transcreva:

a)   os substantivos comuns: __________________________
_______________________________________________
b)   os  adjetivos: ____________________________________

13 - Classifique os substantivos quanto ao gênero (masculino ou feminino):

a)    Lápis: ________________________________________
b)    Cor:__________________________________________
c)    Menino:_______________________________________
d)    Desenho:_____________________________________
e)    História: ______________________________________
f)    Árvore: ______________________________________
g)    Flor: _________________________________________

14 - Dê pelo menos dois substantivos derivados, para cada substantivo primitivo apresentado abaixo:

a)    arvore: _____________________________________
b)    jardim: _____________________________________
c)    lápis: _______________________________________
d)    papel: ______________________________________
e)                                                                             mar: __________________________________________

15 - Destaque os artigos no trecho  abaixo e classifique-os em definido ou indefinido.

Todas as vezes que as crianças pegavam a caixa de lápis para desenhar, os lápis coloridos davam um jeitinho de afastar o lápis branco”. 
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16 – Escreva a mensagem que este texto lhe transmitiu.
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Lembrando

Classificação das palavras quanto ao número de sílabas

De acordo com o número de sílabas, as palavras podem ser classificadas em monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas.

→ MONOSSÍLABAS
Monossílabas são as palavras formadas por uma única sílaba. Veja alguns exemplos: flor,  mar, há, quem, quão, só, já, nem, que.

→ DISSÍLABAS
Dissílabas são as palavras formadas por duas sílabas. Veja alguns exemplos: ali: a-li; dever: de-ver; solda: sol-da; sabor: sa-bor; amor: a-mor; você: vo-cê; cores: co-res; dica: di-ca.

→ TRISSÍLABAS
Trissílabas são as palavras formadas por três sílabas. Veja alguns exemplos: camada: ca-ma-da; atrair: a-tra-ir; janeiro: ja-nei-ro; beleza: be-le-za; planeta: pla-ne-ta; pimenta: pi-men-ta; açougue: a-çou-gue; salada: sa-la-da.

→ POLISSÍLABAS
Polissílabas são as palavras formadas por mais de três sílabas. Veja alguns exemplos: borboleta: bor-bo-le-ta; Mariana: Ma-ri-a-na; Goiatuba: Goi-a-tu-ba; brasileiro: bra-si-lei-ro; aristocracia: a-ris-to-cra-ci-a; festividade: fes-ti-vi-da-de; prateleira: pra-te-lei-ra.

Substantivos

Todas as palavras que nomeiam seres reais ou imaginários, concretos ou abstratos são consideradas substantivo.  Ex.: gente,  casa, avião, computador, celular, lápis, borracha,  grito, música, felicidade, amor, raiva, alegria,  etc.
Os substantivos são muito importantes na Língua Portuguesa, funcionam como uma base na comunicação já que eles são palavras que dão nome aos sentimentos, lugares, seres, ideias, qualidades, noções, entre outros.

        
Tipos de substantivos
        
Os substantivos são classificados em: comum, próprio, simples, composto, concreto, abstrato, primitivo, derivado e coletivo.

Substantivos comuns      
O substantivo comum é um tipo de substantivo que dá nome aos seres da mesma espécie (animais, plantas, objetos) de forma genérica. Esses termos são grafados com letra minúscula, por exemplo: pessoa, gente, criança, cidade, país.
Os substantivos comuns designam locais ou seres de modo genérico. São exemplos: país, estado, pessoa, cidade, gente.

Substantivos próprios
         Substantivos próprios são palavras que designam seres individuais e específicos, particularizando-os dentro de sua espécie e distinguindo-os dos restantes.  Eles devem ser escritos com inicial maiúscula. São exemplos: Jesus (nome de divindade), Brasil (nome de país), Maria, José (nomes de pessoas), Rex  (nome de animal), Rio de Janeiro (nome de cidade, estado), Tietê (nome de rio), Serra da Mantiqueira (nome de acidente geográfico), Natal, Carnaval, Páscoa (nomes de festividades), Organização das Nações Unidas, Ministério da Previdência Social (nomes de entidades).

Substantivos simples
O  substantivo simples é aquele que é formado por apenas uma palavra ou radical, podendo ser  utilizado em gênero, número e grau. Exemplos substantivos simples: amor, alegria, árvore, casa, chuveiro, dinheiro, felicidade, florista, livro, roupa.

Substantivos compostos
Os substantivos compostos são formados por dois ou mais radicais ou palavras, podendo ser formado a partir do substantivo simples que por processos linguísticos ocorre através de duas composições, justaposição que é quando ocorre a junção de dois ou mais radicais sem a necessidade de alteração nos elementos fornecedores, e a aglutinação que é a fusão de dois ou mais radicais, porém com a alteração dos elementos fornecedores.

Exemplos de substantivos compostos por justaposição:  amor-perfeito, beija-flor, guarda-chuva, malmequer,,, passatempo, pontapé, fim de semana.

Exemplo de substantivos compostos por aglutinação: aguardente (água + ardente); fidalgo (filho + de + algo); planalto (plano + alto)
vinagre (vinho + acre).


Substantivos concretos
Os substantivos concretos estão relacionados a coisas reais – ou pelo menos, consideradas reais. Alguns exemplos são: menina, homem, mulher, fada, duende, bruxa, lobisomem e outros. Estes substantivos são palavras que designam seres com existência própria, que existem independente da existência de outros seres, podem ser seres do mundo real ou apenas fictícios.

 Substantivos   abstratos
Devem, obrigatoriamente, se tratar de sentimentos, estados emocionais, qualidades ou ações. Alguns exemplos são: tristeza (sentimento), atitude (ação),  beleza (qualidade). Estas palavras designam seres sem existência própria, que dependem de outros seres. São conceptualizações  de realidade imaterial.

Substantivos primitivos
Os substantivos primitivos são os que não derivam de outras palavras do idioma. São exemplos: folha, casa, pedra, ferro.

Substantivos derivados
 aqueles que derivam de outras palavras do nosso idioma. São exemplos: folhagem (que deriva de ‘folha’), casarão (que deriva de ‘casa’), portaria (que deriva de ‘porta)’ e pedreira (que deriva de ‘pedra’).


Substantivos coletivos
Substantivos Coletivos são palavras que indicam o agrupamento de pessoas, seres, coisas, objetos ou animais da mesma espécie. Exemplos: time: grupo de jogadores; comunidade: grupo de cidadãos; fauna:  grupo de animais de uma região;    flora: conjunto de plantas de uma região; biblioteca: grupo de livros; dia:  conjunto de 24 horas;  semana: conjunto de 7 dias: ano: conjunto de 12 meses; década: conjunto de 10 anos;  século: conjunto de 100 anos.

 

Adjetivo

Adjetivo é toda palavra que caracteriza o substantivo, indicando-lhe qualidade, defeito, estado, condição, etc. Ex.: homem bom (qualidade), menino traquino (defeito), moça feliz (estado), família rica (condição).
O adjetivo pode aparecer antes ou depois do substantivo. Ex.: linda criança ou  criança linda.


Artigo

O artigo integra as dez classes gramaticais que conhecemos, definindo-se  como o termo que antepõe o substantivo para determiná-lo ou indeterminá-lo, indicando, também, o gênero (masculino/feminino) e o número (singular/plural).
Os artigos subdividem-se em definidos e indefinidos:
=> Artigos definidos: São aqueles usados para indicar seres determinados, expressos de forma individual, e são representados por: o, a, os, as.  Exemplos: A garota fala muito bem. As garotas falam muito bem.
=> Artigos indefinidos:  são aqueles usados para indicar seres de modo vago, impreciso, e são representados por um, uma, uns, umas.
Exemplos: Um participante entregou os prêmios aos vencedores. Uns participantes entregaram os prêmios aos vencedores.


Lembrete: Considera-se obrigatório o uso do artigo definido  depois do numeral “ambos”. Exemplo: Ambos os garotos decidiram participar das olimpíadas.

Tonicidade

          Nas palavras com mais de uma sílaba, sempre existe uma sílaba que se pronuncia com mais força do que as outras, é a sílaba tônica.  Exemplos:  lá-gri-ma, a sílaba tônica e "lá";   ca-der-no, a sílaba tônica é "der".

Classificação
         Levando em consideração a posição da sílaba tônica, as palavras classificam-se em:
=>  Oxítonas: quando a sílaba tônica é a última sílaba. Exemplos: Pa-ra-ná,  sa-bor,  pa-ra-béns.
=>  Paroxítonas:  quando a sílaba tônica é a penúltima sílaba. Exemplos: már-tir,  ca--ter, as-bo-ne-te,  ór-gão,  mo-veis.
=>  Proparoxítonas:  quando a sílaba tônica é a antepenúltima sílaba. Exemplos: -li-ce,  -gri-ma,  di--mi-co,  du-vi-da,  ma-te--ti-ca.   
         As palavras formadas por apenas uma sílaba, são denominadas monossílabos.  Elas são pronunciadas através de uma única emissão de som, tais como: cor, pá, nó. Conforme a tonicidade com que são pronunciadas, eles podem ser átonos (com pouca intensidade) ou tônicos (com muita intensidade).

Monossílabos átonos
         Os monossílabos átonos não possuem autonomia fonética e semântica, ou seja, são proferidos de forma fraca, soando como uma sílaba de uma palavra anterior ou posterior. Nunca são acentuados.
        Os monossílabos átonos não apresentam um significado próprio fora de um contexto frásico. Apenas ligam elementos de uma frase, sendo, maioritariamente, artigos, pronomes oblíquos, preposições e conjunções.

Exemplos de monossílabos átonos:
Artigos definidos e indefinidos: o; a; os; as; um; uns.
Pronomes oblíquos: me; te; se; nos; vos; lhe.
Preposições: de; em; a; com; sob; sem.
Conjunções: e; nem; mas; que; se; ou. 
Pronomes relativos: que; quem.

Monossílabos tônicos
Os monossílabos tônicos possuem autonomia fonética e semântica, ou seja, são proferidos com força e mantêm o seu significado próprio, independentemente de virem inseridos numa frase ou isolados.
Podem ser ou não acentuados. É apenas obrigatória a acentuação dos monossílabos tônicos terminados em: a, as, e, es, o, os, éu, éus, éi, éis, ói, óis.

Exemplos de monossílabos tônicos acentuados:
Terminados em a, as: pá; má; lá; cá; chás; já; há; fãs; lã; sã.
Terminados em e, es: pé; ré; vê; lê; sê; dê; crê; mês; três; fé.
Terminados em o, os: pó; só; nó; dó; cós; pôs; pós; nós; vós.
Terminados em éu, éus: céu; véu; véus; céus; léu; réu; réus. 
Terminados em éi, éis: réis; méis; géis.
Terminados em ói, óis: dói; mói; rói; sóis.

Exemplos de monossílabos tônicos não acentuados:  bem; bom; dor; flor; lei; luz; mar; mau; noz; pneu; sol; trem; vez; voz. 


Dígrafo

Dígrafo é uma sequência de duas letras que forma um único som. Nos dígrafos, cada letra perde sua unidade sonora, uma vez que a sequência de duas letras representa apenas um fonema.

Exemplos de palavras com dígrafos:  missa (5 letras, 4 fonemas); torre (5 letras, 4 fonemas); máquina (7 letras, 6 fonemas); palha (5 letras, 4 fonemas); chuva (5 letras, 4 fonemas); ninho (5 letras, 4 fonemas). 

Tipos e exemplos de dígrafos

Existem dois tipos de dígrafos: os dígrafos consonantais e os dígrafos vocálicos.

Dígrafos consonantais: o encontro de duas letras forma um único som consonantal.  Eles  são: lh, ch, nh, rr, ss, qu, gu, sc, sç, xc, xs.
Exemplos:
LH: agasalho, baralho, espelho.
CH: machado, chuva, chocolate.
NH: carinho, ganho, estranho.
RR: carro, torre, morro.
SS: massa, pêssego, pássaro.
QU: aquilo, máquina, querosene, toque.
GU: guitarra, águia, guerra, dengue.
SC: nascer, descer, piscina.
SÇ: nao, deo, crea.
XC: exceção, excesso, excelente.
XS: exsudar, exsudação, exsudativo.

Dígrafos vocálicos:   encontro de duas letras formando  um único som vocálico. Eles  são: am, em, im, om, um, an, en, in, on, un.
Exemplos:
AM: lâmpada, ambição, campeão.
EM: sempre, lembrança, tempo.
IM: limpo, cachimbo, símbolo.
OM: rombo, tombo, sombra.
UM: cumprimento, tumba, chumbo.
AN: tanque, sangue, canto.
EN: frente, pente, mentira.
IN: lindo, finta, cinto.
ON: ponte, onde, fonte.
UN: sunga, mundo, fundo.

Dígrafos e a divisão silábica

Na divisão silábica, alguns dígrafos nunca se separam, permanecendo na mesma sílaba. Outros separam-se, ficando em sílabas diferentes.
Não se separam: lh, ch, nh, gu, qu.  Exemplos:    maravilha (ma-ra-vi-lha); chuva (chu-va); carinho (ca-ri-nho); guindaste (guin-das-te); quente (quen-te).
Separam-se: rr, ss, sc, sç, xc, xs. Exemplo: carro (car-ro);; pássaro (pas-sá-ro); nascer (nas-cer); nao (nas-ço); exceção (ex-ce-ção);  exsudativo (ex-su-da-ti-vo).

Cuidados na identificação de dígrafos

Os grupos qu, gu, sc, xc e xs nem sempre formam dígrafos.

QU e GU - São dígrafos apenas quando seguidos de e ou i e quando não se pronuncia a vogal u. Exemplos: queda; guerra; quitanda; guito; … Não são dígrafos quando seguidos de a e o ou quando a vogal u é pronunciada. Exemplos: quase; quadro; aquoso; sequoia; cinquenta; frequente; tranquilo; linguiça; aguentar. 
XC- É dígrafo apenas quando seguido de e ou i. Exemplos: exceção; excelente; excitação; excitante; … Não é dígrafo quando seguido de a, o, u, l ou r. Exemplos: excarcerar; excomungar; excursão; exclamação; excremento.
SC - É dígrafo apenas quando seguido de e ou i. Exemplos: descer; nascer; piscina; …  Não é dígrafo quando seguido de a, o, u, l ou r.  Exemplos: escada; escolha; escumalha; esclerose; escravidão. 
XS - É dígrafo apenas quando seguido de uma vogal. Exemplos: exsuar; exsicação; exsolução; … Não é dígrafo quando seguido de uma consoante. Exemplos: exstar; exstante; exstipuláceo. 


É bom saber

AM e EM
Vários autores defendem que -am e -em em posição final nas palavras não formam dígrafo, mas sim ditongos, visto o m ser pronunciado como uma semivogal, produzindo assim dois fonemas. Exemplos: cantam; falam; também; cantem. 


Encontro consonantal

Os encontros consonantais são agrupamentos de duas ou mais consoantes que não possuem nenhuma vogal entre elas.  Em Língua Portuguesa, esse tipo de agrupamento de letras pode acontecer de duas formas:
Encontros consonantais perfeitos: Há encontro consonantal perfeito quando, na divisão silábica, as consoantes se mantêm inseparáveis, permanecendo dentro da mesma sílaba. É o caso das consoantes l e r juntamente com outras consoantes: dr, tr, gr, vr, cl, fl, pl, bl,… e os grupos consonantais que aparecem no início das palavras; Exemplos:  Brasil (Bra-sil); claro (cla-ro); flores (flo-res); fritadeira (fri-ta-dei-ra); psicólogo (psi-có-lo-go).
Encontros consonantais imperfeitos: Há encontro consonantal imperfeito quando, na divisão silábica, as consoantes se separam, ficando em sílabas diferentes. Exemplos: advogado (ad-vo-ga-do); aftas (af-tas); almoço (al-mo-ço); costas (cos-tas); forte (for-te); magnético (mag-né-ti-co); objetivo (ob-je-ti-vo).

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