O LÁPIS BRANCO
Em uma caixa de lápis
de cor, havia lápis de muitas cores: branco, preto, verde, azul, amarelo,
vermelho.
Eram todos diferentes
em suas cores, mas todos eram lápis de cor.
E começou uma discussão
entre eles, para saber quem era o mais bonito.
Cada um tinha o seu
motivo.
E o verde disse:
- Eu é que sou o mais
bonito, pois sirvo para desenhar um lindo gramado em um grande painel, quem
sabe até uma floresta inteira.
E o marrom respondeu:
- Grande coisa, sem mim
você não desenha árvores, pois sou eu quem desenha os troncos.
Disse o lápis rosa:
- Você também precisa
de mim para desenhar as flores. Lindas flores cor-de-rosa.
E o vermelho, todo
orgulhoso, falou:
- Eu sou mais bonito,
porque sou a cor do amor. Todos desenham lindos corações comigo.
E o azul:
- Ora, quem é capaz de
desenhar o céu sem mim?
O amarelo também se
achava o mais importante e falou:
- Não tem céu azul sem
sol!
E cada lápis tinha seu
motivo para se achar o mais bonito, e cismaram que o branco não tinha
utilidade, pois, por mais que se esforçasse, não conseguia riscar o papel
branco do caderno de desenho.
E começaram a
discriminá-lo.
Todas as vezes que as
crianças pegavam a caixa de lápis para desenhar, os lápis coloridos davam um
jeitinho de afastar o lápis branco.
Desta forma, todos
foram diminuindo de tamanho, porque eram muito apontados pelas crianças, menos
o lápis branco, que permanecia novinho em folha.
Até que os lápis
coloridos acabaram e seus toquinhos, que não davam mais para apontar, foram
jogados no lixo.
Restou apenas o lápis
branco, esquecido em um cantinho da caixa de lápis, desprezado, sem conseguir
exercer a sua função de lápis de cor, mesmo sendo capaz.
Um dia, uma criança o
encontrou e resolveu desenhar uma nuvem, uma nuvem branca, no céu azul! Pegou
um papel azul e começou a pintar sua nuvem e seu desenho foi o mais bonito,
pois, além da nuvem, viu que também podia desenhar a espuma das ondas do mar.
E, assim, todos viram a
importância do lápis branco, porque ele também era um lápis de cor e uma bela
cor.
FONTE:http://www.espacolapisdecor.com
1 - Qual o assunto do
texto?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2
- O texto narra a história do lápis de cor branco. Considerando o segundo
parágrafo, qual a mensagem que ele transmite?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3 - O
lápis vermelho justifica sua importância. Qual a razão dele ser o mais
importante?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4
- Considerando o texto, por que o
lápis amarelo é o mais importante?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5
- De acordo com o texto, o que os lápis de cor (preto, verde, azul,
amarelo, vermelho) faziam quando as crianças começavam a pintar?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6 - Quando o lápis branco descobriu que
era importante?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7
- De acordo com seu conhecimento, além da nuvem e das ondas do mar o que mais
pode ser colorido com o lápis branco?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8 - Usando o dicionário, dê um significado para
a palavra dada abaixo:
a) Consolar:__________________________________________
b) discussão: ________________________________________
c) orgulho:
_________________________________________
d) cismar :
_________________________________________
9 - Separe as sílabas das palavras e
classifique-as de acordo com o número:
palavra
|
separação
|
classificação
|
lápis
|
lá - pis
|
dissílaba
|
amarelo
|
||
vermelho
|
||
cor
|
||
branco
|
||
azul
|
10 - No quadro abaixo, circule a palavra com
dígrafo e sublinhe a com encontro consonantal depois as separe no quadro
adequadamente:
preto - desenho -
descobrir - flores - pintar -
árvores - achar - marrom - quem – crianças – disse – discussão - entre – que -
depressa - verde – vermelho –
troncos – afastar – jeitinho - assim
|
Palavras com dígrafos
|
Palavras com encontros consonantais
|
11 - Classifique as palavras abaixo quanto à
tonicidade silábica: oxítona, paroxítona ou proparoxítona.
a) História:
_____________________________________
b) Lápis:
_______________________________________
c) Pintar:
_______________________________________
d) Árvore:
______________________________________
e) Também:
_____________________________________
f) Função:
______________________________________
g) Amarelo:
_____________________________________
h) Azul:_________________________________________
i) Vermelho:
____________________________________
j) importância:
____________________________________
12 – “ Um
dia, uma criança o encontrou e resolveu desenhar uma nuvem, uma nuvem branca,
no céu azul!” Nas linhas abaixo transcreva:
a)
os
substantivos comuns: __________________________
_______________________________________________
b)
os
adjetivos:
____________________________________
13 - Classifique os substantivos quanto ao
gênero (masculino ou feminino):
a) Lápis:
________________________________________
b) Cor:__________________________________________
c) Menino:_______________________________________
d) Desenho:_____________________________________
e) História:
______________________________________
f) Árvore:
______________________________________
g) Flor:
_________________________________________
14 - Dê pelo menos dois substantivos derivados,
para cada substantivo primitivo apresentado abaixo:
a) arvore:
_____________________________________
b) jardim:
_____________________________________
c) lápis:
_______________________________________
d) papel:
______________________________________
e) mar:
__________________________________________
15 - Destaque os artigos no trecho abaixo
e classifique-os em definido ou indefinido.
“Todas as vezes que as crianças pegavam a caixa de lápis para desenhar,
os lápis coloridos davam um jeitinho de afastar o lápis branco”.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
16 – Escreva a mensagem que este texto lhe
transmitiu.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Lembrando
Classificação
das palavras quanto ao número de sílabas
De acordo com o número
de sílabas, as palavras podem ser classificadas em monossílabas, dissílabas,
trissílabas e polissílabas.
→ MONOSSÍLABAS
Monossílabas são as palavras
formadas por uma única
sílaba. Veja alguns exemplos: flor, mar, há, quem, quão, só, já, nem, que.
→ DISSÍLABAS
Dissílabas são as palavras
formadas por duas sílabas.
Veja alguns exemplos: ali: a-li; dever: de-ver; solda: sol-da; sabor: sa-bor;
amor: a-mor; você: vo-cê; cores: co-res; dica: di-ca.
→ TRISSÍLABAS
Trissílabas são as palavras
formadas por três sílabas.
Veja alguns exemplos: camada: ca-ma-da; atrair: a-tra-ir; janeiro: ja-nei-ro;
beleza: be-le-za; planeta: pla-ne-ta; pimenta: pi-men-ta; açougue: a-çou-gue; salada:
sa-la-da.
→ POLISSÍLABAS
Polissílabas são as palavras
formadas por mais de três
sílabas. Veja alguns exemplos: borboleta: bor-bo-le-ta;
Mariana: Ma-ri-a-na; Goiatuba: Goi-a-tu-ba; brasileiro: bra-si-lei-ro;
aristocracia: a-ris-to-cra-ci-a; festividade: fes-ti-vi-da-de; prateleira:
pra-te-lei-ra.
Substantivos
Todas
as palavras que nomeiam seres reais ou imaginários, concretos ou abstratos são
consideradas substantivo. Ex.: gente, casa, avião, computador, celular, lápis,
borracha, grito, música, felicidade,
amor, raiva, alegria, etc.
Os substantivos são
muito importantes na Língua Portuguesa, funcionam como uma base na comunicação
já que eles são palavras que dão nome aos sentimentos, lugares, seres, ideias,
qualidades, noções, entre outros.
Tipos de substantivos
Os substantivos são
classificados em: comum, próprio, simples, composto, concreto, abstrato,
primitivo, derivado e coletivo.
Substantivos comuns
O substantivo comum
é um tipo de substantivo que dá nome aos seres da mesma espécie
(animais, plantas, objetos) de forma genérica. Esses termos são grafados com
letra minúscula, por exemplo: pessoa, gente, criança, cidade, país.
Os substantivos comuns
designam locais ou seres de modo genérico. São exemplos: país, estado, pessoa,
cidade, gente.
Substantivos próprios
Substantivos próprios são palavras
que designam seres individuais e específicos, particularizando-os dentro de sua
espécie e distinguindo-os dos restantes.
Eles devem ser escritos com inicial maiúscula. São exemplos: Jesus (nome
de divindade), Brasil (nome de país), Maria, José (nomes de pessoas), Rex (nome de animal), Rio de Janeiro (nome de
cidade, estado), Tietê (nome de rio), Serra da Mantiqueira (nome de acidente geográfico), Natal, Carnaval, Páscoa (nomes de festividades),
Organização das Nações Unidas,
Ministério da Previdência Social (nomes de entidades).
Substantivos simples
O substantivo simples é aquele que é formado por
apenas uma palavra ou radical, podendo ser utilizado em gênero, número e grau. Exemplos
substantivos simples: amor, alegria, árvore, casa, chuveiro, dinheiro,
felicidade, florista, livro, roupa.
Substantivos compostos
Os substantivos
compostos são formados por dois ou mais radicais ou palavras, podendo ser
formado a partir do substantivo simples que por processos linguísticos ocorre
através de duas composições, justaposição que é quando ocorre a junção de dois
ou mais radicais sem a necessidade de alteração nos elementos fornecedores, e a
aglutinação que é a fusão de dois ou mais radicais, porém com a alteração dos
elementos fornecedores.
Exemplos de substantivos compostos por
justaposição: amor-perfeito, beija-flor,
guarda-chuva, malmequer,,, passatempo, pontapé, fim de semana.
Exemplo
de substantivos compostos por aglutinação: aguardente (água + ardente); fidalgo
(filho + de + algo); planalto (plano + alto)
vinagre (vinho + acre).
Substantivos
concretos
Os substantivos
concretos estão relacionados a coisas reais – ou pelo menos, consideradas
reais. Alguns exemplos são: menina, homem, mulher, fada, duende, bruxa,
lobisomem e outros. Estes substantivos são palavras que designam seres com
existência própria, que existem independente da existência de outros seres,
podem ser seres do mundo real ou apenas fictícios.
Substantivos abstratos
Devem, obrigatoriamente, se tratar de
sentimentos, estados emocionais, qualidades ou ações. Alguns exemplos são:
tristeza (sentimento), atitude (ação), beleza (qualidade). Estas palavras designam
seres sem existência própria, que dependem de outros seres. São
conceptualizações de realidade
imaterial.
Substantivos primitivos
Os substantivos
primitivos são os que não derivam de outras palavras do idioma. São exemplos:
folha, casa, pedra, ferro.
Substantivos derivados
aqueles que derivam de outras palavras do
nosso idioma. São exemplos: folhagem (que deriva de ‘folha’), casarão (que
deriva de ‘casa’), portaria (que deriva de ‘porta)’ e pedreira (que deriva de
‘pedra’).
Substantivos coletivos
Substantivos Coletivos
são palavras que indicam o agrupamento de pessoas,
seres, coisas, objetos ou animais da mesma espécie. Exemplos: time: grupo de jogadores; comunidade:
grupo de cidadãos; fauna: grupo de
animais de uma região; flora: conjunto
de plantas de uma região; biblioteca: grupo de livros; dia: conjunto de 24 horas; semana: conjunto de 7 dias: ano: conjunto de
12 meses; década: conjunto de 10 anos;
século: conjunto de 100 anos.
Adjetivo
Adjetivo é toda palavra que caracteriza o
substantivo, indicando-lhe qualidade, defeito, estado, condição,
etc. Ex.: homem bom
(qualidade), menino traquino (defeito), moça feliz
(estado), família rica (condição).
O adjetivo pode
aparecer antes ou depois do substantivo. Ex.: linda
criança ou criança linda.
Artigo
O artigo integra as dez classes
gramaticais que conhecemos, definindo-se como o termo que antepõe o
substantivo para determiná-lo ou indeterminá-lo, indicando, também, o gênero (masculino/feminino) e o número (singular/plural).
Os artigos
subdividem-se em definidos e indefinidos:
=> Artigos definidos: São aqueles usados
para indicar seres determinados,
expressos de forma individual, e são representados por: o, a, os, as. Exemplos: A garota
fala muito bem. As garotas falam muito bem.
=> Artigos indefinidos:
são aqueles usados para indicar seres de modo vago, impreciso, e
são representados por um, uma,
uns, umas.
Exemplos: Um
participante entregou os prêmios aos vencedores. Uns participantes
entregaram os prêmios aos vencedores.
Lembrete: Considera-se obrigatório o uso do artigo definido depois do numeral “ambos”. Exemplo: Ambos os
garotos decidiram participar das olimpíadas.
|
Monossílabos
tônicos
Os monossílabos tônicos
possuem autonomia fonética e semântica, ou seja, são proferidos com força e
mantêm o seu significado próprio, independentemente de virem inseridos numa
frase ou isolados.
Podem ser ou não
acentuados. É apenas obrigatória a acentuação dos monossílabos tônicos
terminados em: a, as, e, es, o, os, éu, éus, éi, éis, ói, óis.
Exemplos de monossílabos tônicos acentuados:
Terminados em a, as: pá; má; lá; cá; chás; já; há; fãs; lã; sã.
Terminados em e, es: pé; ré; vê; lê; sê; dê; crê; mês; três; fé.
Terminados em o, os: pó; só; nó; dó; cós; pôs; pós; nós; vós.
Terminados em éu, éus: céu; véu; véus; céus; léu; réu; réus.
Terminados em éi, éis: réis; méis; géis.
Terminados em ói, óis: dói; mói; rói; sóis.
Exemplos de monossílabos tônicos não acentuados: bem; bom; dor; flor; lei; luz; mar; mau; noz; pneu; sol; trem; vez; voz.
Dígrafo
Dígrafo é uma sequência de duas letras que forma
um único som. Nos dígrafos, cada letra perde sua unidade sonora, uma vez que a
sequência de duas letras representa apenas um fonema.
Exemplos de palavras
com dígrafos: missa (5 letras, 4
fonemas); torre
(5 letras, 4 fonemas); máquina
(7 letras, 6 fonemas); palha
(5 letras, 4 fonemas); chuva
(5 letras, 4 fonemas); ninho
(5 letras, 4 fonemas).
Tipos e exemplos de dígrafos
Existem dois tipos de dígrafos: os dígrafos
consonantais e os dígrafos vocálicos.
Dígrafos
consonantais: o encontro de duas letras forma um único som
consonantal. Eles são: lh, ch, nh, rr, ss, qu, gu, sc, sç, xc,
xs.
Exemplos:
LH:
agasalho,
baralho,
espelho.
CH:
machado, chuva, chocolate.
NH:
carinho,
ganho,
estranho.
RR:
carro, torre, morro.
SS:
massa, pêssego, pássaro.
QU:
aquilo, máquina, querosene, toque.
GU: guitarra, águia, guerra, dengue.
SC:
nascer, descer, piscina.
SÇ:
nasço, desço, cresça.
XC:
exceção, excesso, excelente.
XS: exsudar,
exsudação,
exsudativo.
Dígrafos vocálicos: encontro
de duas letras formando um único som
vocálico. Eles são: am, em, im, om, um,
an, en, in, on, un.
Exemplos:
AM:
lâmpada, ambição, campeão.
EM:
sempre, lembrança, tempo.
IM:
limpo,
cachimbo,
símbolo.
OM:
rombo, tombo, sombra.
UM:
cumprimento,
tumba, chumbo.
AN:
tanque, sangue, canto.
EN:
frente, pente, mentira.
IN:
lindo, finta, cinto.
ON:
ponte, onde, fonte.
UN:
sunga, mundo, fundo.
Dígrafos e a divisão silábica
Na divisão silábica,
alguns dígrafos nunca se separam, permanecendo na mesma sílaba. Outros
separam-se, ficando em sílabas diferentes.
Não se separam: lh, ch,
nh, gu, qu. Exemplos: maravilha
(ma-ra-vi-lha); chuva
(chu-va); carinho
(ca-ri-nho); guindaste
(guin-das-te); quente
(quen-te).
Separam-se: rr, ss, sc,
sç, xc, xs. Exemplo: carro
(car-ro);; pássaro
(pas-sá-ro); nascer
(nas-cer); nasço
(nas-ço); exceção
(ex-ce-ção); exsudativo (ex-su-da-ti-vo).
Cuidados na identificação de dígrafos
Os grupos qu, gu, sc,
xc e xs nem sempre formam dígrafos.
QU e GU - São dígrafos apenas
quando seguidos de e ou i e quando não se pronuncia a vogal u. Exemplos: queda;
guerra; quitanda; guito; … Não são dígrafos quando seguidos de a e o ou quando
a vogal u é pronunciada. Exemplos: quase; quadro; aquoso; sequoia; cinquenta;
frequente; tranquilo; linguiça; aguentar.
XC- É dígrafo apenas
quando seguido de e ou i. Exemplos: exceção; excelente; excitação; excitante; …
Não é dígrafo quando seguido de a, o, u, l ou r. Exemplos: excarcerar;
excomungar; excursão; exclamação; excremento.
SC - É dígrafo apenas
quando seguido de e ou i. Exemplos: descer; nascer; piscina; … Não é dígrafo quando seguido de a, o, u, l ou
r. Exemplos: escada; escolha; escumalha; esclerose; escravidão.
XS - É dígrafo apenas
quando seguido de uma vogal. Exemplos: exsuar; exsicação; exsolução; … Não é dígrafo
quando seguido de uma consoante. Exemplos: exstar; exstante; exstipuláceo.
É
bom saber
AM
e EM
Vários autores defendem que -am e -em em
posição final nas palavras não formam dígrafo, mas sim ditongos, visto o m ser
pronunciado como uma semivogal, produzindo assim dois fonemas. Exemplos:
cantam; falam; também; cantem.
Encontro consonantal
Os encontros consonantais são agrupamentos de
duas ou mais consoantes que não possuem nenhuma vogal entre elas. Em Língua Portuguesa, esse tipo de agrupamento
de letras pode acontecer de duas formas:
Encontros consonantais
perfeitos:
Há encontro consonantal perfeito quando, na divisão silábica, as consoantes se
mantêm inseparáveis, permanecendo dentro da mesma sílaba. É o caso das
consoantes l e r juntamente com outras consoantes: dr, tr, gr, vr, cl, fl, pl,
bl,… e os grupos consonantais que aparecem no início das palavras; Exemplos: Brasil
(Bra-sil); claro
(cla-ro); flores
(flo-res); fritadeira
(fri-ta-dei-ra); psicólogo
(psi-có-lo-go).
Encontros consonantais
imperfeitos:
Há encontro consonantal imperfeito quando, na divisão silábica, as consoantes
se separam, ficando em sílabas diferentes. Exemplos: advogado (ad-vo-ga-do); aftas
(af-tas); almoço (al-mo-ço); costas (cos-tas); forte
(for-te); magnético (mag-né-ti-co); objetivo
(ob-je-ti-vo).
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