NÚMEROS RACIONAIS: REPRESENTAÇÃO FRACIONÁRIA
Fração é um número racional que indica uma
quantidade.
Para
escrever uma fração, utilizamos dois números naturais separados por um traço
horizontal.
O
número que fica acima do traço indica quantas partes do inteiro foram
consideradas: é o numerador.
O
número que fica abaixo do traço indica em quantas partes o inteiro foi
dividido: é o denominador.
Os termos da fração:
Os termos da fração:
Denominador – Indica em quantas
partes o todo foi dividido.
Numerador - Indica quantas partes foram consideradas .
Traço fracionário – Indica divisão.
Numerador - Indica quantas partes foram consideradas .
Traço fracionário – Indica divisão.
Exemplo:
\\\\\\\\\\
|
1_=> numerador
4 => denominador
Exercícios
01 – Leia com atenção as informações abaixo e responda
por escrito cada questão.
a) Uma professora tem uma folha de cartolina
para dividir igualmente entre quatro alunos. Como podemos representar
matematicamente a parte da folha de cartolina que cada um receberá?
Resposta:
_______________________________________
b) André
comprou uma barra de chocolate. Dividiu-a em seis pedaços iguais e deu três a sua amiga Glaucia. Como podemos
representar matematicamente a parte que Glaucia ganhou?
Resposta:
_______________________________________
c) Daniel dividiu seu sanduiche com Bruno, em
duas partes iguais. Como podemos representar matematicamente a parte do
sanduiche que Bruno comeu?
Resposta:
_______________________________________
02 – Observe o inteiro representado pela figura e responda
as questões a seguir.
\\\\\\\\
|
\\\\\\\\
|
\\\\\\\\
|
\\\\\\\\
|
\\\\\\\\
|
\\\\\\\\
|
a) Em quantas partes o inteiro foi dividido?
Resposta: _______________________________________
b) Qual é a representação matemática de uma
dessas partes?
Resposta:
_______________________________________
c) Quantas dessas partes foram pintadas?
Resposta: _______________________________________
d) Qual é a representação matemática da parte
colorida?
Resposta:
_______________________________________
e) Qual é a representação matemática da parte não colorida?
Resposta: _______________________________________
03 – Divida o inteiro e pinte as frações
indicadas.
a) 3
9
b) 3
4
c) 6
8
04 – Se uma hora do dia é representada pela fração 1_ , escreva
24
a fração que representa:
a) 6 horas = _________________
b) 9 horas = _________________
c) 17 horas = ________________
d) 22 horas = ________________
05 – Se um mês do ano é representado pela
fração 1/12, escreva a fração que representa:
a) 3 meses = ______________
b) 10 meses = _____________
c) 5 meses = ______________
d) 11 meses = _____________
06 – Responda:
a) Quais são os termos de uma fração?
Resposta: ____________________________________________
b) Na fração 3 , que número representa o numerador?
7
Resposta:
____________________________________________
c) Na fração 4_, que número representa o denominador?
8
Resposta:
____________________________________________
d) Qual é o termo da fração que indica em
quantas partes iguals o inteiro foi dividido?
Resposta: ____________________________________________
07 – Silvia acertou 7 dos 10 problemas de uma prova de
10
Matemática. Responda:
a) Quantos problemas ela acertou?
Resposta: ____________________________________________
b) Quantos problemas Silvia errou?
Resposta:
____________________________________________
c) Que fração representa o número de problemas que Silvia errou?
Resposta:
____________________________________________
08 – Uma estante é formada por 7 prateleiras. Se
enchermos 3 prateleiras de livros, que fração da estante não terá sido
aproveitada?
Resposta:
____________________________________________
09 – Qual é a fração correspondente a:
a) 4 dias de uma semana? Resposta: ___________________
b) 8 anos de uma década? Resposta: ___________________
c) 25 anos de um século? Resposta: ___________________
d) 200 anos de um milênio? Resposta: ___________________
e) 5 maçãs de meia dúzia de maçãs? Resposta: ____________
10 – De um teste com 100 questões, Júlia acertou 75.
Que fração corresponde ao número de:
a) acertos?
Resposta: ___________________
b) erros?
Resposta: ___________________
Gabarito
01 – a) 1 ;
b) 3 ;
c) 1 .
4 6 2
02 – a) 8 partes. b) 1 ;
c) 6 partes; d) 6 ; e) 2 .
8 8 8
03 – a) O inteiro é dividido em 9
partes iguais e pintado 3 delas.
b)
O inteiro é dividido em 4 partes iguais
e pintado 3 delas.
c) O inteiro é dividido em 8 partes iguais
e pintado 6 delas.
04 - a) 6
; b) 9 ; c) 17 ;
d) 22 .
24 24 24 24
05 – a) 3 ;
b) 10 ; c) 5 ; d) 11
.
12 12 12 12
06 - a) São o numerador e o
denominador.
b) O número 3.
c) O número 8.
d) Racional.
e) O denominador.
07 – a) 7; b) 3;
c) 3_ .
10
08 - 4_
.
7
09 – a) 4_ ;
b) 8_ ;
c) 25 ; d) 200
; e) 5_ .
7 10 100 1000 6
10 – a) 75 ;
b) 25_
.
100 100
Leitura de uma fração
Para
fazer a leitura de uma fração deve-se ler o numerador e em seguida o nome de
cada parte. O nome de cada parte indica a quantidade de partes em que foi
dividida a unidade. Cada parte possuí um nome específico.
Uma fração com o denominador menor que 10
Exemplos:
1_ lê-se “um meio”
2
1_ lê-se “um terço”
3
3_ lê-se “três quartos”
4
1_ lê-se “um quinto”
5
4_ lê-se “quatro sextos”
6
5_ lê-se “cinco sétimos”
7
5_ lê-se “cinco oitavos”
8
8_ lê-se “oito nonos”
9
Uma fração com denominador maior que 10 e menor
que 100, 1000, 10000…, acrescentamos a palavra avos após a escrita do denominador.
Exemplos:
1_ lê-se “um, onze avos”
11
3_ lê-se “três, dezessete avos”
17
9_ lê-se “nove,
vinte e três avos”
23
15_ lê-se “quinze, oitenta e nove avos”
89
19_ lê-se “dezenove, noventa e oito avos”
98
44_ lê-se “quarenta e quatro, cento e nove avos”
109
Uma fração com denominador de potência de 10 (
10, 100, 1000…) tem nomes especiais.
Exemplos:
1_ lê-se “um décimo”
10
51 _ lê-se “cinquenta e um centésimos”
100
1_ lê-se
“um milésimo”
1000
Exercícios
01 – Escreva como se lê as frações abaixo.
a) 1_
= _______________________________________
3
b) 2_ = _______________________________________
12
c) 5_
= _______________________________________
9
d) 6_ = _______________________________________
7
e) 3_ = _______________________________________
4
f) 5_ = _______________________________________
8
g) 8_ = _______________________________________
10
02 –
Complete o quadro:
Fração
|
Numerador
|
Denominador
|
Como se lê
|
4
7
|
|||
Oito nonos
|
|||
4_
17
|
|||
Cinco dezoito avos
|
|||
15 _
100
|
|||
Um milésimos
|
|||
253_
1000
|
03 – Represente e escreva como se lê a fração:
a) de
numerador 5 e denominador 8.
Resposta: _____________________________________________
b)
de numerador 9 e denominador 13.
Resposta:
_____________________________________________
c)
de numerador 12 e denominador
100.
Resposta:
_____________________________________________
d)
de numerador 7 e denominador 1
000.
Resposta:
_____________________________________________
e) de
numerador 25 e denominador 1 000.
Resposta: _____________________________________________
04 - Dê a resposta em forma de fração e escreva
como se lê.
Em um aquário há
três tipos de peixes: seis listrados, quatro vermelhos e dois roxos. Em relação
ao total de peixes que há nesse aquário,
a fração que representa a
quantidade de peixes :
a) vermelhos é: ________________________________________
b) listrados é:
__________________________________________
c) roxos é:
_____________________________________________
d) total de peixes no aquário:
______________________________
05 – Divida e
pinte 2_ da figura abaixo.
6
Agora escreva em
forma de fração e como se lê:
Cada parte da
figura: __________________________________
A parte pintada: _____________________________________
A parte não pintada:
___________________________________
06 – Escreva usando algarismos as frações que aparecem nas sentenças abaixo.
a) Paula comeu dois oitavos da pizza.
|
|
b) Na garrafa,
ainda há três décimos de guaraná.
|
|
c) A água cobre
dois terços da superfície da Terra.
|
|
d) Joao correu
trinta e cinco centésimos da pista de
corrida.
|
|
e) Atualmente, o consumo médio de água aumentou cerca de cinquenta
centésimos.
|
Gabarito
01 - a) Um terço.
b) Dois doze avos.
c) Cinco
nonos.
d) Seis sétimos.
e) Três quartos.
f) Cinco oitavos.
g) Dois décimos.
02 –
Fração
|
Numerador
|
Denominador
|
Como se lê
|
4
7
|
4
|
7
|
Quatro
sétimos
|
8
9
|
8
|
9
|
Oito nonos
|
4_
17
|
4
|
17
|
Quatro
dezessete avos
|
5
18
|
5
|
18
|
Cinco dezoito avos
|
15 _
100
|
15
|
100
|
Quinze
centésimos
|
_1___ 1000
|
1
|
1000
|
Um milésimos
|
253_
1000
|
253
|
1000
|
Duzentos e
cinquenta e três milésimos
|
03 – a) Resposta: 5 _
cinco oitavos.
8
b) Resposta: 9_ nove treze avos.
13
c)
Resposta: 12 _ doze centésimos.
100
d) Resposta: 7 _ sete milésimos.
1000
e) Resposta: 25 _ vinte e cinco milésimos.
1000
04 - a)
vermelhos é: _4 quatro, doze avos.
12
b) listrados é: _6 seis, doze avos.
12
c) roxos é: _2 dois, doze avos.
12
d) Total de peixes no aquário: _12 doze, doze avos.
05 – Basta
inserir um traço na horizontal na figura
e pintar duas partes, ou seja, 2_ .
6
06 –
a) 2_ 8
|
b) 3_
10
|
c) 2_
3
|
d) 35_
100
|
e) 50_
100
|
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