domingo, 7 de julho de 2019


      Quem é mais importante?

Certo dia num caderno,
Numa página interna,
Deu-se a grande reunião
Dos sinais de pontuação,
Para decidir, no instante,
Qual o que é mais importante.

Chegou correndo, afobadão,
O Ponto de Exclamação,
Bufando, muito excitado,
Entusiasmado ou assustado.
- Socorro!
- Viva!
-Saravá!
- Dá o fora! – sempre a berrar!

E, logo, todo sinuoso,
A rebolar-se, entrou, pimpão,
O enxerido é muito curioso
Dom Ponto de Interrogação:
- Quem é?
- Por quê?
-Aonde?
- Quando?

E vêm as Vírgulas dengosas,
Falantes,  muitos  prosas,
E anunciam: Nós meninas
Somos as pausas pequeninas,
Que, pelas frases espalhadas,
São sempre tão solicitadas!

Mas já chegam os Dois-Pontos,
Ponto e Virgula, e pronto!
Tem início a discussão,
Que já dá em confusão:
- Sem por cima ter um ponto,
Virgula é um sinal bem tonto!-
Ponto e Virgula declara,
Arrogante, e fecha a cara.

-Essa não! Tenha paciência!-
Intervêm as Reticências!
-Somos nós as importantes,
Tanto agora como dantes:
Quando falta competência,
Botam logo... Reticências!

Til e Acento Circunflexo,
Numa discussão sem nexo,
Cara a cara, bravos, quase
Se engalfinham. Mas a Crase
Corta a briga, ao declarar:
-Poucos sabem me empregar!
Me respeitem pois bastante,
Já que eu sou tão importante!

Mas Dois Pontos protestou:
- Importante eu é que sou!
Eu preparo toda a ação
E a e numeração!...

-É aqui que nós entramos!
Nós, as Aspas, e avisamos:
Sem a nossa contribuição
Não existe citação!

A Cedilha e o Travessão
Já se enfrentam, mas então,
Bem na hora, firme e pronto
Se apresenta o senhor Ponto:
- Importante é o meu sinal.
Basta. Fim. PONTO FINAL.

Tatiana Belinky, Di – Versos russos. São Paulo, Scipione.



                                 ESTUDANDO A NARRATIVA EM VERSOS

1- Você já sabe que os textos narrativos são aqueles em que se conta uma história. A história “Quem é importante?” foi escrita em versos, em forma de poema.

Responda:

a) Quem são as personagens?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b) Em que lugar a historia se passa?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

c) Quando?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

d) O que é narrado?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

e) Entre as personagens, três sinais gráficos não são de pontuação. Quais são eles?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

f) O que é uma discussão sem nexo?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
g) Por que a Crase se acha tão importante?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

h) O que quer dizer os versos abaixo?

Quando falta competência,
Botam logo... Reticências!
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

i) Afinal de contas, de acordo com o poema, quem é mesmo importante?  Qual foi o recurso usado para destacar essa conclusão?  
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



Gabarito

1 – a) Ponto de Exclamação, Ponto de Interrogação, Virgulas, Dois Pontos, Ponto e Virgula, Reticências, Til, Acento Circunflexo, Crase, Aspas, Cedilha, Travessão e Ponto Final
b- Na página interna de um caderno.
c- Não há precisão, ela inicia com a expressão “certo dia”
d- A reunião doa sinais para decidirem qual deles é o mais importante
e) Til, Cedilha e Acento Circunflexo
f) É uma discussão sem lógica, é um debate sem pé nem cabeça.
g)  Porque pouca gente sabe usá-la.
h) Quando a pessoa não sabe mais o que dizer, usa as reticencias.
i) O Ponto Final, porque finalizou o poema. A palavra foi escrita com letras maiúsculas.




                  Refletindo sobre nossa língua
Estudando gramática: pontuação e expressividade

1 - O texto a seguir é parte de um relato de Eva Furnari, em que ela fala sobre sua profissão de escritora e ilustradora. Como você pode verificar,  retiramos  todos os sinais de pontuação e deixamos todas palavras com letra minúscula.

a)   Leia-o e verifique se é possível compreendê-lo assim como está:

Inventar história é sempre a melhor parte de fazer um livro em geral me deito no sofá fecho os olhos e me concentro as imagens vão aparecendo na minha cabeça como se fosse um firme ou um sonho
                                                                                                                                       Catálogo da editora.

­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b)    Rescreva o texto, pontuando-o da maneira correta. Use letras maiúsculas sempre que necessário.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2 -  Escreva frases de acordo com as situações indicadas. Use a pontuação adequada para comunicar a intenção de cada mensagem:

a) O que você diria a um colega sobre a importância da leitura no dia a dia? (Você quer fazê-lo perceber a importância de ler.)
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b) O que você perguntaria a um colega sobre os livros que ele já leu? (Você quer obter essa informação.)
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

c) O que você diria se recebesse uma carta dizendo que você ganhou um prêmio? (Mas você não acredita que isso seja verdade.)
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

d) O que você diria ao professor sobre um livro que leu, no caso de ter adorado ou detestado a historia? (Você quer que o professor perceba seu sentimento em relação ao livro.)
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3 -  Reestruture  o texto abaixo colocando-o no discurso direto,  utilizando letra maiúsculas onde for necessário e  empregando corretamente os sinais de pontuação (. , _ ? ... ! :).   

Papo maluco
           
o sujeito entra num bar  senta-se à mesa e logo um garçom aparece boa noite   o que o senhor toma tomo vitamina c pela manhã  o ônibus para ir ao serviço e uma aspirina quando tenho dor de cabeça  desculpe   mas acho que não fui claro.  eu quis dizer do que é que o senhor gostaria ah  tudo bem  gostaria de ter um Ferrari  de casar com a gisele  bündchen e mandar a minha sogra para o inferno  não é nada disso, meu senhor  continua o garçom, ainda calmo  eu só gostaria de saber o que o senhor deseja de beber.  ah  é isso   Bem   o que é que você tem  e o garçom   eu  nada  não  só tô um pouco chateado porque o meu time perdeu pro são caetano

Norma Ferreira da Silva (por e-mail) Uberlândia – MG Almanaque Drogasil, ano 1, nº 1, maio de 2004, p.22.

         

_________________________________
           
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Sobre o texto que você acabou de reestruturar

1 -     Por que o texto recebeu o título Papo maluco?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2 -     Como o garçom poderia ter abordado o freguês para ser entendido logo na primeira fala?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3 -     E a fala do freguês, como poderia ter sido mais clara?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4 -     Na segunda fala do freguês, que expressão nos leva a pensar que ele passou a entender o garçom?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5 - Como o garçom age em relação ao freguês? Por quê?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________




Gabarito

1-  a) Leitura silenciosa ou oral.
b) “Inventar historia é sempre a melhor parte de fazer um livro. Em geral me deito no sofá, fecho os olhos e me concentro. As imagens vão aparecendo na minha cabeça, como se fosse um filme, ou um sonho.”
 Professor, essa é a pontuação utilizada por Eva Furnari, mas nada impede que os alunos usem ponto de exclamação, por exemplo, no lugar de alguns pontos finais.

2- a)  Espera-se que os alunos usem ponto final ou ponto de exclamação na frase.
b)  Espera-se que os alunos usem ponto de interrogação.
c) Espera-se que os alunos usem ponto de interrogação.
d) Espera-se que os alunos utilizem ponto de exclamação.

3 - :
                                           Papo maluco

            O sujeito entra num bar, senta-se à mesa e logo um garçom aparece.
— Boa noite, o que o senhor toma?
— Tomo vitamina C pela manhã, o ônibus para ir ao serviço e uma aspirina quando tenho dor de cabeça.
— Desculpe, mas acho que não fui claro.  Eu quis dizer do que é que o senhor gostaria?
— Ah! Tudo bem! Gostaria de ter um Ferrari, de casar com a Gisele Bündchen e mandar a minha sogra para o inferno.
— Não é nada disso, meu senhor! — Continua o garçom, ainda calmo. — Eu só gostaria de saber o que o senhor deseja de beber.
— Ah! É isso? Bem... o que é que você tem?
E o garçom:
— Eu? Nada, não! Só tô um pouco chateado porque o meu time perdeu pro São Caetano.

Norma Ferreira da Silva (por e-mail) Uberlândia – MG Almanaque Drogasil, ano 1, nº 1, maio de 2004, p.22.


Sobre o texto que você acabou de reestruturar

1 -     Porque quando o leitor pensa que é só o freguês que não entende o que o garçom quer dizer, este passa a agir da mesma forma que o freguês.
2 -     No próprio texto, temos: “Eu só gostaria de saber o que o senhor quer beber”.
3 -     Sugestão: O que é que você tem pra beber?
4 -     “Ah! Tudo bem”!
5 -  Age com calma, educadamente. Afinal, na condição de servir o freguês, o garçom tem de ser atencioso, paciente e respeitar pequenos deslizes, provocações ou mesmo algumas atitudes estranhas para que o cliente tenha boa impressão sobre os serviços prestados no local.




LEMBRANDO
        
Os sinais de pontuação e alguns sinais gráficos

Os sinais de pontuação e os sinais gráficos auxiliares da escrita são usados na linguagem escrita e servem para:

Ø Representar pausas, destaques, entonações e transmissão de sentimentos e intenções existentes na linguagem oral, marcando o ritmo de um texto.
Ø Conferir à linguagem escrita uma maior clareza, coesão e coerência textual, de forma a esclarecer sentidos ambíguos e promover a fácil leitura e compreensão do texto escrito.

 Os  sinais de pontuação e alguns  sinais gráficos de escrita são:

Ponto final [.] -  é usado no final das frases declarativas e imperativas para marcar uma pausa total.
Exemplo:  Pedro é um garoto estudioso.

Ponto de interrogação [?] - é um sinal de pontuação usado apenas em frases interrogativas diretas. É usado para indicar uma pergunta.
Exemplo: Você gosta de escrever?
                          Por que você não quer almoçar?

Ponto de exclamação [!] -  é usado em frases exclamativas para indicar admiração, alegria, raiva,… É também usado em frases imperativas para indicar uma ordem.
Exemplos: Parabéns!
                           Que belo dia de sol!
                           Quem me dera ficar em primeiro lugar!

Vírgula [,] - é usada para separar elementos. Separa alguns termos dentro de uma oração e separa também orações dentro de um período.
Exemplo:  Eu já comprei queijo, presunto, pão e refrigerante.

Ponto e vírgula [;] - é usado para indicar uma pausa num período frásico que ainda não acabou, sendo usado principalmente em itens enumerados, orações extensas, conjunções adversativas e orações sindéticas.
Exemplos: Gosto de cantar; minha irmã, de dançar.
                          O rio está poluído; os peixes estão mortos.

Dois pontos [:] - marcam uma pequena suspensão no ritmo de uma frase não concluída. É usado para introduzir uma enumeração, o discurso direto, uma citação, um esclarecimento e um exemplo, entre outros.
Exemplo:  Para o início das aulas, os alunos precisarão de: lápis, canetas, borracha, apontador, régua, tesoura, cola e caderno.

Travessão [—] - é um traço maior que o hífen e costuma ser empregado no discurso direto, para indicar a fala da personagem ou a mudança de interlocutor nos diálogos.
 Exemplo:
– O que é isso, mãe?
– É o seu presente de aniversário, meu  filho.



Reticências [...] - são usadas, principalmente, para indicar uma suspensão ou interrupção na frase ou na ação, que permanece inacabada ou se prolonga no tempo. Podem ser usadas também para transmitir insegurança, dúvida, suspense,…
Exemplo: M0nique  gosta  de comer frutas: banana, abacaxi, morango, uva, goiaba, mamão,…

Parênteses [( )] - marcam um momento intercalado no texto, onde há acréscimo de informação acessória. Sendo acessória, a informação dos parênteses pode ser retirada da frase sem alterar o sentido da mesma, sendo assim dispensável. Contudo, quando presente, enriquece o conteúdo frásico com informação extra, bem como esclarece o que foi dito.
Exemplo: Os artigos sofrem flexão em gênero (masculino e feminino) e em número (singular e plural).

Hífen [-] -   é um sinal gráfico utilizado para: formar palavras compostas;  ligar pronomes oblíquos ao verbo;  separar sílabas, bem como na translineação das palavras.
Exemplos: Amo-te!
bem-te-vi
segunda-feira
es-tu-dan-te

Aspas [“ ”] - são usadas para destacar uma parte do texto, como citações, transcrições, nomes de obras literárias, palavras estrangeiras,…
Exemplos:  Você sabe quem disse: “Vim, vi e venci”?
                            Estou lendo “Mar Morto”, de Jorge Amado.




Nenhum comentário:

Postar um comentário