terça-feira, 1 de outubro de 2019


NÚMEROS RACIONAIS: REPRESENTAÇÃO FRACIONÁRIA


        Fração é um número racional que indica uma quantidade.
     Para escrever uma fração, utilizamos dois números naturais separados por um traço horizontal.
     O número que fica acima do traço indica quantas partes do inteiro foram consideradas: é o numerador.
     O número que fica abaixo do traço indica em quantas partes o inteiro foi dividido: é o denominador.

Os termos da fração:
Denominador – Indica em quantas partes o todo foi dividido. 
Numerador - Indica quantas partes foram consideradas . 
Traço  fracionário – Indica divisão.

Exemplo:
                                                       
 

      
\\\\\\\\\\
                            1_=> numerador 
                            4   => denominador




    Exercícios

01 – Leia com atenção as informações abaixo e responda por escrito cada questão.

a) Uma professora tem uma folha de cartolina para dividir igualmente entre quatro alunos. Como podemos representar matematicamente a parte da folha de cartolina que cada um receberá?

Resposta: _______________________________________

b)  André comprou uma barra de chocolate. Dividiu-a em seis pedaços iguais e deu  três a sua amiga Glaucia. Como podemos representar matematicamente a parte que Glaucia ganhou?

Resposta: _______________________________________

c) Daniel dividiu seu sanduiche com Bruno, em duas partes iguais. Como podemos representar matematicamente a parte do sanduiche que Bruno comeu?

Resposta: _______________________________________

02 – Observe  o inteiro representado pela figura e responda as questões a seguir.

\\\\\\\\
\\\\\\\\
\\\\\\\\
\\\\\\\\
\\\\\\\\
\\\\\\\\



a)  Em quantas partes o inteiro foi dividido?

Resposta: _______________________________________

b) Qual é a representação matemática de uma dessas partes?

Resposta: _______________________________________

c) Quantas dessas partes foram pintadas?

Resposta: _______________________________________

d) Qual é a representação matemática da parte colorida?
Resposta: _______________________________________


e) Qual é a representação matemática  da parte não colorida?

Resposta: _______________________________________

03 – Divida o inteiro e pinte as frações indicadas.

a)  3 
     9





b)  3              
     4     





   
c)  6
     8   





   
04 – Se uma hora do dia é representada  pela fração  1_ ,  escreva 
                                                                                       24
a fração que representa:

a) 6 horas = _________________
b) 9 horas = _________________
c) 17 horas = ________________
d) 22 horas = ________________

05 – Se um mês do ano é representado pela fração 1/12, escreva a fração que representa:

a) 3 meses = ______________
b) 10 meses = _____________
c) 5 meses = ______________
d) 11 meses = _____________

06 – Responda:

a) Quais são os termos de uma fração?

Resposta: ____________________________________________

b) Na fração  3 , que número representa o numerador?
                     7  
Resposta: ____________________________________________

c) Na fração  4_, que número representa o denominador?
                      8
Resposta: ____________________________________________

d) Qual é o termo da fração que indica em quantas partes iguals o inteiro foi dividido?

Resposta: ____________________________________________

07 – Silvia acertou   7   dos 10 problemas de uma prova de
                               10
Matemática.  Responda:

a) Quantos problemas ela acertou?

Resposta: ____________________________________________

b) Quantos problemas Silvia errou?

Resposta: ____________________________________________

c) Que fração representa  o número de problemas que Silvia errou?

Resposta: ____________________________________________

08 – Uma estante é formada por 7 prateleiras. Se enchermos 3 prateleiras de livros, que fração da estante não terá sido aproveitada?

Resposta: ____________________________________________


09 – Qual é a fração correspondente a:

a) 4 dias de uma semana?   Resposta: ___________________ 
b) 8 anos de uma década?   Resposta: ___________________ 
c) 25 anos de um século?    Resposta: ___________________ 
d) 200 anos de um milênio?   Resposta: ___________________ 
e) 5 maçãs de meia dúzia de maçãs?   Resposta: ____________

10 – De um teste com 100 questões, Júlia  acertou 75.  Que fração corresponde ao número de:

a) acertos?  Resposta: ___________________ 
b) erros?    Resposta: ___________________ 




Gabarito
01 – a)  1 ;    b)   3 ;     c)   1 . 
             4            6             2
02 – a) 8 partes.    b)  1 ;    c)  6 partes;    d)  6  ;    e)  2 .      
                                   8                                   8            8
03 – a) O inteiro é dividido em 9 partes iguais e pintado 3 delas.
        b)  O inteiro é dividido em 4  partes iguais e pintado 3 delas.
        c) O inteiro é dividido em 8 partes iguais e pintado 6 delas.
04 - a)    6 ;    b)   9   ;       c)   17  ;    d)  22 .      
             24           24                24             24                 
05 – a)  3 ;    b)  10 ;     c)   5 ;     d)   11 .       
           12           12            12              12
06 - a) São o numerador e o denominador.
       b) O número 3.
       c) O número 8.
       d) Racional.
       e) O denominador.
07 – a) 7;    b) 3;    c)   3_ .
                                    10 
08 -   4_ .
         7       

09 – a)  4_ ;    b)   8_ ;     c)  25 ;     d)   200  ;    e)  5_ .
             7              10           100            1000            6
10 – a)    75 ;      b)    25_ . 
             100              100





Leitura de uma fração

         Para fazer a leitura de uma fração deve-se ler o numerador e em seguida o nome de cada parte. O nome de cada parte indica a quantidade de partes em que foi dividida a unidade. Cada parte possuí um nome específico.

Uma fração com o denominador menor que 10
         Exemplos:

      1_ lê-se “um meio”
      2
      1_ lê-se “um terço”
      3
      3_ lê-se “três quartos”
     4 
      1_ lê-se “um quinto”
      5 
      4_ lê-se “quatro sextos”
      6 
      5_ lê-se “cinco sétimos”
      7
      5_ lê-se “cinco oitavos”
      8
      8_ lê-se “oito nonos”
      9

Uma fração com denominador maior que 10 e menor que 100, 1000, 10000…, acrescentamos a palavra avos após a escrita do denominador.
         Exemplos:

      1_ lê-se “um, onze avos”
     11
      3_ lê-se “três, dezessete avos”
     17
      9_  lê-se “nove, vinte e três avos”
     23
      15_ lê-se “quinze, oitenta e nove avos”
      89
      19_ lê-se “dezenove, noventa e oito avos”
     98
      44_ lê-se “quarenta e quatro,  cento e nove avos”
     109

Uma fração com denominador de potência de 10 ( 10, 100, 1000…) tem nomes especiais.
         Exemplos:

      1_ lê-se “um décimo”
    10
     51 _  lê-se “cinquenta e um centésimos”
    100
      1_   lê-se “um milésimo”
  1000




  Exercícios

01 – Escreva como se lê as frações abaixo.

a)    1_ =     _______________________________________
       3  

b)    2_  =     _______________________________________
      12

c)   5_   =     _______________________________________
      9

d)  6_   =     _______________________________________
     7     

e)  3_   =     _______________________________________
     4 

f)  5_  =     _______________________________________
    8 

g)   8_  =     _______________________________________
     10

 02 – Complete o quadro:

Fração
Numerador
Denominador
Como  se lê
4
7







Oito nonos

  4_
17









Cinco dezoito avos

  15 _
100









Um milésimos

   253_
1000






03 – Represente e escreva como se lê a fração:

a) de  numerador 5 e denominador 8.

Resposta: _____________________________________________

b)  de  numerador 9 e denominador 13.

Resposta: _____________________________________________

c)  de  numerador 12  e denominador  100.

Resposta: _____________________________________________

d)  de  numerador 7 e denominador 1 000.

Resposta: _____________________________________________

e) de  numerador 25 e denominador 1 000.

Resposta: _____________________________________________

04 - Dê a resposta em forma de fração e escreva como se lê.

Em um aquário há três tipos de peixes: seis listrados, quatro vermelhos e dois roxos. Em relação ao total de peixes que há nesse aquário,  a  fração que representa a quantidade de peixes :

a)  vermelhos é: ________________________________________
b) listrados é: __________________________________________
c) roxos é: _____________________________________________
d) total  de peixes no aquário: ______________________________

05 – Divida e pinte    2_  da figura abaixo.
                                  6











Agora escreva em forma de fração e como se lê:

Cada parte da figura: __________________________________
A parte pintada: _____________________________________
A parte não pintada: ___________________________________

 06 – Escreva usando algarismos  as frações que aparecem nas sentenças abaixo.

a)  Paula comeu dois oitavos da pizza.

b) Na garrafa, ainda há três décimos de guaraná.

c) A água cobre dois terços da superfície da Terra.

d) Joao correu trinta e cinco centésimos  da pista de corrida.

e) Atualmente, o   consumo médio de água aumentou cerca de cinquenta centésimos.






Gabarito

01 - a)   Um terço.
       b)   Dois doze avos.
       c)  Cinco nonos.
       d)  Seis sétimos.
       e)  Três quartos.
       f)  Cinco oitavos.
       g)  Dois décimos.

02 –
Fração
Numerador
Denominador
Como  se lê
4
7

4

7

Quatro sétimos

8
9

8

9

Oito nonos

  4_
17
4
17

Quatro dezessete avos

5
18

5

18

Cinco dezoito avos

  15 _
100

15

100

Quinze centésimos


_1___    1000

1

1000

Um milésimos

   253_
1000

253

1000
Duzentos e cinquenta e três milésimos


03 – a)  Resposta:    5 _   cinco oitavos.
                                  8
       b)  Resposta:     9_  nove treze avos.
                                13
        c)  Resposta:   12 _  doze centésimos.
                              100
      d)  Resposta:    7 _  sete milésimos.
                            1000
      e) Resposta:   25 _  vinte e cinco milésimos.
                           1000

04 - a)  vermelhos é:   _4   quatro, doze avos.
                                     12
      b) listrados é:  _6   seis,  doze avos.
                              12
    c) roxos é:  _2    dois,  doze avos.
                       12
    d) Total  de peixes no aquário:  _12    doze,  doze avos.
05 – Basta inserir um traço na horizontal  na figura e pintar duas partes, ou seja,     2_ .
            6

06 –


a)     2_              8                               

b)    3_    
     10                           

c)   2_      
    3                         

d)   35_  
     100                             

e)   50_
    100                          



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