O emprego da letra “x”
Emprega-se o X:
1) Após um
ditongo. Exemplos: caixa,
frouxo,
peixe, etc.
Exceção: recauchutar
e seus derivados.
2) Após a
sílaba inicial "en". Exemplos: enxame, enxada,
enxaqueca, etc.
Exceção: palavras iniciadas por
"ch" que recebem o prefixo "en-"
Exemplos:
encharcar (de charco), enchiqueirar (de chiqueiro), encher e seus derivados
(enchente, enchimento, preencher...).
3) Após a
sílaba inicial "me-". Exemplos: mexer, mexerica,
mexicano,
mexilhão, etc.
Exceção: mecha.
4) Em
vocábulos de origem indígena ou africana e nas palavras inglesas
aportuguesadas. Exemplos: abacaxi, xavante,
orixá, xará, xerife, xampu, etc.
5) Nas
seguintes palavras: bexiga, bruxa,
coaxar,
faxina,
graxa,
lagartixa,
lixa,
lixo,
puxar,
rixa,
oxalá,
praxe,
roxo,
vexame, xadrez, xarope, xaxim, xícara, xale, xingar,
etc.
Leia o texto abaixo.
CALDEIRÃO
DA BRUXA
RASPUTIN, ATCHIM, AI DE MIM.
RESMUNGA A BRUXA, ENQUANTO
MEXE E REMEXE O SEU IMENSO CALDEIRÃO.
ASAS DE MORCEGO, RABO DE LAGARTIXA,
COCÔ DE BALEIA, UNHA DE SEREIA,
A BRUXA MEXE, REMEXE
O SEU PANELÃO.
MELECA DE SAPO, BICO DE PINTO,
PENA DE PAVÃO, GOIABA BICHADA,
MEXE E REMEXE COM PAU DE SEBO
O SEU SOPÃO.
NABO ESTRAGADO, CASA DE BESOURO,
PÓ DE FERRO, PÓ DE OURO,
AI DE MIM, ATCHIM, RASPUTIN.
MURRAY, Roseana; MURRAY,
André. Poemas e Comidinhas. São Paulo: Paulus, 2008
1
– Pinte no texto as palavras escrita com x.
2
– Escreva as palavras que você pintou em
ordem alfabética.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3 - ) Complete as palavras abaixo
com x ou ch. Em seguida escreva uma frase com cada palavra.
rela ____
ar ______________________________________
____ute __________________________________________
____iclete ________________________________________
borra____a _______________________________________
bai____o _________________________________________
fi_____a __________________________________________
enfai_____ar ______________________________________
col_____a ________________________________________
bai_____o ________________________________________
4 - Use x
ou ch para completar as palavras do texto. Em seguida dê
um título à historia.
______________________________________
Fomos até a __ acara do
senhor Ale___andre para comprar ___u ___ u, ___ icória, amei ___, abaca ___ i a e algumas ervas para fazer ___a.
Ao
___ egarmos, encontramos o ___acareiro trabalhando duro com sua em ___ ada reme
___ endo a terra
para um novo canteiro de repolho
ro ___ o.
Em
___ emos duas cai ___ as com as nossas
compras e voltamos rapidinho para casa,
pois logo iria ___ over.
___
eios de pressa, voltamos para casa.
Quando ___ egamos em
casa, vasculhamos as bolsas mas não encontramos as ___ aves (do portão e da porta). Deu até vontade de ___ orar. Pensamos que poderíamos tê-las perdido. O jeito foi voltar à ___
acara.
Nessa
volta à ___ acara ___ egamos juntos com a ___ uva e fomos abrigados no ___ armoso
___ alé do senhor Ale ___ andre e dona ___ ena para não ficarmos en ___
arcados. E, para nossa surpresa: lá estavam as nossas ___ aves, que foram a ___
adas debai __ o de um cai ___ ote ___ eio de me
___ ericas.
5
– Imagine e escreva a continuação dessa historia. Não esqueça de incluir
palavras grafadas com x ou ch.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Leia o texto abaixo.
Exame de
ciências exatas
― Hoje estás muito nervoso, filho, o que se passa?
― Vou ter exame de ciências exatas (Matemática; Física
e Química).
― E estás
preocupado com o quê? És um aluno exemplar.
― O exame é muito exigente, mãe.
― Então toma esta xícara de chá. É um chá muito bom
que ajuda a acalmar os nervos.
― Obrigada, mãe.
― De nada, filho. Tenho a certeza que vais fazer um
excelente exame e que vais ter nota máxima.
1 - Sublinhe no texto as palavras escritas com a
letra x.
2 - O texto que acabaste
de ler tem palavras com a letra X. Preenche os espaços em branco com essas
palavras tendo em conta o som da letra X.
X
com som de z
|
X com som de ch
|
X com som de cs (ks)
|
X com som de s
|
Ortografia: sons do X
A letra X pode
ser pronunciada de várias maneiras, conforme a palavra.
com som de CH
|
mexer -
lixeiro - faxina
- caxumba -
puxar - rouxinol
|
X com
som de Z
|
exame
- exemplo -
êxito - exibição
- exercício -
exagero
|
X com
som de S ou SS
|
máxima- trouxe – explicou – extraordinário –
exposição auxílio
|
X com
som de CS
|
anexo – flexionar – boxe – reflexo – maxilar –
intoxicação - fixo
|
1) Leia as palavras do quadro e escreva-as nas
linhas abaixo conforme o som do X.
anexo – baixo – proximidade – reflexão –
caixão – experiente – lixo – exaltado – fixar - expectativa – tórax - abacaxi – examinar – coxa - exame –
crucifixo – boxe – excursão – caixinha – exigir – bexiga – exatamente – êxito
– trouxe – complexo – exibir - caxumba – exigente – próximo – roxo – fixo –
expor
|
a) x com som de ch
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) x
com som de z
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c) x
com som de s ou ss
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
d) x com
som de cs
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Texto: “Os sons do x”.
“Os sons do x”
Oi, aqui estou eu, o “x”,
A letrinha mais brincalhona do alfabeto
Vamos brincar?
Vamos ver os meus sons
Você consegue acertar
Em rouxinol, enxergar e mexer
Meu som é de ch
Você consegue perceber?
Em extremo, expressão, próximo
Vamos ver, não vá errar!
O meu som é de ....S
Você conseguiu notar?
Exame, exato
Apareço com som de z
Não sou mesmo diferente?
Epa! Agora quero ver.
Tórax, circunflexo e táxi
Meu som é de cs.
Você viu! Não é difícil
Agora você sabe
Como posso aparecer
Não me esqueça
Pois eu sou a letrinha mais danada do ABC.
1
– Circule as palavras escritas com X.
2
– Transcreva do texto as palavras
grafadas com X, colocando-as na coluna certa
X com som de s / ss
|
X com som de ch
|
X com som de cs
|
X com som de z
|
3
– Numere a segunda coluna de acordo com a primeira. Se necessário, consulte o
dicionário.
(1) exportar
(2) pretexto
(3) vexame
(4) flexível
(5) exito
(6) tórax
(7) exausto
(8) intoxicado
( ) envenenado
( ) vergonha
( ) sucesso, resultado feliz
( ) esgotado
( ) desculpa qualquer
( ) transportar para fora do país
( ) dobrável, maleável
( ) peito
4
– Observe as palavras abaixo e pinte-as de acordo com seus sons. Em seguida
separe as sílabas.
Verde=s
|
Rosa=cs
|
Azul=z
|
Amarelo=ch
|
tórax
|
||||
excelente
|
Ex – ce – len - te
|
|||
enxoval
|
||||
exclamou
|
||||
enxurrada
|
||||
exausto
|
||||
expressão
|
||||
existência
|
||||
Nenhum comentário:
Postar um comentário